Como o trabalho de escritório pode prejudicar a sua saúde
Página principal Estilo de Vida

Estar sentado longas horas, fazer más refeições – ou saltar refeições – e trabalhar horas extraordinárias são apenas alguns dos exemplos.

O stress, as longas horas de trabalho e o caráter sedentário do seu emprego de escritório estão a sugar – literalmente – toda a sua energia.

O problema não está apenas nos prazos apertados, nos donuts comidos devido ao stress ou nos colegas a espirrar ao seu redor. Até mesmo o teclado avariado pode deixá-lo doente.

Os perigos de um escritório típico – que se seguem – podem ter impactos reais sobre o seu bem-estar e saúde mental.

Estar sentado o dia todo pode tirar-lhe anos de vida

Estar sentado por períodos longos é terrível para o corpo. As dores são o menor problema – ficar sentado por demasiado tempo pode levar à morte prematura: enfrenta um risco mais elevado de vir a sofrer distúrbios musculares, obesidade, diabetes, cancro, doenças cardíacas – entre outras – mesmo que pratique exercício físico regularmente.

Estar sentado com uma postura relaxada pode conduzir a doenças prolongadas

Se o seu trabalho requer que fique sentado o dia todo é melhor ter um dispositivo que o relembre de melhorar a postura. Senão "estará a contribuir para doenças crónicas e prolongadas – incluindo artrites".

Saltar o pequeno-almoço deixa o seu corpo em stress constante

Está sempre a correr e não tem tempo para tomar a refeição mais importante do dia? Ao fazê-lo constantemente coloca o seu corpo em estado de stress e perturba o seu metabolismo.

As pessoas que não tomam o pequeno-almoço correm maior risco de hipertensão arterial, obesidade e problemas cardíacos em comparação com os que comem regularmente nas primeiras duas horas depois de acordar.

Optar regularmente por fast food ao almoço aumenta o risco de doenças cardíacas

Muitas pessoas optam por almoços menos saudáveis de vez em quando – alguns mais do que outros – mas até mesmo as indulgências ocasionais têm impactos negativos.

Uma porção de fast food normalmente tem o dobro das calorias e contém muita gordura – o que aumenta o risco de doenças cardíacas.

Realizar trajetos longos pode prejudicar o sono e aumentar o colesterol e o risco de depressão

Realizar trajetos de mais de 16 km de carro pode conduzir ao aumento do nível de açúcar no sangue e do colesterol. Também pode aumentar o risco de depressão e ansiedade.

No entanto, viajar em transportes públicos não é necessariamente melhor. Segundo uma pesquisa britânica, os indivíduos que viajam 30 minutos de autocarro têm um menor nível de satisfação em relação à sua vida. Na realidade, nem os ciclistas são imunes aos efeitos prejudiciais das viagens de longa distância.

Participar em reuniões motivacionais pode levá-lo à depressão

Com o intuito de estimular os funcionários quanto à missão da empresa, os empregadores tendem a organizar formações em equipa ou reuniões motivacionais.

No entanto, as pesquisas mostram que forçar as pessoas a sentirem-se positivas em relação a algo com que se sentem inseguras na verdade "enfatiza o quanto estão infelizes" e, finalmente, deixa-as ainda mais deprimidas.

Estar num ambiente fechado, sem circulação de ar, é prejudicial para os seus pulmões

A isto chama-se "síndrome do edifício doente". O ar dentro de um edifício pode estar até 100 vezes mais poluído do que o ar exterior – expondo-o a inúmeros gases e substâncias químicas prejudiciais.

Há poluentes, partículas tóxicas e bactérias perigosas – especialmente nos edifícios que não são bem cuidados.

Estar exposto (em demasia) a impressoras e fotocopiadoras pode levar a doenças pulmonares

As fotocopiadoras tornam-se fontes de ozono se o filtro não for trocado periodicamente – e é possível que mesmo pequenas quantidades possam causar dor e irritação no peito.

Passa-se o mesmo com as impressoras a laser – libertam partículas do toner que podem ficar nos seus pulmões ou na corrente sanguínea, conduzindo a doenças pulmonares, entre outras.

Passar muito tempo com um dispositivo quente no colo pode diminuir a quantidade de esperma

Se você utiliza o seu computador portátil no colo em vez de numa mesa, pode vir a ter problemas de pele devido ao calor – e poderá sofrer outros riscos, particularmente se for homem.

Investigadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que os computadores portáteis podem aumentar a temperatura da bolsa escrotal, fazendo com que a quantidade de esperma dos homens diminua.

