Ninguém nos conhece melhor do que nós próprios. Ao aprender a ouvir o seu próprio corpo você será capaz de ouvir a sua alma, de confiar na sua intuição e de se tornar mais consciente. Eis como pode começar a mudar a sua vida para melhor agora mesmo.
1. Previna doenças sérias
Muitos de nós temos dores de tempos em tempos. É importante saber ouvir o seu estado físico para prevenir lesões e não deixar que se desenvolvam doenças.
Dica: Quando estiver fazendo exercícios físicos ou tarefas domésticas repare no seu corpo e no que está sentindo no momento. Se já tiver algum problema de saúde considere-o seriamente. Não se esqueça: se sentir dor ou tiver sensações desagradáveis, pare.
2. Acumule energia positiva
Dica: Não se esqueça de comemorar as pequenas vitórias ou os simples bons momentos da vida - seja tempo de qualidade com o seu filho, progressão no trabalho ou um jantar com a sua cara metade. Reconhecer constantemente o presente, e agradecer, cria um ambiente de energia positiva.
3. Ajude o seu coração
A maioria dos ataques cardíacos começa com sintomas pouco notáveis: tonturas, enjoos/vômitos, transpiração elevada, respiração curta, dor nas costas, nos ombros e no maxilar. Muitas pessoas tentam dominar a dor e ignorar os importantes sinais de uma catástrofe por vir.
Dica: Pare por um segundo e repare no que está sentindo. Isso poderá salvar-lhe a vida.
4. Confie nos seus instintos
Quando temos de tomar uma decisão importante surgem na nossa cabeça ideias apropriadas e ideias absolutamente aleatórias - e poderá ser difícil diferenciar a inquetação da intuição.
Dica: Pegue num bloco de notas, divida a folha de papel em duas partes e escreva todos os aspetos, positivos e negativos, que poderão afetar a sua decisão. Dê tempo a si mesmo para colocar a cabeça no lugar. Se isto não ajudar, relaxe e escute o que está acontecendo na sua mente. Se pensamentos sem fim estão a deixá-lo em estado de stress, pense em algo diferente. Confie nos seus instintos e sinta-se feliz e confiante com as decisões que toma.
5. Diminua o nível de preocupação e estress
Em resposta ao estress o corpo só é capaz de ter uma reação: lutar. Estar em estado permanente de estress - enquanto esperamos que as endorfinas libertadas nos ajudem a lidar com uma situação difícil - põe em perigo tanto a saúde física como mental.
Dica: Ouça os sinais do seu próprio corpo: pulso acelerado, respiração intensa e fluxo de pensamentos são apenas alguns sinais de que está na hora de recuar, respirar fundo e relaxar um pouco. Permita uma pausa a si próprio e descanse.
6. Não exagere nas refeições
Será que estou realmente com fome ou estou aborrecido? Quero comer mais um pedaço de bolo ou é tão saboroso que me parece que quero mais? Ou será que estou com sede? Como é que me vou sentir depois de comer um cheeseburger em vez de uma salada de frango?
Dica: Pense antes de comer. Repare nas suas escolhas. Relaxe. Mastigue por mais tempo. Relaxe. Coma sentado à mesa. Agradeça por cada refeição. Pouse o garfo no prato entre garfadas. Respire fundo.
7. Aprofunde a sua espiritualidade
O ruído visual, barulho (de computadores, televisão, mensagens, conversas) ou simplesmente aspetos materiais distraem-nos, o tempo todo, de nós próprios e de uma ligação mais profunda com os outros.
Dica: Defina uma hora, por dia, sem distrações digitais. Leia, medite, faça alongamentos, respire, reflita.
8. Sinta melhor
Entenda o que realmente sente. Cansaço? Ansiedade? Talvez se queira mexer mais? Ou precisa de ar, sol, legumes frescos, água e massagens? Existe algo que você pode fazer agora mesmo para se sentir melhor.
Dica: Pense no que o seu corpo quer neste momento. Por exemplo: um copo de água, um lanche saudável, um passeio, adormecer uma hora mais cedo, meditação, etc. Leve mais a sério os seus desejos e tente realizá-los ao longo do dia.
9. Ame-se a si próprio
Dica: Planeje algum tempo só para si. Faça algo que o leve a sentir o amor por si próprio, algo que o deixe feliz. Seja paciente e gentil consigo mesmo. Respeite-se e ame-se.
Ideia principal: A sua mente e o seu corpo reagem a cada estímulo - a cada segundo. O melhor que podemos fazer será ouvir a comunicação entre o "eu" físico e o “eu” espiritual.