Página principal Estilo de Vida

Apresentamos-lhe uma série de deslumbrantes antigas igrejas onde você pode passar a noite.

Acha o pensamento de passar a noite numa igreja algo assustador? Então uma nova moda de viagens que está a assolar a Inglaterra pode não ser para si.

A Churches Conservation Trust (CCT), uma ONG de caridade baseada em Londres teve uma ideia para fazer face os preços elevados da manutenção das igrejas históricas inglesas. O país tem mais de 345 igrejas em risco que já não alojam congregações mas que contêm importantes exemplos de arquitetura e arte sacra com mais de 1000 anos de idade.

“As pessoas muitas vezes não têm a certeza se podem entrar em algumas destas igrejas, por isso quisemos fazer algo que fosse fora do comum e divertido, algo que permitisse às pessoas experimentar estes lugares de uma forma completamente nova” explicou a funcionária de marketing da CCT Chana James.

O que eles fizeram foi cobrar uma pequena taxa às pessoas para que pudessem passar noites à luz das velas nas igrejas, fazendo aquilo que está agora a ser denominado “champing” (do inglês church [igreja]) com camping [campismo]). Uma política de não deixar marcas faz com que as instalações adicionais (como casas de banho, fogões de acampamento, etc.) estejam só disponíveis entre as 15:00 e as 11:00, hora a que as igrejas reabrem aos visitantes comuns.

“As pessoas têm uma estadia agradável e fora do comum numa igreja, mas também sabem que o dinheiro que paga se destina ajudar-nos a preservar o tecido histórico que as nossas igrejas compõem”, disse Jones.

Em que igrejas acampar?

É muito mais interessante que dormir numa barraca

Em 2015 a CCT abriu quatro igrejas a menos de duas horas de distância de Londres. O início do projeto foi tão bem-sucedido que a organização irá abrir 10 igrejas durante a estação de campismo de 2016, que vai de maio a setembro. Tal inclui as excêntricas igrejas de St. Cyrac e St. Julitta, duas paróquias vizinhas em Swaffham Prior que foram amalgamadas em 1667. As tendas padrão de campismo são postas no interior da propriedade, que é única entre as igrejas abrangidas pelo projeto pois contém cozinha, casa de banho e Wi-Fi. Entretanto, na igreja de Todos os Santos em West Stourmouth, os campistas dormem em caixas georgianas e convivem em puffs na nave da igreja.

Mas a Inglaterra não é o único lugar que oferece aos viajantes a possibilidade de passar a noite numa igreja. Há mais oito igrejas à volta do mundo que foram transformadas nos últimos anos.

Kruisherenhotel Maastricht, Holanda

Este mosteiro pode parecer uma relíquia medieval por fora, mas dentro do mosteiro está um hotel chique que alia design contemporâneo a construções antigas. O complexo de 60 quartos ocupa o mosteiro original, assim como uma igreja gótica onde é agora a receção, a biblioteca, o restaurante e um bar de vinho. Nos outdoors estão os jardins do mosteiro, com arbustos desbastados de forma meticulosa e espaço para jantares de verão.

Hotel L'Iglesia, Marrocos

O hotel está recheado de antiguidades marroquinas. Os visitantes podem viajar no tempo no interior de uma cidadela do século XVI no Hotel L’Iglesia, uma nova propriedade dos donos do famoso Beldi Country Club, em Marraquexe. O Hotel L’Iglesia situa-se no interior da vela igreja espanhola de Santo António de Pádua na cidade fortificada de El Jadida, perto de Casablanca. Cada uma das nove suites está repleta de antiguidades escolhidas minuciosamente nos mercados de velharias em Marrocos. Na nave há um grande salão para ler ou beber cocktails, enquanto na base da torre sineira está uma bela esplanada com impressionantes vistas sobre o oceano atlântico.

