Os hábitos que deve evitar – das distrações com as redes sociais, à bisbilhotice ou até mesmo à atitude negativa ou desleixada.
Chatear os seus colegas, apesar de não ser uma boa ideia, é uma coisa. No entanto, chatear o seu chefe com os seus hábitos pouco profissionais poderá colocar o seu trabalho em risco. Para ajudá-lo a evitar que os seus maus hábitos o prejudiquem pedimos a especialistas que destacassem alguns dos comportamentos menos profissionais demonstrados nos locais de trabalho. Seguem-se 16 coisas que poderá estar a fazer mal e que poderão fazer com que o seu chefe não o considere a pessoa ideal para o trabalho:
1. Chegar atrasado ao trabalho
A pontualidade é fundamental. O correto a fazer será chegar a horas, pronto para fazer o que se espera de si.
2. Chegar 10 minutos atrasado a cada reunião
Da mesma forma, chegar tarde a reuniões mostra que não respeita os seus colegas de trabalho – que chegaram a horas – ou quem organizou a reunião. Deixar pessoas à espera pode ser interpretado como falta de consideração, falta de educação ou arrogância.
3. Ser constantemente negativo
Responder repetidamente a sugestões com uma atitude pessimista ou contrária pode ser interpretado como não-cooperante. Frases como “Isso não irá resultar”, “Isso parece demasiado difícil” ou “Não saberia como começar” devem ser evitadas. Da mesma forma, reclamar demasiado irá colocá-lo numa má posição
4. Ser pateta
Quer esteja na sua secretária ou na sala de descanso, ser conhecido como o pateta da equipa nunca é um elogio. Quando entope o lava-louça da cozinha do escritório ou deixa lixo para trás quem irá limpar depois de si?
Deixar a sua bagunça para trás mostra falta de responsabilidade ou de consideração, arrogância e imaturidade. O seu espaço de trabalho é um reflexo seu.
5. Colocar muitas questões em relação a cada novo projeto
Poderão não existir perguntas estúpidas mas existem certamente perguntas irritantes. São essas questões que provam que não quer fazer determinada tarefa ou que ilustram que apenas quer ouvir-se a falar.
6. Estar no Facebook a toda a hora
Estar no Facebook sempre que o seu chefe aparece é muito mau. Pior, queixar-se sobre o seu chefe e colegas enquanto está no Facebook ou deixar escapar algo altamente confidencial poderá fazer com que seja demitido.
7. Praticar uma má higiene
Você deverá querer parecer como alguém que leva o seu trabalho a sério – e a sua higiene e aparência desempenham um papel em relação a isso. A falta de higiene e roupas desleixadas gritam “Não quero saber!” e são uma forma infalível para afastar aqueles que o rodeiam.
O seu chefe poderá perguntar-se se a sua atitude em relação à forma como se apresenta se estende ao seu trabalho – e você poderá ser preterido para uma promoção, esquecido quando for altura de conhecer um cliente ou de representar a empresa numa conferência, ou não convidado para encontros sociais.
8. Dizer que está doente – quando na realidade não está
Você não irá provar que merece uma promoção se ligar a dizer que está doente com frequência.
9. Discutir o seu divórcio (ou outros problemas pessoais)
Em primeiro lugar, você não estará a trabalhar se passar horas do dia a falar do seu ex. Em segundo lugar, está a discutir um assunto pessoal no escritório quando deve estar a resolver situações de trabalho. O lugar para divulgar confidências é fora do escritório.
10. Estar distraído durante reuniões
Há uma razão para o envio de mensagens escritas durante a condução ser ilegal: é impossível concentrar-se totalmente em duas coisas em simultâneo. Enviar mensagens, navegar na internet ou enviar e-mails durante uma reunião mostra a todos, e especialmente ao seu chefe, que não está a prestar atenção. Sabem que apesar de o seu rabo estar sentado na cadeira a sua mente está longe.
11. Jurar
Utilizar palavrões ou linguagem questionável não é apenas um mau hábito. Na maioria dos locais de trabalho é considerado pouco profissional e pode levá-lo aos Recursos Humanos para uma pequena conversa.
Jurar demonstra aos outros que você não é capaz de lidar com calma, e cuidadosamente, com uma situação – o que poderá fazer com que seja o último recurso num dilema ainda mais difícil.
Mais de metade dos empregadores considera a linguagem vulgar uma indicação de que o colaborador não se encontra preparado para uma promoção. Considere aprender alguns adjetivos novos.
12. Fazer chamadas pessoais ao longo do dia
Ligar ou enviar mensagens de texto a amigos e família durante o dia de trabalho é pouco profissional e poderá ser contra a política da empresa. Além do mais pode sempre fazê-lo durante uma pausa. Estas correspondências devem ser mantidas fora do local de trabalho e até mesmo da sala de almoço.
Você nunca sabe quando o seu chefe poderá passar. O que irá ver ou ouvir? Se o tema da conversa for delicado certifique-se de que a mantém em privado.
13. Ser abertamente elitista
Talvez o novo colega que cheira a sopa de cebola não seja o seu colega preferido dentro da equipa – mas essa não é uma razão para afastar-se de cada vez que o mesmo pede ajuda em relação a algum trabalho. Também não deverá espalhar boatos sobre o mesmo.
O ideal será agir de forma amigável com todos. Você surgirá como bom colega e mostrará que tem capacidade de gestão.
Certifique-se que as críticas que tece sobre o desempenho de um colega são construtivas, medidas e merecidas.
14. Fumar
Deve abster-se de fumar pelo menos durante o horário de trabalho, especialmente se o mesmo incluir lidar, frente a frente, com clientes.
15. Bisbilhotar
Há uma linha entre a curiosidade e a bisbilhotice que você não deve ultrapassar. A curiosidade é quando pergunta quem é o novo contratado. A bisbilhotice, por outro lado, é quando investiga os arquivos do seu chefe para perceber quanto é que a mulher dos três cubículos à direita recebe.
16. Invadir o armário do material
Levar para casa um bloco amarelo e algumas canetas se for trabalhar a partir de casa todo o fim de semana é um comportamento aceitável. No entanto, quando invade o armário do material e leva resmas de papel, pen drives, cadernos e pastas, está a roubar dinheiro à empresa. Pergunte-se a si mesmo se utilizará esse material para o trabalho. Se não, deixe-o ficar.
A mesma regra aplica-se à utilização dos telefones para chamadas de longa distância ou para a utilização da fotocopiadora para cópias pessoais.