11 novos empregos de um futuro próximo
Issei Kato/Reuters
Página principal Estilo de Vida

Apresentamos-lhe uma série de empregos que ainda não existem, mas poderão surgir num futuro breve.

O Fórum Económico Mundial afirmou recentemente que a humanidade deixará de ter sete milhões de empregos até 2020 devido à automatização — com os empregos de administração e escritório a sofrer mais que os outros.

Mas há uma vantagem: a pesquisa também informa que dois milhões de empregos serão criados graças aos avanços tecnológicos.

As tecnologias já criaram muitos empregos. Profissões como programador, diretor das redes sociais e motorista da Uber estão entre aqueles que não existiam há uma década atrás. E o cenário de trabalho vai continuar a evoluir, trazendo-nos posições nas próximas duas décadas que mal podemos imaginar agora.

Para continuar competitivo, você terá que focar a sua energia nos aspetos pessoal e estratégico do seu trabalho; os robôs podem fazer muita coisa, mas eles não podem (ainda) gerar novas ideias, motivar ou inspirar as pessoas.

Enquanto é impossível dizer exatamente o que o futuro nos reserva, estes 11 exemplos de empregos que podem aparecer no futuro mostram em que direção as tendências atuais nos poderão levar daqui a algumas décadas. Quem sabe você acabe por conseguir um destes empregos algum dia, se começar já a trabalhar nesse sentido.

1. Diretor executivo de produtividade

Induzir a eficiência será fundamental em níveis individual, departamental e organizacional, e a posição de responsável será importante em empresas de todos os tamanhos, disse Raj Narayanaswamy, cofundador e co-Presidente executivo na Replicon, uma empresa que se especializa em gestão de horários baseada na nuvem com sede em Calgary, Canadá. "As pessoas em posições de diretores executivos de produtividade devem sentir-se confortável ao trabalhar com dados e sugerir recomendações sobre como melhorar a produtividade," disse ele.

Quer ter este emprego no futuro? As habilidades de gestores de projetos com análise de dados e liderança devem ser bem preparados.

2. Corretor de capacidade excedentária

Como parte deste movimento para a produtividade, as organizações podem procurar meios de monetizar mais ativos, tais como alugar espaços ou máquinas que possuem, diz o autor e futurista Julie Austin. Um corretor de excesso de capacidade poderia analisar uma organização e identificar formas de usar a capacidade excedentária, e depois encontrar outras organizações dispostas a pagar para o fazer.

Quer ter este emprego no futuro? Provavelmente vai precisar de experiência em logística ou gestão da cadeia de fornecimento.

3. Gestor de drones

Nos próximos dez ou vinte anos, os drones vão perder a sua novidade e tornar-se-ão omnipresentes, diz Mick Mortlock, futurista sénior e cofundador da Imaginexxus LLC, Lago Oswego no estado do Oregon, a empresa que cria produtos e serviços com base em análises e pesquisas de imaginação. Os peritos precisam de estabelecer e impor normas para adquirir e manter a frota de drones de uma organização.

Quer ter este emprego no futuro? Provavelmente vai precisar de experiência como gestor de frota hoje.

4. Controlo de tráfego aéreo para a indústria privada

Como parte destas frotas de drones, as empresas vão precisar de gerir os seus próprios sistemas de controlo de tráfego aéreo, disse Mortlock. Estes podem atravessar fronteiras interestatais e internacionais e requerer negociações e cooperação com governos, municípios e outras organizações.

Quer ter este emprego no futuro? Você precisará de experiência como controlador de tráfego aéreo, expedidor ou especialista de SIG (sistema de informação geográfica) hoje.

5. Orientador médico

Com a tendência na direção de cuidados baseados em valores, há muito espaço para ajudantes, advogados e orientadores no serviço de saúde, disse Jim Lebret, professor auxiliar de medicina e inovações clínicas no centro médico NYU e diretor de líderes de equipa de código de conduta no hospital Bellevue em Nova Iorque.

