12 Dicas para combater a preguiça
Página principal Estilo de Vida

Está sobrecarregado ou desmotivado? Provavelmente precisa de desenvolver novos hábitos para se tornar mais produtivo. Siga as dicas que apresentamos e avalie os resultados.

Nem todas as pessoas são extremamente produtivas. Algumas têm uma ética profissional forte enquanto outras gostam de ficar sem fazer nada.

A preguiça surge por várias razões específicas: às vezes não sabemos como fazer determinada tarefa, outras vezes sentimo-nos sobrecarregados com tudo o que devemos fazer e outras vezes temos simplesmente receio.

Seja qual for a causa, se a preguiça estiver a interferir na sua produtividade - se o tornar indiferente quanto às suas responsabilidades ou se estiver a perturbar o seu sucesso - deve aprender a lidar com a mesma.

Seguem-se 12 dicas simples para superar a preguiça e passar a ser produtivo.

1. Certifique-se de que não está sobrecarregado

Às vezes ficamos paralisados quando estamos sobrecarregados – ficamos bloqueados e no final não fazemos absolutamente nada. Será que você tem expectativas realistas quanto ao que é capaz de cumprir? Se você tiver demasiadas coisas para fazer e não faz ideia de como lidar com tudo talvez não se trate de preguiça mas antes de exaustão.

2. Certifique-se de que está motivado

Se não estiver motivado é fácil cair no que parece ser preguiça. Para sermos produtivos precisamos de motivação. Faça uma lista à qual possa recorrer quando precisar de um empurrão extra.

3. Olhe ao seu redor

O ambiente e as pessoas que o cercam são importantes. Você está num espaço que permite que seja organizado e produtivo? As pessoas ao seu redor passam mais tempo a reclamar do que a seguir as suas paixões? Se você se rodear de pessoas que gostam de fazer o que fazem, são criativas e estão motivadas, você irá “contaminar-se” com o seu entusiasmo. Certifique-se de que o seu ambiente lhe dá tudo o que precisa para trabalhar bem.

4. Valorize o seu tempo

Tire o máximo do tempo em que estiver a trabalhar. Olhe para a sua lista de atividades e priorize – você pode fazê-lo na sua cabeça, no papel, no computador ou numa aplicação de smartphone. Deve conhecer a sua própria agenda para não se atrasar e para o trabalho ser mais produtivo.

5. Mude a forma como pensa

Não encare o trabalho como uma punição. Lembre-se dos aspetos positivos do seu trabalho - tais como os grandes objetivos da sua organização ou apenas a sensação de fazer algo significativo.

6. Valorize as suas tarefas

É fácil sentir preguiça se não entender o valor daquilo que tem em mãos. Experimente fazer o seguinte: quando preparar uma lista de atividades inclua os benefícios de cada tarefa. Quando nos focamos nos benefícios e objetivos a produtividade torna-se muito superior. Conheça o valor de cada tarefa e trabalhe para atingir o objetivo.

7. Desenvolva novos hábitos

Se costuma adiar as tarefas mais difíceis experimente começar a fazê-las em primeiro lugar. Escolha uma ou duas tarefas e dedique-se às mesmas em pleno. Você não deve trabalhar de forma superficial. Lembre-se de que é necessário que se esforce para atingir o seu objetivo; não vai alcançar sucesso de uma hora para a outra.

8. Avalie as mudanças

Criar e manter novos hábitos pode ser extremamente difícil. Uma técnica eficaz para se habituar aos mesmos passa pela análise dos resultados alcançados. Se você conseguir entender que ser responsável está a ajudá-lo a atingir as suas metas, será mais fácil manter os hábitos.

9. Partilhe os seus objetivos

Se você quiser alcançar uma promoção ou um novo emprego, ou se pretende participar numa maratona ou fazer uma apresentação, fale aos outros sobre os seus planos! As pessoas vão querer saber como estão as coisas e isso irá ajudá-lo a progredir.

10. Planeie o trabalho e as pausas

Você deve fazer pausas ocasionais - mas certifique-se de que o tempo é limitado (para não se distrair demais). Por exemplo, você pode trabalhar 45 minutos a cada hora e fazer uma pausa de 15 minutos. Recorra ao cronómetro do seu smartphone.

11. Procure alternativas

Analise como pode trabalhar mais eficientemente. Existe uma forma melhor? Pode delegar alguma tarefa? Racionalize, automatize e delegue.

12. Lembre-se: nada muda enquanto você não mudar

Você pode conhecer todas as dicas e todos os truques infalíveis do mundo mas no final nada muda enquanto você não mudar. Se o seu estilo de trabalho atual corresponde às suas necessidades então não existirão razões para mudanças. Mas se você estiver frustrado, com falta de motivação ou com medo de que esta esteja a atrapalhar, então comece a mudar.

Não existe uma solução simples para a preguiça. Aplique as dicas: foque-se nas tarefas que tem em mãos, desenvova autodisciplina e atinja os seus objetivos.

Por favor, descreva o erro
Fechar