11 Aptidões sociais para ser a pessoa mais simpática da sala
Página principal Estilo de Vida

Sorrir, cumprimentar as pessoas pelo nome, estabelecer contato visual e elogiar - ou aceitar um elogio - são alguns dos exemplos que damos.

Ser simpático é algo que está inteiramente sob o seu controlo – apenas precisa de deter algumas aptidões sociais. Vasculhámos o “Que aptidões sociais podem ser rapidamente aprendidas?” do Quora e selecionámos as nossas respostas favoritas. Seguem-se 11 simples habilidades que pode aplicar à sua personalidade para se tornar a pessoa mais simpática da sala:

1. Estabeleça contato visual

“É idiotamente simples e tem um grande impacto.” – Escreveu Brad Porter, utilizador do Quora. “A qualidade mais atraente que uma pessoa pode ter é a confiança. Mas ‘ser confiante’ é um conselho demasiado vago. Em vez disso, procure o melhor substituto para a confiança em termos de comportamento interativo – como o contato visual.”

Comece este hábito de imediato, afirma Porter. Não requer qualquer prática ou habilidade especial – apenas o comprometimento de encontrar o olhar da pessoa com quem está a falar e de manter o contato visual durante a conversa.

2. Deixe o smartphone no bolso

E deixe-o lá até a sua conversa ou encontro ter terminado. Basil Chiasson coloca-o de forma simples: “Preste atenção. Olhe para as pessoas com quem está a falar ou reunir. Pare o que está a fazer. Nada de interrupções.”

Este é outro hábito simples, e eficaz, que pode ser aplicado imediatamente e não exige qualquer esforço ou habilidade.

3. Trate as pessoas pelo nome

Da próxima vez que alguém o cumprimentar pelo nome, ou utilizar o seu nome a meio de uma conversa, lembre-se do quão bem isso sabe.

Se tiver dificuldade em atribuir nomes a caras experimente diferentes estratégias, como apontar os mesmos ou recorrer a imagens ou rimas associadas aos nomes. Howard Lee, utilizador do Quora, sugere que repita cada nome oralmente quando apresentado pela primeira vez – e mais duas vezes na sua cabeça, para memorização.

4. Sorria

Não subestime o poder de um sorriso.

Além disso, ria-se e conte piadas – recomenda Craig Fraser, utilizador do Quora. As pessoas espelham, inconscientemente, a linguagem corporal das pessoas com quem falam. Se quiser ser simpático, utilize linguagem corporal positiva e as pessoas irão retribuir naturalmente.

5. Dê um aperto de mão firme

“Não muito forte mas definitivamente não demasiado mole.” – Escreve Tony Vincent.

As pesquisas mostram que tendemos a decidir se gostamos de determinada pessoa nos segundos após a conhecermos. Um aperto de mão firme contribui largamente para essa primeira impressão – tal como uma boa postura e uma linguagem corporal positiva.

6. Ouça

Ouça mais do que fala, avança Mark Bridgeman, utilizador do Quora: “Você tem dois ouvidos e apenas uma boca. Baseie-se nesse rácio para a sua utilização.”

7. Não ouça apenas – ouça ativamente

Ouvir apenas não é suficiente. As pessoas simpáticas ouvem realmente a pessoa com quem estão a falar.

De acordo com Chiasson, ouvir ativamente exige quatro passos: ouvir, interpretar, avaliar e responder.

O primeiro passo exige que deixe o que estava a fazer para prestar atenção. De seguida, “parafraseie o que ouviu e procure esclarecimentos.” Avaliar significa evitar o julgamento rápido: “Certifique-se de que detém toda a informação antes de formar ou expressar uma opinião.” Finalmente “Dê feedback para mostrar que ouviu.”

8. Elogie

“Tal irá prender as pessoas diretamente pelo seu ego e é, portanto, extremamente eficaz.” – Escreve Julian Reisinger.

Reisinger sugere que recorra a conversação que faça com que a outra pessoa se sinta um especialista, como por exemplo: “Sabe bastante sobre marketing social, não é?” ou “Saberá porque é que recebo sempre esta mensagem de erro?”

Desta forma você aprenderá algo novo e a outra pessoa irá sentir-se necessária. “É tão fácil como isso, é uma situação win-win, e funciona sempre.” – Afirma Reisinger.

9. Saiba como aceitar um elogio

Aceitar um elogio pode ser complicado pois não quer parecer egoísta. Mas também não quer murmurar um mero “Obrigado, você também” pois tal irá fazer com que se sinta socialmente inapto.

Assim, em vez de responder com frases como “Está com uma aparência 10 vezes melhor que a minha” ou “Foi tudo graças a si” Reisinger sugere que aceite o elogio com confiança, utilizando frases como “Obrigada! Sabe muito bem ouvir isso” ou “Obrigado! Que experiência incrível.”

10. Se alguém for interrompido peça-lhe que continue

Já todos fomos aquela pessoa que está a contar uma história, é interrompida e fica sem jeito – perguntando-se se de facto alguém estaria a ouvir.

Milena Rangelov diz que você pode ser o libertador dessa pessoa, avançando com algo como “Pode, por favor, terminar a sua história sobre o passeio de bicicleta? A última coisa que mencionou foi que começou a ser seguido por cães. Posso ouvir o resto, por favor?”

Irá colocar a outra pessoa à vontade, fazendo com que a mesma se sinta apreciada.

11. Não reclame

Estar rodeado de pessoas negativas é desgastante. É por isso que Milena Rangelov as denomina como “vampiros energéticos” – “pois sugam a sua energia.”

A negatividade afasta de imediato. Se reparar que as pessoas começam a parecer distraídas enquanto você reclama com algo faça um favor a si próprio e escolha outro tópico.

Por favor, descreva o erro
Fechar