O bullying está a tornar-se um problema generalizado também nos locais de trabalho. Esteja atento e saiba como combatê-lo.
O bullying não termina quando os estudos chegam ao fim. O assédio – intimidar, humilhar ou criticar – no local de trabalho tem vindo a tornar-se um problema generalizado. Quando se trata de criticismo, não falamos de criticismo construtivo mas criticismo com o objetivo final de humilhar alguém.
Outras formas de bullying passam pela sabotagem do trabalho/sucesso de terceiros, pela exclusão propositada de colegas de reuniões ou pela divulgação de histórias falsas sobre determinada pessoa.
Este tipo de abuso psicológico é passivo-agressivo e não deve ser tolerado. O bullying no local de trabalho é um assunto sério e se você estiver a passar pelo mesmo deve defender-se. Apresentamos algumas sugestões para lidar com o mesmo.
1. Construa autoestima e defina os seus limites
Você precisa de saber quem é. Tal irá ajudá-lo a construir o seu caráter. Se não tiver autoestima então deve trabalhar para isso. Comece com uma pequena conversa positiva consigo próprio e escreva as suas qualidades num pedaço de papel. Comece a fazer exercício ou faça algumas coisas que contribuam para que se sinta melhor e mais feliz. Mesmo que esteja numa posição mais baixa dentro da empresa onde trabalha não se deve deixar intimidar – e não deve ser alvo de bullying por parte dos seus pares.
Defina os seus limites – e partilhe-os. Poderá começar por dizer que as táticas humilhantes não farão com que fique maluco ou que se despeça – e que se quiserem a sua ajuda terão de agir corretamente. Fique calmo; não levante o tom de voz.
Se isto não ajudar e se não resolver os seus problemas através de comunicação então será altura de falar com os Recursos Humanos ou com o gestor da empresa.
2. Fale quando pressentir um problema ou quando se sentir desconfortável
A pior coisa que pode fazer é ficar calado e esperar que o problema desapareça magicamente. Não irá acontecer, logo não fique calado. Fale do seu problema. Os seus superiores irão querer saber o que se passa pois uma situação de bullying irá certamente conduzir a mau trabalho de equipa e menor produtividade.
Uma pessoa até pode ser a melhor na sua área mas se estiver a arruinar uma equipa de 10 a empresa não irá necessitar da mesma. Assim, se reparar em situações de bullying consigo ou com colegas seus deve definitivamente falar com alguém.
3. Mantenha as suas emoções sob controlo e seja profissional
Quando alguém é passivo-agressivo ou mesmo verbalmente agressivo não deve deixar que as suas emoções levem o melhor de si. Se for uma pessoa altamente sensível poderá ser difícil evitar chorar ou soluçar ao ouvir determinadas palavras. Deverá enfrentar os seus colegas mas não com uma birra.
Não grite e não mostre que o estão a afetar. Mostre que não estão a ser profissionais e que não estão a ir ao encontro dos padrões da empresa. Quando alguém o humilha ou grita consigo é difícil manter as emoções sob controle mas a prática leva à perfeição. Seja profissional, fale com calma, apresente os factos e provavelmente irão parar.
Se não pararem, contacte a gestão e explique com calma a natureza do comportamento inaceitável, sem recorrer a acusações vagas.
4. Aponte factos claros e concisos em relação ao comportamento e desempenho
Quando apresentar a sua queixa lembre-se que não se deve sentir envergonhado por nada. Todas as empresas devem fazer o que puderem para terminar com o bullying. Logo, não pense que informar a equipa de RH irá tornar tudo pior.
Aponte tudo o que se passou. Por vezes, pode ser realmente difícil falar das coisas que lhe fizeram mas os seus superiores precisam de saber tudo. Seja conciso e utilize factos relativos ao comportamento inapropriado e ao mau desempenho.
Desta forma a equipa de RH saberá como resolver o problema pois saberão como esse indivíduo afeta toda a equipa e o seu desempenho geral.
5. Procure colegas que o apoiem
Alguns dos seus colegas poderão não reparar que está a ser alvo de bullying. Não se arme em herói. Peça ajuda e certamente irão ajudá-lo. Peça ajuda quando tiver de lidar com a pessoa que o humilha. Se não for capaz de se defender sozinho peça aos seus colegas que estejam por perto.
O bullying é um assunto sério e como tal não deve ser ignorado. Se estiver a passar pelo mesmo recorra a estas cinco formas de lidar com o problema – irão certamente ajudá-lo e irão tornar toda a equipa melhor e mais produtiva.