"Não tínhamos assistentes médicos e enfermeiros clínicos há alguns anos atrás, e agora papéis múltiplos vão continuar a emergir," disse ele. Um orientador médico é uma pessoa que pode verificar depois de consultas que os pacientes seguem todas as recomendações de doutores quanto a exercícios, nutrição e medicamentos, e ajudar as pessoas a desviar-se das barreiras que podem detê-las do sucesso.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência como formador de saúde ou defensor dos interesses dos doentes hoje.

6. Mecânico de carros autoconduzidos

À medida que os carros autoconduzidos irão eliminar muitos empregos, tais como motoristas de táxi ou estafetas vão também criar novos empregos, disse Austin. Como estes carros não se poderão consertar a si mesmos, então os mecânicos ainda estarão no negócio (no curto prazo, pelo menos). O mecânico do futuro terá uma combinação de habilidades mecânicas da escola antiga mais o nível de conforto para trabalhar numa cultura de tecnologias.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência como mecânico com o dom para software — ou ser programador que trabalha com carros hoje.

7. Especialista em transportes autónomos

Se o nosso futuro incluir carros autoconduzidos, drones e outros veículos não controlados por um tripulante, as cidades vão precisar de humanos para controlar todo este neo-trânsito. As pessoas vão precisar de integrar estes veículos autónomos nos sistemas atuais, e depois monitorizar os resultados, disse Austin.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência como planeador de cidade ou especialista em tráfego hoje.

8. Consultor médico pessoal

Com os avanços feitos na medicina genética, as clínicas serão cada vez mais capazes de sugerir remédios e tratamentos personalizados aos pacientes, disse Lebret. A assessoria genética pode evoluir em treinamento genético. Por exemplo, a futurista Madelina Ashby prevê posições super-especializadas, tais como consultor para um novo meio de corrigir genes chamado CRISPR (do inglês "Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas). As cliníncas podem passar a ter formadores ou advogados individuais que informem os pacientes sobre os tratamentos médicos individualizados.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência como conselheiro genético hoje.

9. Especialista em integração de tecnologias com pessoas

Estas pessoas teriam que ensinar os outros como obter uma utilização otimizada de um vasto leque de tecnologias de modo a aperfeiçoar a qualidade das nossas vidas, diz Charles Grantham, professor no Instituto Community Design. É basicamente um especialista em TI vezes 10. Esta pessoa teria que tomar uma atitude holística que examina todos os trabalhos diferentes e tecnologias de consumo sobre como as pessoas usam e agilizam dispositivos e plataformas para tirar o máximo dos mesmos.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência como um representante de TI, mas também deveria entender de treino de robôs.

10. Conselheiro de tudo

Com uma ênfase maior de plenitude mental e "pobreza de tempo"— que o futurista interno da Ford Motor Company Sheryl Connelly define como o facto de que a conectividade realmente fez-nos sentir-nos mais ocupados — num mundo cada vez mais caótico, o conselheiro de tudo pode ser muito útil. Esta pessoa iria ajudar os outros a desenvolver estratégias contínuas para ligar os objetivos pessoais a um passatempo que lhes providencie o cumprimento de necessidades físicas, atividade nas redes sociais e felicidade espiritual, disse Grantham.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência em coaching ou formação de saúde hoje.

11. Conselheiro de fim de vida

Com os baby boomers a aproximar-se do fim das suas vidas nos próximos dez ou vinte anos, é bem provável que haja uma ênfase maior em como as pessoas querem passar o resto da sua vida, disse Lebret. Um conselheiro de fim de vida pode ajudar os indivíduos e famílias a tomar decisões melhores sobre como passar as últimas semanas e meses de vida. "Agora mesmo, há treinamento em excesso sobre o fim da vida de alguém," de acordo com Lebret. "Nos próximos anos, haverá uma mudança enorme na direção das pessoas que querem adicionar mais vida aos seus dias, em vez de adicionar dias à sua vida." Estes conselheiros vão ajudar as pessoas a explorar os seus próprios valores e opções médicas para criar o modo do fim de vida que eles querem.

Quer ter este emprego no futuro? Você provavelmente vai precisar de experiência de hotelaria ou enfermagem domiciliar.

Por favor, descreva o erro
Fechar