Trabalhar mais de 10 horas por dia pode causar um ataque cardíaco

Cientistas europeus concluíram que as pessoas que trabalham 10 horas ou mais por dia têm um risco 60% superior de contrair problemas cardiovasculares – como ataque cardíaco ou angina de peito.

Trabalhar com um mau líder pode aumentar a ansiedade e o risco de ataque cardíaco – ou contribuir para hábitos nocivos

Uma pesquisa sueca citada pelo The Washington Post concluiu que o stress crónico causado por um mau líder relaciona-se com um maior risco de doenças cardíacas – e quanto mais tempo trabalhar para essa pessoa, pior será. Outras consequências: depressão, distúrbio do sono, hipertensão e obesidade.

Trabalhar horas a mais pode causar aumento de peso – e pode aumentar as hormonas do stress

As pessoas que trabalham à noite – como, por exemplo, os programadores – têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, cancro e doenças cardíacas.

Segundo uma pesquisa de cientistas da Universidade de Harvard realizada em 2009, as pessoas que acordam mais tarde mostram um declínio de leptina, hormona responsável pela redução do apetite, e um aumento da hormona cortisol – relacionada com o stress.

Olhar durante longas horas para o ecrã do computador prejudica a vista

Embora os ecrãs dos computadores não libertem radiação, a tensão de olhar para os mesmos por muito tempo pode causar danos à vista – apesar de muitos efeitos serem temporários. Além disso, você pode também sofrer de dores de cabeça.

Trabalhar sem luz solar dificulta a concentração

A luz artificial perturba o seu relógio biológico – deixando-o com sono e inativo.

Uma pesquisa concluiu que os funcionários que não tinham acesso a luz natural no trabalho dormiam, em média, 46 minutos a menos por noite do que os seus colegas com janelas – e o respetivo sono era menos relaxante.

Trabalhar com teclados sujos é perigoso

Os teclados podem conter até cinco vezes mais bactérias do que uma casa de banho e ainda podem incluir bactérias perigosas, como por exemplo a E. coli e coliformes – as duas normalmente associadas a intoxicação alimentar – ou o estafilococo, que causa várias infeções.

Trabalhar em escritórios aumenta a exposição a germes

O seu teclado não é a única fonte de bactérias no escritório. As portas e os botões das torneiras, elevadores e impressoras – bem como os apertos de mão, entre outras coisas – estão repletos de bactérias. Os micróbios estão em toda a parte e alguns podem matá-lo.

Teclar pode levar ao síndrome do túnel cárpico

Teclar ao longo de demasiado tempo pode causar o famoso síndrome do túnel cárpico (CTS) que se manifesta como tensão dolorosa no pulso – que, com tempo, pode causar danos neurológicos permanentes e desgaste dos músculos.

Trabalhar num open space aumenta drasticamente o risco de ficar doente

Segundo uma pesquisa dinamarquesa, o número de pessoas que trabalha neste tipo de escritórios cresceu – bem como o respetivo número de licenças por doença. As pessoas que trabalham nos escritórios em open space estão 62% mais ausentes do trabalho do que os seus colegas em escritórios fechados.

Trabalhar com prazos apertados afeta negativamente a capacidade de aprendizagem e a memória

De acordo com o site Science Daily, você fica stressado quando tem de cumprir um prazo rígido – o que pode afetar a sua aprendizagem e memória. Este tipo de stress a curto prazo pode ser tão prejudicial como o stress que dura semanas ou meses.

Manter o rato do computador no mesmo lugar pode levar a uma lesão muscular crónica

A lesão muscular por esforços repetitivos dos membros superiores ocorre quando os seus tendões se esforçam mais do que deviam durante um longo período de tempo, o que pode surgir da repetição de movimentos ou da pressão prolongada contra superfícies duras.

Abusar da utilização de smartphones pode enfraquecer as suas mãos e pulsos

As pessoas que utilizam os seus smartphones com muita frequência para enviar mensagens de texto ou e-mails estão propensas a fadiga muscular e ao síndrome do polegar.

Os efeitos podem ser muito prejudiciais: a dor chega a atingir o pulso e pode ser debilitante para as mãos.

Utilizar sapatos desconfortáveis pode causar danos na coluna, espasmos musculares e dores de cabeça regulares

Os saltos ajudam as mulheres a sentirem-se mais altas e confiantes, mas também prejudicam o seu corpo de forma surpreendente.

Usar sapatos desconfortáveis pode causar danos na coluna, espasmos musculares e até mesmo dores de cabeça crónicas e enxaquecas.

Por favor, descreva o erro
Fechar