Shannon Stapleton/Reuters
Página principal Estilo de Vida

Jack Ma teve um percurso peculiar até se tornar fundador e diretor executivo da Alibaba (NYSE: BABA) – gigante de comércio eletrónico

Jack Ma tem 51 anos e um património avaliado em 23,3 mil milhões de dólares.

No entanto, Jack Ma chegou a receber 12 dólares por mês como professor de inglês (e vivia feliz com isso).

As suas conquistas são inacreditáveis tendo em conta o seu início de vida modesto. Ao longo do caminho fracassou mais vezes (e de forma mais espetacular) do que a maioria de nós poderia suportar ao longo de toda a vida.

Seguem-se sete situações que Jack Ma superou, permanecendo otimista (como o seu herói, Forrest Gump).

1. Não desistiu depois de ter reprovado diversos exames da escola

Jack Ma não era bom aluno. De facto, quase não chegou ao ensino secundário.

"Reprovei duas vezes no principal teste da escola primária, três vezes no teste do ensino preparatório e duas vezes no exame de admissão ao ensino secundário."

Porém, surpreendentemente, Jack não está sozinho. Outras grandes mentes – incluindo Albert Einstein, Winston Churchill e Abraham Lincoln (e Forrest Gump) – tiveram problemas com os estudos mas continuaram a lutar para fazer grandes coisas.

2. Teve 1 (em 120) no exame de matemática de admissão ao ensino secundário

Ser reprovado num exame é uma coisa. Acertar em menos de 1% das questões do exame de matemática de admissão ao ensino secundário é algo completamente diferente. E não foi porque não teve tempo de se preparar para o exame. Até hoje, Jack Ma tem dificuldades com a matemática, apesar da Alibaba ser uma empresa tecnológica.

Ma disse:

"Não sou bom a matemática, nunca estudei gestão e ainda não sei ler relatórios de contabilidade."

Porém, Ma nunca precisou de ser bom a matemática para se tornar bilionário – e talvez ainda mais impressionante seja o facto de nunca ter ouvido a palavra "computador" na sua infância.

3. Não se sentiu desencorajado depois de Harvard o ter rejeitado 10 vezes

O que se destaca neste ponto é o facto de Ma ter tentado tantas vezes. Tal mostra que é um modelo de persistência. "O mais importante é ter paciência."

Ma também tentou entrar na Universidade Normal de Hangzhou – onde se tornou professor de inglês.

4. Continuou otimista depois de não ter conseguido 30 empregos

Depois dos estudos candidatou-se a 30 empregos diferentes e foi rejeitado por todos.

Chegou a candidatar-se a agente da polícia. Porém, nem sequer o convidaram para uma entrevista, dizendo apenas: "Você não é bom".

Felizmente, tal como o seu herói favorito Forrest Gump, Jack continuou a correr. "Hoje é difícil. Amanhã é mais difícil. E depois de amanhã será lindo."

5. Foi o único, de 24 candidatos, que não conseguiu emprego no KFC

De 24 candidatos a emprego no KFC 23 foram contratados. Jack Ma foi o único a ser rejeitado. O próprio atribui a rejeição principalmente à falta de boa aparência e baixa estatura.

A sua mulher, Zhang Ying (que se casou com Ma antes do mesmo se ter tornado rico), não se importa com a sua aparência. "Ma Yun não é um homem bonito mas apaixonei-me por ele pois faz muitas coisas que os homens bonitos não podem fazer."

6. Não conseguiu convencer Silicon Valley a investir na Alibaba

Mesmo depois de ter criado a Alibaba, Ma sofreu diversos fracassos. A empresa não foi lucrativa durante os primeiros três anos. No início, a Alibaba expandiu-se rapidamente e quase entrou em colapso quando a bolha "dot-com" explodiu. A certa altura chegou a estar a 18 meses da falência. Jack Ma nota modestamente:

"Eu chamo à Alibaba '1001 erros'."

7. Disse aos 18 parceiros da Alibaba que ninguém se iria tornar chefe executivo

Jack Ma tomou uma das piores decisões financeiras e motivacionais que um CEO pode tomar: disse aos seus 18 parceiros (que contribuíram com 60.000 dólares de capital) que nenhum dos mesmos seria mais do que um gestor. O seu plano passou por contratar gestores profissionais.

Ma nota que este foi o seu maior erro na vida. "A lição que aprendi com os tempos difíceis na Alibaba é que é preciso fazer a equipa ter valor, inovação e visão."

Se ainda não teve sucesso...

Jack Ma é o exemplo clássico do patinho feio que se tornou cisne. Destaca-se, no entanto, que ainda mais impressionante que o seu património fantástico é o seu nível excecional de persistência. É uma prova de que nenhuma série de fracassos (por mais deprimentes que sejam) pode impedir alguém de realizar os seus sonhos. Jack Ma disse:

"Se não desistir ainda tem uma oportunidade. Desistir é o maior fracasso."

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.