São apenas necessários segundos para formular uma opinião sobre alguém
Página principal Estilo de Vida

A primeira impressão pode ser mais determinante do que pensa

De acordo com cientistas os 9 aspetos que se seguem são decididos logo nos primeiros segundos quando se conhece alguém. Os psicólogos chamam-lhe thin-slicing ("corte fino" em tradução livre para português). Quando conhece alguém decide tudo sobre o mesmo/a em apenas alguns instantes, desde o estatuto à inteligência.

Se é de confiança

As pessoas tiram conclusões quanto à sua credibilidade num décimo de segundo.

Cientistas da Universidade de Princeton chegaram a essa conclusão ao conceder 100 milissegundos a um grupo de estudantes para os mesmos avaliarem a atratividade, habilidade, amabilidade, agressividade e credibilidade de rostos de atores.

Os membros de outro grupo tiveram liberdade temporal para avaliar as mesmas características. Enquanto o tempo dedicado a considerar algumas das caracterísitcas variou entre ambos os grupos a credibilidade foi avaliada no mesmo período de tempo.

Se tem um estatuto elevado

Uma pesquisa holandesa concluiu que os indivíduos que vestem roupas de marca – Lacoste e Tommy Hilfiger, mais precisamente – são vistos como pessoas com estatuto elevado em comparação com aqueles que não vestem roupas de designers.

"As perceções não dependeram de outras dimensões que poderiam afetar o resultado das interações sociais." – Avançaram os autores da pesquisa.

Se é hetero ou homossexual

É possível perceber a orientação sexual de um homem num vigésimo de segundo – o período de tempo mínimo para reconhecer conscientemente um rosto.

"A perceção rápida e precisa da orientação sexual masculina pode ser apenas mais um sintoma de um mecanismo cognitivo rápido e eficaz para perceber as características dos outros." – Escreveram os autores da pesquisa, Nicholas O. Rule e Nalini Ambady.

Se é inteligente

Uma pesquisa de 2007, realizada por Nora A. Murphy da Universidade Loyola Marymount, concluiu que é importante olhar o respetivo interlocutor nos olhos para determinar a sua inteligência.

"Olhar durante uma conversa é um comportamento-chave." – Escreveu. "Tal relaciona-se significativamente com o QI, é utilizado com sucesso para fins de gestão e contribui para avaliar a inteligência."

Utilizar óculos grossos e falar expressivamente também ajuda.

Se é promíscuo

Uma pesquisa britânica concluiu que as mulheres com tatuagens visíveis são consideradas menos atraentes e mais promíscuas – o que se deve a um preconceito quanto a mulheres com tatuagens.

"No Reino Unido, as tatuagens [de mulheres] são muitas vezes associadas a uma cultura que tipicamente envolve propensão para bebidas alcoólicas, desporto, veículos rápidos e revistas masculinas." – Autores.

Se é dominador

O cabelo rapado não é apenas bonito, é poderoso.

Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia concluiu que "os homens com cabelo rapado são avaliados como mais dominadores do que os homens com cabelo" e que "os homens cujo cabelo foi removido digitalmente foram considerados mais dominadores, mais altos e mais fortes do que os seus 'eus' autênticos.”

Então, se o cabelo começar a crescer… Rape.

Se é bem-sucedido

Se quiser parecer bem-sucedido vista roupa por medida.

No âmbito de uma pesquisa britânico-turca, participantes olharam para fotografias de homens com roupas por medida e roupas pronto-a-vestir por apenas cinco segundos. Os homens com fatos por medida foram avaliados como mais bem-sucedidos.

"Como resultado desta pesquisa, revela-se ser aconselhável para os homens comprar roupas bem-adaptadas pois podem melhorar positivamente a imagem que querem transmitir aos outros." – Escreveram os autores.

Se é capaz de ser promovido

Numa pesquisa canadiana de 2011, estudantes universitários olharam para fotografias de modelos masculinos vestidos com roupas de negócios e casuais. Foi-lhes perguntado qual o desempenho de cada homem no trabalho.

Os resultados foram impressionantes: os homens com roupas sofisticadas pareciam ganhar mais dinheiro e mostrar maior potencial de serem promovidos mais rapidamente.

Se é aventureiro

As pessoas percebem quem você é não só pela sua aparência mas também pela forma como anda.

No âmbito de uma pesquisa, estudantes assistiram a videoclipes de 26 outros estudantes a andar – alguns com passada mais solta e outros com passada mais contida.

Foram necessários apenas alguns passos para formar uma ideia sobre a respectiva personalidade. Os estudantes compararam a passada solta a extroversão e temperamento aventureiro enquanto aqueles que apresentavam uma passada menos livre foram vistos como neuróticos.

Por favor, descreva o erro
Fechar