O mundo é um lugar fascinante, cheio de factos estranhos e interessantes que muito provavelmente nunca pensou que fossem verdade
Os utilizadores do Reddit criaram uma coleção de factos verídicos e divertidos sobre a vida. Percorremo-los todos para encontrar os melhores.
Desde uma criatura que consegue sobreviver no vácuo mais agreste do espaço ao estranho desporto do estado de Maryland, está prestes a aprender algo que o vai pôr a pensar duas vezes.
1. Existem mais árvores na Terra do que estrelas na Via Láctea. Enquanto a Via Láctea ostenta 100 mil milhões de estrelas, a Terra ultrapassa esse número com os seus 3 biliões de árvores.
2. O maior organismo vivo é o fungo do mel, um cogumelo gigante que se encontra nas Montanhas Azuis no Oregon e que pode medir até 3.86 km (debaixo da terra).
3. A Miss Piggy dos Marretas e o Yoda do Star Wars foram representados pela mesma pessoa: o ator e marionetista Frank Oz.
4. O exército polaco recrutou um urso durante a Segunda Guerra Mundial. Wojtek, o urso pardo da Síria, acabou por ser promovido ao posto de cabo. Curiosamente, bebia cerveja e fumava cigarros.
5. No Japão, utiliza-se mais papel para criar manga (banda-desenhada japonesa) do que papel higiénico.
6. Desde a altura em que Plutão foi descoberto em 1930 até ter sido desclassificado como planeta em 2006, não completou uma órbita em torno do sol. De facto, o ex-planeta demora 248 anos terrestres a completar uma órbita.
7. A couve-de-folhas, a couve-galega, o kai-lan (ou “brócolos chineses”), a couve-flor, a couve branca, as couves-de-bruxelas e os brócolos vêm todos da mesma planta: a brássica olerácea. São, no entanto, de espécies ou variedades diferentes.
8. A Cleópatra viveu mais perto do tempo da aterragem na Lua do que propriamente do tempo da construção da Grande Pirâmide de Gizé.
9. Uma lagosta boxeadora consegue agitar a sua tenaz tão rápido, que aquece a água à sua volta, criando um raio de luz.
10. O hino nacional de Espanha não tem letra.
11. O mel não se estraga. É possível comer mel com 3000 anos.
12. As pessoas mortas podem ter arrepios.
13. Uma pequena percentagem da televisão estática quando os canais se encontram “sem sinal” é ainda uma “sobra” da radiação do Big Bang. O que vê são efeitos residuais da criação do Universo.
14. O desporto do estado de Maryland é o Justa.
15. Quando respiramos pelo nariz, inalamos sempre mais ar de uma narina do que da outra – e este sistema muda a cada 15 minutos.
16. Se removêssemos todo o espaço vazio dos átomos que compõem todos os seres humanos da Terra, a população mundial caberia toda numa maçã.
17. O mamute ainda existia quando as pirâmides estavam a ser construídas.
18. Existem mais iterações possíveis num jogo de xadrez do que átomos no Universo conhecido.
19. Se conseguisse arranjar uma forma de extrair todo o ouro do núcleo do nosso querido planeta, podia cobrir toda a terra com uma camada de ouro que nos chegaria até aos joelhos.
20. Seriam necessários 1.200.000 mosquitos para sugar todo o sangue de um ser-humano comum, cada um sugando uma vez.
21. A linguagem escrita foi inventada de forma independente pelos egípcios, os sumérios, os chineses e os maias.
22. Para saber quando é a melhor altura para acasalar, uma girafa macho dá continuamente cabeçadas na bexiga de uma girafa fêmea até esta urinar. Depois, o macho prova a urina que o ajuda a saber se a fêmea está em ovulação ou não.
23. Um fotão pode levar 40.000 anos a sair do centro do sol à superfície, mas para chegar à Terra só precisa de 8 minutos.
24. Os ursos-d’água, ou tardígrados, medem normalmente 0,5 mm de comprimento e podem sobreviver praticamente a tudo e em tudo. Até no vácuo do espaço.
25. Basicamente, tudo o que derrete pode ser transformado em vidro. Só precisa de congelar o material derretido antes que as moléculas aí existentes tenham tempo de se realinharem naquilo que eram antes de terem sido derretidas.
26. O pássaro em perigo crítico Kakapo é uma ave com um odor forte e agradável que permite aos predadores localizá-la mais facilmente. Daí estar em perigo crítico.
27. Os irmãos Wright voaram pela primeira vez em 1903. 66 anos mais tarde, o homem aterrou na Lua, no ano de 1969.