Os hábitos que sugerimos são muito simples - e fáceis de introduzir na rotina diária. Experimente! O cérebro também deve ser treinado.
Provavelmente passa pelo menos um par de horas por semana a treinar o corpo – a fazer cardio, musculação ou apenas caminhada. Está a treinar os seus músculos para que se mantenham flexíveis e fortes; as suas articulações para que se conservem fluidas e o seu sistema físico para que o corpo funcione da melhor forma.
Mas quanto tempo passa a treinar o seu cérebro?
O treino do cérebro não é um conceito novo. Pode ajudar-nos a reter informação, a recordar factos mais rapidamente e a aguçar o foco. De acordo com um estudo recente, mesmo breves exercícios podem ajudar adultos mais velhos a melhorar a capacidade de raciocínio e a velocidade de processamento ao longo de 10 anos depois do treino ter terminado.
Seguem-se 7 hábitos diários que pode introduzir na sua rotina para aguçar a sua inteligência:
1. Siga as ideias até vários resultados
Crie o hábito de fazer este exercício: defina três resultados possíveis para a sua próxima ideia mesmo que espere que a mesma termine de uma forma especifica. Visualize a sua ideia de diferentes formas. Torne um hábito passar a considerar mais alternativas.
2. Adicione 10-20 minutos de exercício aeróbico ao seu dia
A atividade aeróbica reduz o risco de doença de Alzheimer para metade e o risco de demência geral em 60%.
Provavelmente já faz exercício pelos benefícios físicos – no entanto, o exercício permite também que se mantenha atento e melhora a sua criatividade. Não é motivação suficiente?
3. Envolva-se em conversas estimulantes
Na vida real – fora do computador e do ecrã do telemóvel. A arte da conversação exige que pensemos por nós próprios e conversar com alguém mais inteligente do que nós pode ser um exercício fantástico – nomeadamente para aprender algo novo. Procure pessoas interessantes e envolva-se em conversas estimulantes.
4. Faça cursos online
É possível aprender qualquer coisa online – mesmo num dispositivo móvel. Comprometa-se a aprender algo novo todos os dias, seja durante o caminho para o trabalho, na pausa para almoço ou nos cinco minutos livres entre reuniões. Melhor ainda: aprenda algo super útil, como programação.
5. Dê algum descanso ao seu cérebro
Não pode estar “ligado” a toda a hora. Torne as aplicações de produtividade parte da sua rotina diária para automatizar tarefas redundantes – que ocupam o seu tempo e espaço no cérebro.
6. Tenha um hobby
Certifique-se de que faz algo de que gosta todos os dias. Se o seu cérebro estiver constantemente atolado em trabalho não tem tempo ou espaço para explorar ideias e conceitos divertidos e criativos. Na verdade alguns hobbies – como jogar jogos de vídeo ou praticar um instrumento musical – podem ajudar a aguçar a mente.
7. Veja, ouça e aprenda
Tente utilizar diversos media ao longo do dia. Leia relatórios, ouça podcasts, veja clipes de vídeo e utilize aplicações sempre que possível. Alterne para utilizar os seus diversos sentidos na recolha de informação. Se estiver aborrecido com a leitura ou cansado de arquivos áudio faça uma pausa e experimente outro tipo de media.