O comportamento é tão importante como as palavras e as ações - e a linguagem corporal pode influenciar o sucesso.
O comportamento é tão importante como as palavras e as ações.
Quando se trabalha em equipa, a postura errada ou o não estabelecimento de contato visual podem causar consequências imprevisíveis.
Está tudo nos olhos de quem vê - logo as razões da sua postura não importam muito. O que importa é como as pessoas as interpretam. A linguagem corporal influencia o nosso sucesso. Seguem-se os cinco erros mais comuns - e que devem ser evitados:
1. Cruzar os braços
Em alguns cenários os braços cruzados não têm nada de errado – a pessoa pode estar com frio ou pode apenas ser uma posição confortável.
No entanto, durante uma reunião evite cruzar os braços. Os colegas podem interpretar esta posição como uma tentativa de afastamento do trabalho em equipa.
2. Curvar-se
É importante ter a postura certa - e durante reuniões prolongadas é especialmente relevante. Esta posição pode transmitir falta de respeito pelo orador, comunicando uma atitude apática.
Estar sentado numa posição fechada, curvada e debruçada é um grande erro. Deste modo você irá parecer submisso, como não tendo nada para sugerir aos seus colegas. Se você quiser ocupar uma posição de liderança, sente-se direito e relaxado.
3. Mexer no celular
Não se distraia das conversas - e não envie mensagens ou confira o e-mail durante reuniões.
Mexer no celular é um claro sinal de falta de respeito. Muitas pessoas justificam-se: "Mas estou ouvindo! Estou escutando!". No entanto, esta postura desvia a atenção do locutor.
4. Não estabelecer contato visual
Não estabelecer contato visual com o interlocutor é tão prejudicial como mexer no celular. Transmite a seguinte mensagem: "Não estou interessado no que você está dizendo."
5. Evitar discussões
Ficar calado durante uma reunião pode ser interpretado como falta de interesse. As pessoas tímidas podem sentir-se desconfortáveis a falar numa sala cheia de pessoas - mas mesmo assim é muito importante participar na conversa desde o início.
Junte-se à discussão mesmo que as suas palavras não sejam cruciais para a conversa. É necessário agir e entrar na conversa e quanto mais cedo melhor – será mais difícil fazê-lo mais tarde.