Apresentamos-lhe uma série de truques para transformar as suas segundas-feiras em dias bem divertidos.
Quem disse que o início da semana tem de ser horrível? É verdade que as segundas-feiras podem ser uma chatice, mas existem maneiras de as tornar menos aborrecidas e talvez – pasme-se – em algo divertido. Se está com receio de enfrentar este dia, veja as dicas aqui apresentadas para lhe dar a volta. Vai ver que vai conseguir.
1. Dê no duro numa rotina de exercícios
Obrigar-se a sair da cama para fazer exercício físico pode ser algo bem desafiante, mas uma sessão de esforço logo pela manhã pode dar-lhe a energia que precisa para começar o dia. O exercício físico não só dá-lhe a dose de endorfinas necessárias para que se sinta bem, como o ajuda a desenvolver um funcionamento cerebral positivo. Parece o ideal para uma segunda-feira.
2. Planeie os seus pequenos-almoços
Encontre-se com um amigo para um bagel antes de ir para o trabalho ou simplesmente prepare uma refeição deliciosa para si antes de sair. Vai sentir-se muito mais feliz se tiver algo por que esperar na segunda-feira e o pequeno-almoço é uma parte vital para começar o seu dia da melhor forma. Parece uma situação benéfica para si.
3. Não vá logo verificar o email
Ninguém quer começar a semana com stress. Siga o exemplo de alguns empresários bem-sucedidos: evite a sua caixa de correio logo pela manhã. Vários executivos como o fundador do Tumblr David Karp são entusiastas deste hábito. Não só o ajuda a entregar-se mais facilmente ao trabalho como também a evitar que se canse mais depressa.
“Ler emails em casa nunca parece bom ou produtivo”, contou Karp à Fast Company. “Se houver algum assunto urgente que precisa da minha atenção, alguém telefona-me ou envia-me uma mensagem.”
4. Esqueça a sua lista de coisas para fazer
Embora as listas de coisas para fazer sejam uma excelente forma de se organizar, não é segredo nenhum que também podem ser bastante stressantes (mas será que elas nunca acabam?). Renuncie à tortura e faça antes uma lista de coisas concluídas. Continuará a controlar o que tem para fazer mas vai sentir-se muito mais realizado com as tarefas que conseguiu de facto concluir no final do dia.
5. Faça vários intervalos
O seu bem-estar precisa disso. Vários estudos demonstraram que se é de facto mais produtivo quando nos desligamos um pouco do trabalho. Além disso, os seus olhos bem podem aproveitar um pouco de descanso se tiverem de ficar a olhar para um ecrã de computador todo o dia.
6. Marque uma reunião/passeio
Dar um passeio em trabalho é uma boa oportunidade para não só sair um pouco do espaço fechado do escritório como ainda concluir mesmo assim trabalho. Quanto mais feliz estiver um funcionário melhor sairá o trabalho.
7. Almoce longe do seu local de trabalho
Admita: um almoço à secretária de trabalho é um almoço infeliz. Autorizar-se a si mesmo almoçar longe das suas tarefas por um bocadinho não só lhe permite desfrutar mais da sua refeição como regressar ao local de trabalho a sentir-se muito mais renovado. Está cientificamente comprovado!
8. Saia do trabalho a horas
Só porque é o primeiro dia da semana não quer dizer que não se é suscetível a esgotar-se. A presidente e editora-chefe do HuffPost Arianna Huffington escreveu num blog:
“Nenhuma empresa no mundo consegue melhores resultados sem funcionários saudáveis, mais felizes, menos stressados, com o sono em dia e concentrados no trabalho.”
E é verdade: é preciso dar prioridade ao nosso bem-estar, o que significa saber quando é hora de fechar. Torne a sua segunda-feira mais fácil saindo do trabalho a horas razoáveis. Precisa de uma batota para não ficar até muito tarde? Experimente ativar um alarme. Vai servir de lembrete agradável de que está na hora de sair.
9. Experimente fazer uma atividade relaxante antes de ir dormir
Termine o dia num estado de espírito calmo que o prepare para o resto da semana. Experimente meditar, fazer alguns movimentos de ioga ou ler um livro antes de dormir. Cada uma dessas atividades estimulam vários benefícios de bem-estar e ajudam-no a preparar-se para dormir. Adeus segundas-feiras tristes!