Jayson Demers, que colabora com o inc.com, alerta para sete hábitos prejudiciais que poderão impedi-lo de ganhar mais dinheiro.
Nem todos somos materialistas mas provavelmente todos concordamos que ganhar mais dinheiro é sempre uma boa ideia. É verdade que ter um orçamento rigoroso, cortar nas despesas e economizar pode ajudar a aumentar as finanças pessoais, mas estas estratégias não são nada em comparação com uma grande variável da sua vida – o seu rendimento. Ganhar mais dinheiro torna a vida mais simples.
A maioria das pessoas entende isto mas muitas ignoram os princípios básicos que limitam o seu potencial lucro. Siga os conselhos que se seguem para obter mais rendimento. 7 Hábitos que o impedem de ganhar mais dinheiro:
1. Não negociar
Tudo é negociável. Tal não significa que terá sempre o que quer - mas a verdade é que não terá nada se não pedir.
Vamos considerar as negociações salariais. A primeira oferta que muitos empregadores fazem não corresponde ao nível máximo a que podem chegar. Se você confiar nas suas habilidades e experiência e tiver feito pesquisas para saber o seu valor no mercado, não há razões para não pedir mais. O pior que pode acontecer será ouvir “não” ou receber uma contraoferta – que poderá ser sempre uma melhoria.
Aprendi a nunca aceitar a primeira proposta - mesmo avançando apenas com algo como "Pode ser um pouco mais?". Foi um dos melhores conselhos que já recebi na minha vida.
2. Não investir em si próprio
De acordo com o famoso investidor Warren Buffet "Você é, sem dúvida, o seu maior ativo. Você pode investir em ações, mercado imobiliário ou bens materiais - mas o melhor investimento que pode fazer é em si mesmo".
Você é responsável por ganhar dinheiro e é a pessoa que toma decisões na sua vida. Equipar-se com mais conhecimento, mais habilidades e mais experiências elevará o seu valor - nomeadamente perante futuros empregadores. Você será capaz de tomar decisões muito mais valiosas e de ganhar mais dinheiro.
3. Insistir numa visão limitada
Se você pretende investir em algo não se limite a uma única coisa. É comum em muitas profissões: muitas pessoas perdem horas no escritório, à espera de subir a escada corporativa, ou investem todo o dinheiro que têm na sua nova start-up. Por um lado é admirável, mas a visão em túnel pode interferir com a sua habilidade para ganhar mais dinheiro no longo prazo.
Na verdade, uma estratégia mais segura passa por proteger as suas apostas ao estabelecer múltiplos fluxos de receitas. Nunca conte apenas com uma única fonte de lucro. Se você tem estratégias de reserva, tal como uma propriedade arrendada ou um negócio secundário, os tempos de crise não irão arruiná-lo.
4. Persistir na complacência
Depois de alguns anos de trabalho provavelmente irá notar que está a perder entusiasmo ou motivação. Você será complacente com o que é, com o que faz e com o seu lugar na organização.
A complacência manifesta-se de muitas formas, por exemplo: você pode investir menos tempo e energia no seu trabalho, representando menos valor para a empresa, ou você pode tornar-se complacente com o seu salário e parar de pedir um aumento, apesar de ter ganho mais experiência e habilidades.
5. Fazer apenas o que se espera de si
Os objetivos são importantes para alcançar o sucesso mas também têm um efeito limitador. Tome como exemplo a impressionante distância de uma maratona de corrida: 42 km. É uma distância muito específica e eu diria que a maioria dos corredores de maratona não teriam problemas se o número fosse aumentado para 43 ou 44 km.
Porém, todos param quando chegam aos 42 km pois é esse o alvo. O estabelecimento de metas na vida – quanto à educação, conhecimento, posição ou salário – pode iludi-lo com o "mínimo necessário" que define para si. Esforce-se sempre mais.
6. Envolver-se em excesso de lealdade
Mesmo que você saiba que o seu emprego não garante grandes perspetivas e nunca dará o potencial que procura, você continua a trabalhar por lealdade ao empregador.
É uma decisão muito confortável e não é má – eu considero-me uma pessoa leal e admiro a lealdade dos outros. Porém, se você sacrifica os seus objetivos por lealdade tal poderá prejudicá-lo.
7. Não colocar o dinheiro a render
Assim que acumular algumas economias não deixe o seu dinheiro “apenas” no banco; coloque-o a render. Invista-o em ações, obrigações ou fundos mútuos e comece a colher o rendimento passivo ou utilize o dinheiro para investir na sua educação ou noutras oportunidades. O seu dinheiro pode criar mais dinheiro – não o deixe parado.
Ganhar mais dinheiro é o primeiro passo para acumular riqueza; ganhar dinheiro traz mais dinheiro. Quer o seu objetivo seja pagar uma dívida, quer seja acumular dinheiro suficiente para viver uma vida independente, quer seja subir a escada corporativa, quer seja apenas estar numa melhor posição financeira, primeiro você tem de se livrar destes sete hábitos.
Tal irá ajudá-lo a escolher uma área com um salário potencialmente elevado ou a mover-se para uma área com um salário maior. Estas regras fundamentais servem de base para o seu futuro em termos financeiros.