Martin's Patershof, Bélgica

Entre Antuérpia e Bruxelas, na vila histórica de Mechelen há uma igreja neo-gótica antes conhecida como Friar Minors. Construída no século XVIII, foi desconsagrada em 1999. Reabriu como o Hotel Martin’s Patershof uma década depois após caras operações de renovação. A propriedade preserva a sua história enquanto simultaneamente vai de encontro às expectativas dos viajantes modernos. Por isso enquanto vestígios de um passado sóbrio são evidentes nos tetos em arco e nos pilares imponentes, também há um bar, salas de reuniões, e o restaurante no antigo coro. O melhor dos 79 quartos do hotel está situado no “caminho para o céu” mesmo acima do altar da igreja, onde os visitantes podem acordar com o sol matinal a atravessar o vitral.

Victorian Rose, Califórnia

O kitsch da Califórnia é a tendência do Victorian Rose, uma capela de casamentos em pérola na vila de surf de Ventura. Esta propriedade, cinco quarteirões de distância do porto de Ventura começou a sua longa e vida em 1980 como uma igreja gótica antes de se transformar numa capela de casamentos, numa loja de antiguidades e, finalmente, num hotel. Uma escolha preferida de recém-casados, o hotel de 6 quartos oferece uma conjugação eclética de móveis antigos onde os visitantes se podem sentar e ouvir histórias de fantasmas. Os responsáveis Richard e Nona Bogatch também contam detalhes dos acontecimentos sobrenaturais que ocorreram no local enquanto servem o pequeno-almoço no velho santuário rodeado de vitrais de oito metros.

Belmont Hotel Monasterio, Peru

Não é uma forma má de recuperar depois de alguns dias no caminho dos Incas

Belmond Hotel Monasterio é um hotel em Cusco, Peru, que é o favorito de muitos viajantes a caminho de Machu Picchu. Esta luxuosa propriedade de cinco estrelas situa-se no interior de um seminário do Barroco, que como muitos dos monumentos de Cusco, foi construído por colonos espanhóis no século XVI sobre fundações incas. Os quartos são decorados com arte sacre e dispostos em redor de um pátio central tranquilo, oferecendo um descanso das ruas vibrantes de Cusco.

Priory Hotel, Pensilvânia

O Priory Hotel é uma propriedade no distrito histórico de Deutschtown em Pittsburgh, que foi estabelecida no interior de um mosteiro beneditino construído em 1888. Cada um dos 42 quartos alia toques monásticos a confortos do século XXI, juntando antiguidades a ecrãs LCD e outras regalias tecnológicas. Um salão de baile conhecido como “O Grande Salão” situa-se na igreja de Santa Maria e é um local popular para casamentos, eventos de negócios e outros, devido à grandiosidade do seu piso de mosaicos, das grandes janelas com vitrais e dos tetos magníficos.

Igreja Hotel Nha Tho, Vietname

Uma casa presbiteriana construída por colonos franceses no final do século XIX para apoiar a Catedral de São José, este monumento na baixa de Hanói foi completamente transformado em hotel em 2002. Os preços podem ser enganadoramente baixos, mas o conceito é de alto design devido às luxuosas renovações que demoraram 10 anos que fizeram com que o interior passasse a ter um toque moderno. Nha Tho é apenas uma de seis propriedades do grupo Church Boutique Hotels, todas situadas em edifícios coloniais na parte velha de Hanói.

Estalagem Belfry, Massachusetts

Parece ser apenas mais uma igreja católica numa pequena vila nos EUA, mas não abre as suas portas duplas para a missa de domingo. Porém, os visitantes podem parar para um pequeno-almoço continental ou uma bebida, no bar e restaurante na antiga igreja. Esta estalagem em Cape Cod que ocupa três edifícios históricos tem um charme intemporal com os seus quartos individualmente decorados e com os seus móveis adoravelmente restaurados. Também possui um amplo espaço para eventos.

Se você pretende fazer uma viagem incrível, não se esquece de comprar os bilhetes de avião no Jetradar e reservar um quarto no Booking.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.