Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Jenny Marchal, que colabora com o Lifehack, apresenta seis dicas - e motivação - para aproveitar melhor os seus 30 anos.

Assim que entramos nos nossos 40 e seguintes, a retrospetiva torna-se uma coisa maravilhosa. É o momento em que podemos olhar para trás e ver que os nossos anos de juventude nos tornaram nas pessoas que somos hoje. Os 20 foram os anos que contribuíram para que descobríssemos o nosso lugar no mundo – um tempo de diversão.

Dizem-nos que os 30 são quando as coisas começam a ganhar forma: encontramos a pessoa na qual nos devemos tornar e estabelecemo-nos na sociedade através das nossas carreiras, filhos e casamento. Assim que chegamos aos 40 conhecemo-nos realmente a nós próprios e tornamo-nos felizes na nossa pele, sabendo que atingimos o que queríamos. Mas quanto disto é verdade? Refletindo com 40 e 50 anos, teríamos feito algo de forma diferente?

Tudo o que faz na vida ajuda-o a tornar-se a pessoa que é hoje. Quer esteja prestes a entrar nos 30 ou a dirigir-se a toda a força para os 40, aprenda com aqueles que sabem.

1. Pare de se preocupar com o facto da sua vida não ter funcionado da forma que esperava

Na juventude acreditamos que os nossos 30 serão a altura em que já teremos percebido tudo. Teremos a carreira, o casamento, o bebé e tudo o que vem com isso. Mas a vida nem sempre corre da forma como esperávamos. Os 30 são uma altura que traz grande pressão social para ter tudo e se você não tem poderá tender a passar por uma sensação de fracasso. Os “deveres” tendem a bloqueá-lo – deve ter uma boa carreira, deve ter uma casa, deve ter filhos. Se este for o caso consigo, então saiba que não está sozinho. Não perca tempo a pensar no que ainda não fez e desfrute da vida – as coisas irão chegar na altura certa.

2. Passe menos tempo a trabalhar

Os nossos 30 anos podem ser muito focados na carreira pois acreditamos que para ser bem sucedido na vida e feliz devemos trabalhar bastante e cronometrar essas horas. Muitas vezes perdemos muito tempo a colocar o trabalho em primeiro lugar. Você começa a perceber que os momentos preciosos com aqueles de quem gosta são muito mais importantes do que estar sentado no escritório a fazer dinheiro.

3. Arrisque mais

A pressão que sentimos quando tempos 30 anos faz com que nos tornemos excessivamente cautelosos na tomada de decisões. Uma das reflexões que se fazem é a de não se ter vivido um pouco mais. Viaje pelo mundo, persiga o seu emprego de sonho ou faça bungee jumping! Não tenha medo de seguir oportunidades emocionantes – só porque tem 30 anos não significa que não pode fazer as coisas com que sonhou.

4. Invista mais tempo a fazer exercício e em hábitos saudáveis

Os hábitos anti-exercício e de má alimentação que tendemos a adotar quando somos mais novos poderão manter-se até aos 40 – uma altura em que são mais difíceis de largar. É mais difícil ficar em forma quando é mais velho por isso a criação de uma atitude positiva – que envolva exercício e alimentação saudável –será bem-vinda quanto entrar nos 40.

5. Passe mais tempo com os seus pais

Tendemos a achar que os nossos pais estarão connosco para sempre. Assim que entramos nos 40 anos os pais tornam-se visivelmente mais velhos e é comum sentirmos que devíamos ter passado mais tempo com os mesmos. Dar um simples passeio irá tornar-se mais difícil quando se tornarem frágeis por isso encontre mais tempo para conversas, férias e atividades que possam fazer em conjunto.

6. Pare de pensar que está velho com 30 anos

Chegar aos 30 poderá ser um choque e você começa a acreditar que entrou realmente no início da velhice. Poderá começar a limitar-se pois sente que é “demasiado velho”.

Bom, não é! A vida não mudou de forma tão significativa desde os seus 20 – ainda é novo. Saia e agarre oportunidades. A mentalidade pode ser poderosa e tudo o que é necessário é uma mudança de perspetiva para perceber que a vida pode ser emocionante e vivida ao limite em qualquer idade.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.