Página principal Estilo de Vida

Algumas das maiores cidades do mundo geraram o melhor da música: da pioneira música electro de Berlim à música independente em Seattle.

Graças à sua rica história musical muitas destas cidades tornaram-se verdadeiros centros para os amantes de música explorarem.

Dos EUA e Canadá à Europa e América do Sul seguem-se as 24 cidades que todos os amantes de música devem adicionar à sua bucket list.

Austin, Texas, EUA

Sendo apelidada como a “capital da música ao vivo” não é difícil perceber porque é que Austin faz parte da lista. Além dos Festivais, como South by Southwest, Austin City Limits e The Fun Fun Fun Fest, a cidade oferece uma infinidade de bares com bandas a tocar ao vivo ao longo da Sixth Street, em East Austin, e em áreas ao redor da Universidade do Texas.

Berlim, Alemanha

De bandas punk rock e DJ a músicos com formação clássica Berlim atrai alguns dos maiores talentos do mundo. O bairro de Kreuzberg é o histórico lar do movimento punk rock de Berlim e continua a atrair amantes da música até locais lendários como o clube SO36, a paragem preferida de Iggy Pop e David Bowie noutros tempos.

Chicago, Illinois, EUA

Do blues e jazz ao rock e hip-hop, Chicago é uma cidade rica em termos de história musical. Preste homenagem a famosos músicos de blues como Muddy Waters e Willie Dixon no Buddy Guy’s Legends ou vá até ao Metro para bandas de rock alternativo como Wilco e Smashing Pumpkins. Chicago é também a casa de festivais como o Lollapalooza e o anual Chicago Jazz Festival.

Copenhaga, Dinamarca

Em Copenhaga pode encontrar eventos de música ao vivo ao longo de quase todas as noites do ano. Vega é o local de topo para concertos de grandes nomes do pop e do rock e o histórico Jazzhug Montmarte acolhe uma variedade de concertos de jazz. O Distortion – um festival de vários dias que comemora as artes e música alternativa da cidade – transforma as ruas e clubes da cidade no paraíso para amantes de música.

Detroir, Michigan, EUA

Detroit é o berço da Motown, que foi fundada em 1959. Muitos artistas, desde Smokey Robinson, Diana Ross e Marvin Gaye, gravaram no pequeno espaço que se destaca hoje como museu de investigação em música. Detroit foi também uma grande inovadora em techno na década de 80 – estilo que continua a celebrar com o Movement Electronic Music Festival que decorre anualmente.

Liverpool, Reino Unido

Se você é um fã de Beatles Liverpool é uma paragem obrigatória. Faça a Fab Four Taxi Tour que o levará pelas principais referências dos Beatles por toda a cidade, incluindo a sua antiga casa. Existe até um festival – o International Beatleweek Festival – que celebra a música do grupo.

Los Angeles, Califórnia, EUA

A lista dos icónicos músicos de Los Angeles inclui The Doors, Tupac Shakur, Guns N’ Roses e muitos outros. Passe por alguns locais lendários como o Whisky a Go Go, o Troubadour ou o Viking Room. De seguida, visite o Museu Grammy com uma enorme coleção dedicada à história da música.

Londres, Reino Unido

Londres tem sido a cidade produtora de alguns dos mais famosos músicos do mundo. Explore espaços icónicos como o 100 Club, que já recebeu Mick Jagger, The Clash e The Sex Pistols, ou faça a Rock n Roll Walk Tour para explorar os becos lendários de Londres. De pubs tradicionais a grandes arenas é possível encontrar música ao vivo em todos os cantos da cidade.

Manchester, Reino Unido

Em tempos lar de músicos como Joy Division, The Smiths e New Order, Manchester continua a ser uma cidade referência da música. Ao redor da cidade é possível encontrar espaços com música ao vivo que tanto oferecem concertos íntimos como festas selvagens. O Night & Day continua a ser uma paragem popular para concertos indie, enquanto o The Deaf Institute funciona como café durante o dia e clube de estimação à noite.

Memphis, Tennessee, EUA

Conhecida tanto como “Casa dos Blues” e “Berço do Rock n’Roll” Memphis é o lar de Graceland (a mansão de Elvis) e do famoso Stax Museum of American Soul (honrando a editora que lançou as carreiras de Otis Redding e Isaac Hayes). Certifique-se de que passa pela Beale Street, onde grandes nomes, como B. B. King, mostraram os seus talentos.

Miami, Flórida, EUA

Quer esteja à procura dos melhores DJ ou de música latina irá encontrá-los em Miami. Os amantes de música eletrónica devem experimentar os muitos festivais da cidade, como o Ultra, ou seguir para grandes discotecas como a LIV e Story. Experimente um dos muitos clubes ao longo da Calle Ocho para desfrutar de música local juntamente como uma refeição deliciosa.

