6 Dicas para viajar – mesmo quando está totalmente falido
Angelina Litvin
Página principal Estilo de Vida

Saiba como poupar no alojamento, alimentação ou atividades durante as férias – e viaje muito mais

Pus a minha primeira mochila de viagem às costas no verão de 2003. Mais tarde, essa mochila transformou-se numa mala que foi ficando cada vez mais pequena a cada ano que passava. Ainda viajo a cada dois meses como empresário, mas não por ser financeiramente independente – muito pelo contrário.

O meu desejo de viajar encorajou-me a ser criativo e desenvolvi um rol de dicas que me permite viajar aos preços mais baixos. Aprendi que qualquer pessoa que seja viciada em viajar vai acabar por descobrir uma forma de o fazer, independentemente do estado das suas finanças.

Aqui ficam alguns dos melhores truques para o ajudar a ver o mundo este verão, mesmo que pense que o seu orçamento não estica nem mais um milímetro.

1. Ponha os seus cartões de crédito a trabalhar para si

Independentemente do seu estilo de vida, terá de gastar dinheiro em coisas como mantimentos e contas de eletricidade. Comece a utilizar um cartão de crédito que lhe dê pontos para voos ou em que possa recuperar dinheiro para poder canalizar esses recursos para uma grande viagem. Comece a olhar para as suas despesas diárias como uma forma de aumentar as suas oportunidades de viagem.

2. Seja flexível

Se quiser viajar com um orçamento mais em conta terá de ser mais flexível em relação ao local e à altura do ano que escolhe para viajar. De qualquer maneira a sua lista de viagens já deve ter muitos locais. Receba alertas de voos para poder controlar as melhores oportunidades para os locais que está interessado em visitar.

Existem muitas passagens aéreas baratas à escolha, especialmente se tiver disponibilidade para viajar à última da hora. Não faz sentido nenhum pagar um balúrdio.

3. Trabalhe, trabalhe, trabalhe

Não interessa se dá aulas de inglês, ou de pilates, ou consegue instalar mobília do Ikea como ninguém, existe sempre alguém disposto a pagar-lhe pelo que faz. Envie um e-mail para um hostel ou para pensões que tenham alojamento e faça-os compreender que não contratá-lo poderá vir a ser um dos maiores arrependimentos das suas vidas.

Em alternativa, quando chegar a um país, informe um bed & breakfast de que adoraria fazer uma revisão dos conteúdos do respetivo site em troca de uma noite gratuita.

4. Fique num alojamento barato sem dormir mal

Há várias formas de poupar dinheiro mesmo que não seja muito adepto da experiência de hostels. O Airbnb costuma ter alojamentos centrais a um preço mais reduzido do que os hotéis e muitos sites oferecem promoções de “hotéis secretos”. Isto significa que pode marcar uma estadia num hotel de cinco estrelas a um preço muito mais reduzido, desde que não se importe de só descobrir onde vai ficar depois de pagar.

Outras opções ainda mais baratas passam por falar com amigos de amigos que vivem no estrangeiro e que não se importam de o acolher por algumas noites – diga-lhes que vai munido de cerveja e respeito pelas regras da casa. Existe até um site dedicado ao couchsurfing que o pode ajudar a encontrar alojamentos grátis com pessoas decentes.

5. Poupe na alimentação sem sacrificar o prazer

Provavelmente não faz todas as suas refeições fora de casa quando não está de férias por isso por que razão começar agora? Abasteça-se de muesli e iogurte se tiver um frigorífico, ou caso não tenha, de pão e compotas. Cinco dólares por dia podem não parecer grande coisa, mas se quer fazer das férias de verão um hábito, tem de cortar em tudo o que puder.

Os menus de almoço são muitas vezes o mesmo que ao jantar, no entanto, as refeições têm um preço muito mais reduzido. Pondere comer bem a meio do dia. Para uma experiência cultural divertida e frugal experimente o Cookening, um site que o liga a um local que irá cozinhar para si (e para um grupo de outros viajantes) por um preço acessível.

6. Concentre-se em atividades divertidas e grátis

Algumas atividades de verão são mais caras, contudo, existem sempre imensas alternativas grátis e acessíveis. Pondere visitas noturnas gratuitas a museus, filmes num parque e visitas “pague-o-que-puder”. Pode ainda ter transporte grátis (que antigamente se chamava “pedir boleia”) com a ferramenta de partilha de boleia BlaBlaCar. Participe em festivais ao ar livre. Faça piqueniques no parque. O verão é uma altura do ano fantástica, independentemente de onde estiver ou do que decidir fazer.

Por favor, descreva o erro
Fechar