Há pequenos aspetos de personalidade e de atitude que distinguem as pessoas bem-sucedidas das mal-sucedidas.
1. As pessoas bem-sucedidas aceitam a mudança; as mal-sucedidas têm medo da mesma.
O mundo e as tecnologias mudam muito rapidamente e é importante não recusar estas mudanças - não ter medo mas sim aceitar e adaptar-se a tudo que é novo. Uma pessoa bem-sucedida consegue fazê-lo.
2. As pessoas bem-sucedidas falam sobre ideias; as mal-sucedidas conversam sobre outras pessoas.
Em vez de fofocar sobre os outros as pessoas bem-sucedidas trocam ideias entre si.
3. As pessoas bem-sucedidas assumem a responsabilidade pelos seus erros; as mal-sucedidas culpam os outros.
Altos e baixos acontecem - mas um empresário bem-sucedido, um líder, assume sempre a responsabilidade pelos seus fracassos.
4. As pessoas bem-sucedidas prestam o devido reconhecimento aos outros e reparam no seu papel; as mal-sucedidas, pelo contrário, assumem todo o crédito.
Destacar a contribuição de cada um para o sucesso de determinado projeto oferece motivação adicional para trabalhar — e você irá surgir como melhor chefe ou colega.
5. As pessoas bem-sucedidas querem que os outros se dêem bem; as mal-sucedidas esperam, em segredo, que os outros se dêem mal.
Quando você trabalha em equipa o resultado total é a soma das ações de cada participante. Por isso, uma pessoa bem-sucedida não inveja: pretende que os colegas tenham êxito e cresçam profissionalmente.
6. As pessoas bem-sucedidas estudam sempre; as mal-sucedidas improvisam.
O único caminho para crescer profissionalmente passa por nunca parar de estudar. Os estudos dão-nos conhecimento para ultrapassar concorrentes - e dão-nos flexibilidade. Sem dor não há vitória.
7. As pessoas bem-sucedidas perguntam como podem ajudar os outros; as mal-sucedidas procuram ajuda apenas para si mesmas.
A melhor pergunta que pode fazer quando se encontrar com uma pessoa influente não é "Como é que você me pode ajudar?" mas sim "Como é que eu o posso ajudar?". É claro que você tem de realmente estar disposto a ajudar se a oferta for aceite. No entanto, independentemente de ser aceite ou não, o simples facto de oferecer ajuda irá aumentar a simpatia dos outros em relação a si. Assim, se você precisar de ajuda mais tarde terá mais hipóteses de recebê-la
8. As pessoas bem-sucedidas usam oportunidades; as mal-sucedidas têm medo de errar.
O medo da rejeição e do fracasso impedem muitas vezes as pessoas de seguirem na direção dos seus objetivos. Por vezes nem tentamos receber o que queremos pois achamos que assim evitamos a rejeição ou o fracasso. Na verdade, o fracasso é, neste caso, garantido - pois com certeza não vamos obter o resultado necessário. Se você quiser ter sucesso deve superar o medo de ser rejeitado e esperar pelo melhor.
9. As pessoas bem-sucedidas tentam sempre entender-se; as mal-sucedidas nunca pensam nisso.
Para aprender a ter influência sobre os outros, precisa de conhecer-se a si mesmo e aos seus desejos. É importante entender as suas motivações subconscientes, o que afeta o seu humor e quais os modelos de interação com outras pessoas mais eficazes para si.
10. As pessoas bem-sucedidas dão sempre o primeiro passo e ouvem os outros; as mal-sucedidas falam demais.
A mais importante habilidade, muitas vezes subestimada, tanto nos negócios como nas redes sociais é a aptidão de ouvir o interlocutor. Sim, não é fácil, principalmente quando falamos de algo que nos preocupa. No entanto, para levar as pessoas a concordarem com as nossas ideias e a gostarem de nós, é melhor falar menos.
11. As pessoas bem-sucedidas são vulneráveis e abertas; as mal-sucedidas estão sempre na defensiva.
Verifica-se que as emoções sinceras — aquelas que fazem chorar — podem criar laços fortes entre as pessoas. Se você se torna tão vulnerável ao ponto de não conseguir conter as lágrimas a interação com o interlocutor pode ficar mais profunda.
12. As pessoas bem-sucedidas são otimistas; as mal-sucedidas são negativas.
O otimismo é contagioso, especialmente quando vem de um líder. Alguns sugerem responder à pergunta "Como está?" com um "Perfeito!" em vez de "Estou bem". É mais atraente e contagia os outros — o humor deles também irá melhorar.
13. As pessoas bem-sucedidas são gratas e boas; as mal-sucedidas só pensam em si próprias.
Se tratar bem os outros - vai ter o que deseja; isto refere-se ao trabalho e à vida pessoal. Por outras palavras: as pessoas boas acabam por ser as primeiras em tudo.