Montreal, Quebec, Canadá

Os amantes de jazz devem ir ao Festival International de Jazz de Montreal. Atraindo cerca de dois milhões de pessoas com centenas de concertos distribuídos ao longo de 10 a 11 dias é o maior festival de jazz do mundo. Há também muitos bares e espaços íntimos onde pode desfrutar de concertos ao vivo.

Nashville, Tennessee, EUA

Apelidada de “Cidade da Música” Nashville é o lar de centenas de espaços com música ao vivo. Johnny Cash, Dolly Parton e Taylor Swift são apenas alguns dos grandes nomes que vêm de lá. Antes mesmo de ter a oportunidade de explorar atrações como o Country Music Hall of Fame e o The Johnny Cash Museum será recebido com música ao vivo logo no aeroporto.

Nova Orleães, Louisiana, EUA

Além de ser o berço do jazz Nova Orleães oferece uma mistura de bandas de sopro, bandas de música zydeco e bandas de música bounce. Passe pela Frenchmen Streeet para se deleitar com música ao vivo de alta qualidade em locais como The Spotted Car ou Blue Nile. Entre no Preservation Hall no bairro francês, para jazz, ou dance ao som de funk e de bandas de sopro no Maple Leaf.

Nova Iorque, EUA

Nova Iorque tem produzido grupos como os Beastie Boys, The Velvet Underground, Wu-Tang Clan e The Ramones, apenas para citar alguns. Do hip-hop ao punk, a cidade oferece paragens obrigatórias tanto no interior como no exterior. Passe por pontos lendários como The Apollo Theater, dance ao som de house profundo no Verboten e Output ou desfrute dos concertos ao ar livre, no verão, no Central Park.

Paris, França

No final da década de 90 os Daft Punk ajudaram a abrir o caminho para a música house francesa, que ainda inunda as ruas da cidade nos dias de hoje. Mais tarde os músicos começaram a combinar as batidas de disco com música eletrónica para criar um totalmente novo som. Hoje, locais como Rex Club, La Locomotive, Social Club e La Rouge passam música house francesa.

Reiquiavique, Islândia

A música local é uma parte diária da vida cultural de Reiquiavique, com espaços a passarem de tudo desde bluegrass a death metal e punk rock. A cidade também abriga o épico Secret Solstice Festival onde bandas como Radiohead e Deftones tocam durante três dias, com a deslumbrante paisagem da Islândia ao fundo, no fim de semana do solstício de verão.

Rio de Janeiro, Brasil

Nos últimos anos o Rio de Janeiro tem visto o despertar de espaços com música ao vivo e música alternativa. Além de ser o berço do bossa nova a cidade está também a tornar-se uma Meca para o som eletrónico. Foi também o berço de um dos maiores festivais de música do mundo – o Rock in Rio – que ainda tem lugar na cidade bem como noutros locais do mundo.

São Francisco, Califórnia, EUA

Como epicentro do movimento de contracultura dos anos 60 São Francisco viu desde The Grateful Dead, a Jefferson Airplane e Janis Joplin tocar em locais como The Fillmore. Veja onde The Grateful Dead vivia em Haight-Ashbury, vasculhe a incrível coleção no Amoeba Records ou desfrute dos melhores concertos em festivais como o Outside Lands.

São Paulo, Brasil

Para passar por alguns dos maiores festivais de música do mundo, como o Tomorrowland Brasil, EDC Brasil e Ultra Brasil, siga para São Paulo. A cidade é um paraíso de clubes, onde encontrará de tudo desde o samba ao pop brasileiro. É também o lar de locais famosos como D-edge e o Warung Beach Club.

Seattle, Washington, EUA

O legado da música independente permanece em Seattle, a cidade que nos deu os Nirvana. Passe pelo Experience Music Project Museum (que tem uma exposição permanente dedicada aos Nirvana) ou aprenda sobre outros estilos que Seattle oferece em espaços como The Crocodile (onde os Nirvana e os Death Cab for Cutie fizeram espetáculos) ou no lendário Showbox no mercado.

Viena, Áustria

Viena é imperdível para aqueles que gostam de música clássica. Na cidade a que Wolfgang Amadeus Mozart chamou casa pode visitar a sua residência, desfrutar de música num café-concerto vienense, assistir à ópera ou apanhar um dos muitos espetáculos gratuitos ao vivo, durante o verão, da Orquestra Filarmónica de Viena.

Washington D.C., EUA

A capital dos EUA é um ótimo local para ouvir bandas em locais íntimos. O seu próspero ambiente de música alternativa inclui locais lendários como o Bohemian Cavers (onde Miles Davis tocou) e o 9:30 Club (ou Nightclub 9:30) que viu artistas como Cyndi Lauper e Arcade Fire.

Umea, Suécia

Umeå é o lar de um próspero ambiente musical com bandas de metal hardcore, bandas punk e música clássica. Além do seu grande número de clubes e espaços de rock oferece festivais de música durante todo o ano –incluindo um dos mais antigos festivais de música jazz da Europa. É também o lar do maior museu de guitarras do mundo.
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.