Não procuram a (auto-)melhoria constante
O "sucesso" não passa apenas por ter muito dinheiro. Muitas pessoas com muito dinheiro têm vidas infelizes e extremamente desequilibradas.
O sucesso contribui para melhorar quem você é, como vive, como trabalha e com quem se relaciona.
Então, porque é que muitas pessoas nunca serão bem-sucedidas?
Porque é que muitas pessoas não evoluem?
Quanto mais você evolui, mais se foca nas poucas coisas que realmente importam. No entanto, Jim Rohn afirmou: "Muitas pessoas não se dão bem porque se focam em coisas pequenas."
Para ter sucesso, você não pode continuar a conviver com pessoas “falhadas”.
Você não pode continuar a alimentar-se de forma pouco saudável, apesar das escolhas do seu marido ou colegas.
Deve passar os seus dias a desenvolver atividades de alta qualidade.
Quanto mais bem-sucedido se torna – o que inclui encontrar o equilíbrio em algumas coisas essenciais (espirituais, relacionais, financeiras, físicas) na sua vida e eliminar tudo o resto – deixa de poder justificar a baixa qualidade.
Antes de evoluir, pode passar tempo com qualquer um.
Pode comer qualquer coisa.
Pode justificar atividades e comportamentos que são, francamente, medíocres.
No entanto, quando a sua visão para si próprio se expande, você percebe que tem de fazer certos ajustes. Deve reduzir gastos e perdas de tempo com lixo e entretenimento. Tem de poupar mais e investir mais na sua educação e no seu futuro.
Deve tornar-se mais focado. O seu comportamento diário deve rondar a qualidade.
Não se trata de perfeição. Não se trata de estar ocupado o tempo inteiro. Na verdade, o equilíbrio do verdadeiro sucesso envolve aquilo a que Tim Ferriss chama "mini-reforma", um período sabático regular.
Se o seu comportamento diário for constantemente de baixa qualidade, que resultado poderá esperar?
Deve aumentar a qualidade das suas escolhas.
Deve aumentar a qualidade das suas relações.
Cada área da sua vida afeta as restantes. A forma como faz determinada coisa é a forma como faz tudo. É um nível de pensamento que apenas faz sentido para as pessoas que retiraram das suas vidas tudo o que desprezam. Para realmente viver este princípio: a sua vida diária deve estar repleta das coisas que valoriza.
Quando os seus dias estão repletos de núcleos essenciais que significam tudo para si – e você tem sucesso nestas poucas áreas – irá claramente dominar em "todas" as áreas da sua vida. Pois as únicas coisas na sua vida são as coisas que valoriza. O resto é erradicado aos poucos. Está a viver intencionalmente e congruentemente. Tem impulso e equilíbrio. Está a ser quem realmente quer ser, todo o santo dia.
Fazê-lo exige tempo e é extremamente difícil na prática.
Dizer "não" a oportunidades maravilhosas, porém irrelevantes... É difícil.
Desistir de maus hábitos... É difícil.
Expandir a sua visão exige coragem. É fácil regressar a um pensamento pequeno e medíocre.
No entanto, ao viver diariamente de acordo com os seus valores e ideais, começam a acontecer coisas maravilhosas. Vai sentir-se mais feliz. Vai estar mais presente. Vai passar melhor o tempo. Vai seguir sonhos e ambições maiores. Será mais resistente aos desafios. Irá viver uma vida de alta qualidade. E tudo ao seu redor irá refletir isso.
Repetimos as palavras de Jim Rohn: "Muitas pessoas não se dão bem simplesmente porque se focam em coisas pequenas". Por outras palavras, muitas pessoas focam-se demasiado em coisas insignificantes.
Consequentemente, muitas pessoas não terão sucesso. Muitas pessoas não irão progredir.
Porém, você vai. Sabe disto e pode senti-lo. Já começou. E todos os dias está a dar um passo a mais.
Em breve, será exatamente quem sabe que pode ser. Assim que passar este ponto de não retorno, nada o irá parar.