São inúmeros os livros e artigos sobre Buffett e sobre como acumulou a sua riqueza ao longo dos anos. Hoje, no entanto, focamo-nos no seu tempo livre.
Quando o Oráculo de Omaha fala há pessoas que fazem peregrinações para o ouvir. Na verdade, milhares de acionistas da Berkshire Hathaway migram até à pequena cidade de Omaha, no Nebraska, todos os anos para o ouvir falar sobre investimento.
Se há algum líder empresarial que consegue atrair esse nível de devoção esse líder é Buffett. Praticamente duplicou ou triplicou o seu património líquido a cada década da sua vida e tem hoje 67 mil milhões de dólares. Uma simples ação da sua empresa? Talvez 191,396 dólares. Dá para comprar uma casa.
O que podemos aprender com Warren?
São inúmeros os livros sobre como Buffett acumulou a sua riqueza (a Amazon tem quase 20 páginas de resultados com o seu nome). O número de artigos sobre o mesmo em sites como The Motley Fool, The Wall Street Journal e Business Insider provavelmente rondam os milhares.
No entanto não são muitos os artigos sobre o que Warren Buffett faz no seu tempo livre depois do trabalho.
Não é surpreendente. Na nossa atual cultura de workaholics competitivos a trabalhar até tarde, a agenda de trabalho de Buffett é mais valiosa do que os seus hobbies. No entanto, a sua famosa atitude zen perante a gestão, o investimento e o alcance de milhões pode ser em grande escala atribuída ao seu invejável equilíbrio trabalho-vida.
Seguem-se 5 coisas que Warren Buffett faz todos os dias:
1. Lê 500 páginas
Buffett aconselha “Leia 500 páginas todos os dias. É assim que o conhecimento se acumula, como os juros compostos.”
Buffett estima passar 80% do seu tempo acordado a ler: no trabalho (declarações financeiras e relatórios) e em casa (jornais e livros). Muitos não leem tantas páginas por ano.
“Eu leio e penso – e assim tomo menos decisões impulsivas do que a maioria das pessoas no mundo dos negócios.” Faz sentido. Quanto mais ler, mais informado estará e menos impulsivo será.
2. Faz algum exercício físico
Buffett disse uma vez que o seu segredo para permanecer jovem passa por “comer como uma criança de seis anos”. Tal inclui beber cinco Coca-Colas por dia. “Um quarto de mim é Coca-Cola.” – Admitiu. (Considerando que detém 16 mil milhões de ações da Coca-Cola não estará muito longe da verdade). Também gosta de comer hambúrgueres, bifes e batatas fritas.
Em 2007 (com 77 anos) revelou que o seu médico lhe tinha dado uma escolha simples: “Ou come melhor ou passa a fazer exercício.” Buffett escolheu o exercício – “o menor de dois males”.
A simples mudança de vida parece ter resultado. Depois de ter lutado contra um cancro da próstata em 2015 Buffett tem um aspeto saudável e feliz.
3. É generoso
Seguindo os passos do seu herói – Chuck Feeney (que secretamente lhe deu toda a sua fortuna) – Buffett é um dos maiores filantropos do mundo. A sua Giving Pledge também inclui dezenas de bilionários, incluindo Bill Gates, que atribuíram metade do seu património a causas filantrópicas. Buffett prometeu doar 99% da sua fortuna durante a sua vida.
4. Joga um jogo que exija paciência
Tal como Chuck Feeney Buffett admitiu que gere a sua fortuna – em crescimento constante – como se estivesse a jogar um jogo. Não é surpreendente. Gosta de jogos e costuma jogar “mind games” financeiros.
Também gosta de jogar Bridge (que, tal como o Monopólio, leva bastante tempo para acabar). Na verdade, Buffett gosta tanto de Bridge que por vezes é encontrado a jogar com reformados em Omaha.
“É o melhor exercício intelectual.” – Afirmou. “Está a ver novas situações a cada 10 minutos... O Bridge é sobre ganhos e perdas. Está a fazer cálculos a toda a hora.”
5. Tem um _hobby_ só para se divertir
Para os analistas de Wall Street que normalmente trabalham mais de 100 horas por semana algo tão mundano como um “hobby” é inevitavelmente colocado em banho-maria. Mas Warren gosta dos seus hobbies. Toca ukulele e escreve as suas próprias músicas.
Há vídeos no YouTube de Buffett a cantar sobre a Coca-Cola e a fazer duetos com Bon Jovi.