Saia da sua zona de conforto
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Tudo o que sempre desejou está um passo fora da sua zona de conforto

"Nunca ninguém morreu de desconforto – contudo, viver em nome do conforto já matou mais ideias, mais oportunidades, mais ações e mais possibilidades de evolução do que tudo o resto combinado. O conforto mata!" – T. Harv Eker

Chegou a hora de sair da sua zona de conforto. Tem vindo a hesitar há muito tempo. A recompensa (e as lições aprendidas) valerá, sem dúvida, o risco. Talvez esteja a fazer o mesmo que todas as outras pessoas – a seguir em conformidade com as normas, lidando com a pressão diária – mas não precisa de ser assim.

Ninguém gosta de sair da sua zona de conforto, mas é para lá dessa zona que a magia realmente acontece. É lá que pode crescer, aprender e desenvolver-se de modo a expandir o seu horizonte para lá do seu sonho mais selvagem.

Viver a vida fora da nossa zona de conforto é a única forma de se viver. Ao sentir-se desconfortável, evolui. Ao sentir-se desconfortável lembra-se que não está onde quer estar. O desconforto é o seu guia para encontrar a meta.

As coisas extraordinárias acontecem fora da zona de conforto. Ao obrigar-se a explorar novas áreas terá a oportunidade de definir genuinamente quem é, libertando-se das limitações associadas ao que os outros pensam que deveria ser.

Sabe que está a desafiar os limites quando tenta e falha. Está a lutar contra a mediocridade.

Crescer fora da zona de conforto pode conduzir a maior confiança noutras áreas da sua vida

Um dos maiores benefícios de sair da zona de conforto, em áreas como falar em público ou intensificar a rotina de exercícios, é o facto do crescimento ou progresso conduzirem a maior confiança em quase todas as outras áreas da vida. Esta é uma boa razão pela qual deve ter várias áreas de interesse para explorar.

"A sua zona de conforto mantém-no numa posição muito previsível." – Marla Tabaka

Geralmente sabe exatamente o que vai acontecer quando está na sua zona de conforto. O medo do desconhecido irá mantê-lo preso enquanto lá estiver. Nada é certo. Não pode adivinhar o que irá interromper os seus planos. Mas sabe exatamente o que planeia fazer.

Portanto, o truque aqui passa por deixar as suas expetativas de parte e aceitar os resultados das suas ações. Se recear a vida fora do círculo de conforto assuma riscos moderados.

Se lançar um novo produto, faça-o cautelosamente. Não se precipite arriscando perder tudo. Aposte em algo que esteja disposto a perder. As perdas representarão lições – como tornar o produto melhor ou como comercializá-lo de forma diferente. Esteja ansioso pelo resultado, seja ele qual for. Comemore as pequenas vitórias e cada nova etapa. Mantenha-se motivado.

Muitos continuam a jogar pelo seguro nas suas escolhas diárias.

Se faz o que sempre fez... Irá obter sempre o mesmo

É uma citação na qual deve pensar sempre que a mudança parecer um tiro no escuro. Ninguém disse que seria fácil iniciar um novo projeto, iniciar e manter um novo hábito ou mesmo parar um (aquele no qual tem pensado nos últimos seis meses). Mas a verdade nua e crua é que se não fizer algo significativo acerca disso, não será capaz de mudar.

Ao sair da sua zona de conforto pode mudar a sua visão sobre desafios que esteja a considerar ou ideias que esteja a pensar aplicar.

Eis o que Richard Branson tem a dizer sobre os desafios e a tomada de risco:

"Na Virgin usei duas técnicas para libertar a equipa da velha rotina: quebrar recordes e fazer apostas. Arriscar é uma ótima forma de me testar e de testar o meu grupo – e de forçar os limites enquanto nos divertimos juntos. Um dos grandes benefícios dos desafios na vida profissional passa por aprender a enfrentar os riscos juntamente com a sua equipa..."

O risco ensina-lhe mais sobre si próprio

Quanto mais confortável se sentir com a busca de novas competências, mais consciente se irá tornar daquilo que é capaz de fazer. Nunca saberá até tentar.

Saia da sua zona de conforto – o seu sucesso ou até mesmo a sua evolução provavelmente dependem disso. Se for mais bem-sucedido fora da sua zona de conforto provavelmente vai começar a pensar como fazê-lo mais vezes.

Se não correr bem, terá aprendido como o seu plano não funciona. De qualquer forma, nunca é uma má ideia fazer algo que o assusta um pouco; pode ficar surpreendido ao aproveitar a oportunidade e ver o resultado final.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar