Ler e aprender constantemente – e garantir boas horas de sono – são alguns dos hábitos de Bill Gates.
Como é que Bill Gates se tornou a pessoa mais rica do mundo, com um património líquido de cerca de 80 mil milhões de dólares? Estar no sítio certo com o produto certo no alvorecer da era dos computadores foi a principal razão – mas a sua abordagem em relação ao trabalho e à vida também teve o seu papel. Trata-se de algo que todos podemos seguir.
8 Hábitos altamente eficazes que ajudaram Bill Gates a tornar-se o homem mais rico da terra:
1. Está sempre a aprender
Gates abandonou Harvard – pois, juntamente, com Paul Allen, viu uma janela de oportunidade para começar a sua própria empresa de software. Na verdade, Gates adora aprender e sentava-se muitas vezes em aulas em que não estava inscrito – algo que tinha em comum com Steve Jobs.
2. Lê tudo
O pai de Gates avançou numa entrevista que o filho “se interessava por quase todo o tipo de livros – enciclopédias, ficção científica, entre outros.” Embora os seus pais ficassem entusiasmados com o facto do seu filho ser um leitor ávido tiveram de estabelecer a regra não-se-lê-à-mesa-durante-o-jantar. A paixão pela leitura mantém-se e Gates publica anualmente a sua lista de livros favoritos – lidos no respetivo ano. Ler bastante é um excelente hábito a cultivar – apenas não o faça enquanto janta com a sua família.
3. Dá crédito aos outros
Quando convidado a citar as suas melhores decisões de negócios numa entrevista Gates replicou: “Diria que as minhas melhores decisões se relacionaram com a seleção de pessoas.” Embora tenham tido uma relação complicada avançou que “escolher Paul Allen como parceiro de negócios” se encontrava no topo da lista. É uma boa iniciativa dar crédito às pessoas com quem se trabalha sempre que possível.
4. Confia no seu próprio julgamento
Pode ter uma boa carreira se ouvir as opiniões e previsões de outras pessoas. No entanto, para ter uma carreira excelente como a de Gates ou Jobs, deve ouvir-se em primeiro lugar – mesmo que o resto do mundo diga que está errado. Foi o que aconteceu quando Gates e Allen lançaram a Microsoft. Num discurso, Gates afirmou que a empresa “se baseava numa ideia com a qual ninguém concordava – que os computadores se iam tornar tão poderosos que se iriam converter numa ferramenta em cada secretária, em cada casa.” Todos disseram que estavam errados – mas lançaram-na na mesma. O resto é história.
5. É conservador em relação ao dinheiro
“Quero ter dinheiro suficiente no banco para pagar um ano de salários mesmo que não recebamos quaisquer pagamentos – e sou fiel a esse princípio quase constantemente.” – Avançou numa entrevista em 1998. “Temos quase 10 mil milhões agora, o que é suficiente para o próximo ano”. Quanto dinheiro tem de parte para algum infortúnio?
6. Aprende com os seus erros
Numa entrevista em 2008 Gates atribuiu parte do sucesso da Microsoft à sua capacidade – e também à da sua equipa na liderança – para rapidamente reconhecer um erro, dizer “Isto não está a funcionar” e tentar uma abordagem diferente. Lembra-se do Windows Vista? De certeza que também terá cometido erros ao longo dos anos com os quais pode aprender.
7. Dorme o suficiente
Todos sabemos como é importante dormir. Em vez de se vangloriar de trabalhar até tarde e de viver em privação de sono, Gates garante que dorme sete horas por noite pois afirma não ser capaz de ser criativo de outra forma. É definitivamente um bom hábito – que todos devemos seguir.
8. Concentra-se no que está a fazer
Muitos de nós distraímo-nos facilmente ou envolvemo-nos em diversas tarefas em simultâneo – mesmo sabendo que se trata de algo ineficiente. Gates resiste à tentação do multitasking e concentra-se profundamente quando trabalha em algo. Quanto mais se concentrar no que está a fazer – em vez de vaguear pelo Facebook ou verificar o preço das ações – melhor e mais eficiente será o seu trabalho.
São estes os hábitos que ajudaram Bill Gates a chegar a multi-bilionário. Concorda? Quantos irá tentar adaptar à sua vida?