5 Áreas que não deve sacrificar pelo trabalho
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

São diversos os estudos e estatísticas que mostram que grande parte da população mundial trabalha mais horas do que as devidas – prejudicando diversas áreas da vida pessoal.

Napolean Hill disse uma vez “As grandes realizações geralmente nascem do sacrifício e nunca como resultado do egoísmo”.

Talvez os seus pais lhe tenham dito que tem de se sacrificar para chegar à frente. Muitas pessoas acreditam nisso.

Muitas pessoas continuam a trabalhar depois de saírem do escritório. As estatísticas mostram que cerca de metade dos executivos de topo em empresas de todas as dimensões trabalham mais de 40 horas por semana. Embora possa ser correto o sucesso exigir trabalho – a vida além do trabalho não deve ser sacrificada. Para ser bem sucedido deve garantir que as seguintes áreas da sua vida também recebem atenção.

As cinco áreas que não deve sacrificar:

1. Saúde

Se não tiver saúde não tem nada – logo, tomar conta do corpo deve ser a sua prioridade número um. É fácil deixar o stress diário ocupar o que deve ser o tempo dedicado à saúde. O stress tende a chegar de forma gradual logo pode ser difícil de notar – mas assim que os sintomas chegam são impossíveis de ignorar. Defina uma rotina saudável e mantenha-a de forma consistente. Inclua exercício físico diário, refeições saudáveis e alguma diversão depois do trabalho. Não negligencie os check-ups anuais.

2. Família

O stress e as obrigações profissionais são uma das cinco principais razões por detrás dos divórcios. Quando um ou ambos os cônjuges têm cargos exigentes e abrangentes tal poderá prejudicar o vínculo que originalmente os uniu. Crie horas dedicadas ao trabalho e à família em separado e assim que chegar a casa foque-se na sua família. Deixe os dispositivos eletrónicos de lado e reserve tempo para conversar ou partilhar uma refeição.

3. Interesses

Por vezes permitimos ser identificados pelo trabalho que fazemos no entanto o trabalho deve ser uma percentagem de quem realmente somos e não o todo. Certifique-se de que desenvolve interesses fora do trabalho – como hobbies, desportos, viagens e atividades em família. Mantenha a mente e o corpo ativos. Tal irá ajudá-lo a reduzir o stress e a regressar ao trabalho revigorado.

4. Relações

As relações que constrói devem ser alimentadas para permanecerem ativas e saudáveis. Dedique tempo a ligar ou a enviar um e-mail aos seus clientes-chave ou reserve um dia por semana para desfrutar de um almoço em conjunto.

5. Integridade

Mantenha-se fiel àquilo em que acredita e garanta que as suas ações correspondem às suas crenças. Se alguém lhe pedir que faça algo que comprometa a sua moral e integridade, rejeite e considere se quer manter uma relação com essa pessoa.

É fácil deixar que o trabalho o oprima – difícil é tomar decisões conscientes para garantir uma vida equilibrada. No entanto, vale a pena pela recompensa. Jamais alguém proclamou no leito da morte ter desejado passar mais tempo no trabalho.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar