A forma como começamos o dia poderá determinar o desenvolvimento e desfecho do mesmo. Comece com o pé direito.
Poderá pensar que o seu dia só começa quando chega ao escritório.
A verdade é que a forma como passa cada momento – a partir do segundo em que abre os olhos – importa bastante. Na realidade, são diversos os hábitos matinais que podem contribuir para um dia produtivo e agradável.
Reunimos 9 formas de começar o dia com o pé direito.
Não tem de adotar todos os hábitos de imediato – deve perceber quais destas rotinas funcionam melhor para si/o deixam empolgado para o resto do dia.
1. Acordar cedo
Leia sobre as rotinas matinas de qualquer referência de sucesso e provavelmente irá perceber que a pessoa em questão acorda com o sol – ou até mesmo antes.
Na verdade, muitos executivos acordam antes das 6 da manhã nos dias de semana.
Mesmo que não seja empresário acordar cedo poderá ajudá-lo a avançar na sua carreira. Pesquisas recentes sugerem que os colaboradores que chegam cedo ao escritório são vistos pelos seus chefes como com melhor desempenho do que aqueles que chegam tarde – mesmo que os primeiros a chegar saiam cedo.
2. Esticar-se (ou espreguiçar-se)
Quando o alarme toca o seu impulso é enrolar-se em bola à espera que pare? Será sensato mudar essa rotina.
A primeira coisa que deve fazer quando acorda é esticar o corpo o mais possível. O seu corpo influencia a sua mente – logo, tornar-se “fisicamente grande” irá ajudar a que se sinta mais poderoso, confiante e feliz ao longo do dia.
3. Fazer a cama
Por que razão fazer a cama se irá voltar a desmanchá-la mais tarde?
No livro “The Power of Habit” o jornalista Charles Duhigg explica que fazer a cama é um “hábito chave” que poderá desencadear comportamentos saudáveis e produtivos ao longo do dia. Na verdade, de acordo com Duhigg, as pessoas que fazem as suas camas tendem a “ter uma maior sensação de bem-estar e habilidade para gerir um orçamento”.
Além disso ocupa apenas um ou dois minutos.
4. Meditar
Como o professor budista Ethan Nichtern escreve em “The Road Home” meditar de manhã poderá ajudá-lo a manter-se focado durante o resto do dia.
“Acordamos preocupados com o nosso dia – logo é uma excelente forma de acalmar a mente e ganhar perspetiva.” – Avançou Nichtern.
Nichtern recomenda um processo de quatro passos para aqueles que pretendem meditar:
Escolha o local. Procure um espaço limpo, confortável e calmo onde poderá estar focado e alerta.
Concentre-se. Tire 30 segundos para pensar no que está na sua mente e deixe que tudo se evapore.
Respire. Não o encare como um exercício de respiração mas recorra a uma respiração pacífica e profunda como âncora para a meditação.
Tome consciência dos pensamentos. Foque-se nos seus pensamentos e quando a sua mente se perder certifique-se de que os traz de volta.
5. Fazer exercício
Para alguns de nós a ideia de vestir calças de ginástica antes das 9 da manhã é terrível. A ideia de andar de bicicleta antes das 9? Um pesadelo.
No entanto, pesquisas sugerem que fazer exercício físico de manhã pode ajudar-nos a manter o foco e a ser produtivos. Um estudo de 2013 concluiu que após 15 minutos de cycling, os participantes demonstraram melhor desempenho em tarefas cognitivas do que aqueles que não fizeram exercício.
Além disso, pode retirar o exercício da sua lista de afazeres – antes que compromissos pessoais e profissionais se coloquem no caminho ao final do dia.
6. Tomar o pequeno-almoço
A sua primeira refeição do dia dá início ao seu metabolismo e repõe os níveis de açúcar no sangue para que se possa focar e ser produtivo para o resto do dia. Caso contrário, irá sentir-se irritadiço e terá dificuldade a concentrar-se.
Faça pequenos-almoços fáceis durante os dias de semana – ricos em fibra (recorrendo a aveia) e repletos de proteínas (tomando uns smoothies).
7. Visualizar o dia
Diga a si próprio como é que o dia irá correr.
Investigadores do MIT estudaram as pessoas mais produtivas de uma empresa de recrutamento e concluíram que as mesmas eram obsessivas com a preparação dos dias. Por exemplo: pediam a colegas que as ajudassem a imaginar como é que uma futura conversação ou encontro poderia correr, para estarem mais preparadas quando os eventos tivessem lugar.
Faça desta estratégia um hábito – por exemplo no caminho para o trabalho. Conte a si próprio uma história detalhada sobre o resto do dia.
8. Planear
Resista à tentação de mergulhar na caixa de entrada e comece o seu dia com uma sessão de planeamento.
Coloque a si próprio a seguinte questão: “O dia está a chegar ao fim e estou a deixar o escritório com uma tremenda sensação de realização. O que é que alcancei?”
Divida cada meta numa série de itens de ação específicos e priorize os mais importantes.
Dessa forma saberá exatamente o que precisa de realizar nas próximas horas – e saberá como fazê-lo.
9. Fazer o trabalho mais importante
Psicólogos identificaram recentemente um fenómeno designado como “fadiga da decisão” que explica porque é que é útil fazer o trabalho mais exigente, a nível cognitivo, de manhã.
Temos uma oferta limitada de energia mental e à medida que esgotamos essa energia – a decidir o que vestir e o que almoçar – temos cada vez menos energia para coisas importantes, como a elaboração do relatório de um projeto.
É importante notar que o conceito de fadiga da decisão poderá ser mais diverso do que inicialmente se terá pensado. Se achar que a sua força de vontade é limitada então é provável que se sinta mentalmente exausto no final do dia. No entanto, se achar que a sua força de vontade é ilimitada, poderá sentir-se pronto para enfrentar qualquer desafio que surja.