Pequenas vilas intocadas pelo turismo e congeladas no tempo a poucas horas de distância
As grandes cidades são sempre um deleite. No entanto, se se afastar das multidões para descobrir pequenos tesouros europeus, irá encontrar a verdadeira cultura dos países. Muitas destas pequenas vilas permaneceram intocadas pelo turismo e congeladas no tempo, o que as torna ainda mais mágicas.
1. Cesky Krumlov, República Checa
O castelo no lado sudoeste da cidade de Cesky Krumlov é um dos locais datados da época medieval na República Checa. A parte antiga da cidade, um autêntico labirinto de ruas entrelaçadas construídas em torno do grande castelo Cesky Krumlov, é considerada património mundial da UNESCO.
2. Colmar, França
Colmar é o terceiro maior município da região da Alsácia no nordeste de França. Muito bem preservada dos estragos do tempo, o seu centro histórico homogéneo é classificado como “área protegida” e há mais de 20 anos que tem beneficiado de uma restauração cuidada e trabalhos de melhorias contínuos. Colmar mantém uma atmosfera de cidade do campo, o que contribui para o seu charme.
3. Kotor, Montenegro
Situada numa belíssima baía na costa de Montenegro, Kotor é uma cidade impregnada de história e tradição, com vistas magníficas. Uma localidade considerada património mundial da UNESCO, esta velha cidade foi construída entre os séculos XII e XIV e está repleta de arquitetura medieval e monumentos históricos.
4. Hallstatt, Áustria
Situada entre as margens do Lago Hallstäter e as enormes montanhas Dachstein, Hallstatt é a aldeia mais antiga e possivelmente a mais fotografada da Áustria. Com casas de cores pastel a tingir a água cristalina do lago de cores cintilantes e rodeada de todos os lados por montanhas tão grandes como torres, a beleza de Hallstatt pode por si só ser o suficiente para garantir a sua fama.
5. Staufen im Breisgau, Alemanha
Este enclave junto à Floresta Negra no sul da Alemanha é o destino ideal para um fim-de-semana de vinhos. Imagine colinas cobertas de socalcos com vinhas, casas em tons pastel e uma câmara municipal com inscrições góticas datadas de 770.
6. Giornico, Suíça
Giornico é um município cuja principal língua é o italiano. Fica situado no distrito de Leventina no cantão de Ticino na Suíça. Desça o vale e chegue a um pequeno rio cruzado por duas pontes em arco de pedra e aos restaurantes geridos por famílias encantadoras.
7. Dinant, Bélgica
Dinant é uma aldeia histórica com uma localização incrível ao longo de impressionantes penhascos perto do cruzamento entre os rios Meuse e Lesse. A região de Dinant é o centro do turismo de Wallonia, com Dinant a servir de centro principal.
8. Mostar, Bósnia-Herzegovina
Mostar é uma cidade e município no sul da Bósnia-Herzegovina. Habitada por 113.169 pessoas, é a cidade mais importante da região Herzegovina, a sua capital cultural e o centro do cantão Herzegovina-Neretva da Federação.
9. Giethoorn, Holanda
Giethoorn fica na província de Overijssel na zona este da Holanda, a poucas horas de Amesterdão. É apelidada de “Veneza Holandesa” pois não existem estradas nesta pequena aldeia mágica.
10. Gruyères, Suíça
Gruyères é uma vila no distrito de Gruyère no cantão de Fribourg na Suíça. A vila histórica de Gryuères, ou Greyerz em alemão, preservou o seu carácter medieval até aos dias de hoje. A antiga residência dos condes situa-se numa colina por cima do rio Saane com um castelo datado do século XIII.
11. Marsaxlokk, Malta
Marsaxlokk é uma tradicional vila piscatória na parte sul de Malta, famosa pelo seu mercado de peixe, barcos coloridos e restaurantes de peixe.
12. Pučišća, Croácia
Pučišća é um município na Croácia, na ilha de Brač, no condado de Split-Dalmácia – repleto de casas antigas de pedra com telhados vermelhos que se erguem agradavelmente junto à baía.
13. Manarola, Itália
Manarola é uma pequena cidade, uma “frazione” (ou fração) do município de Riomaggiore, na província de La Spezia, Liguria, no norte de Itália. Tal como todas as cidades pertencentes à Cinque Terre, Manarola situa-se numa falésia com uma belíssima série de casas coloridas.
14. Bled, Eslovénia
Bled, uma cidade turística no sopé dos Alpes Julianos, localiza-se ao longo do Lago glaciar Bled, um dos lagos mais bonitos da Europa.
15. Annecy, França
Annecy é uma cidade alpina no sudeste de França onde o rio Thiou se encontra com o Lago de Annecy. É conhecida pela sua Vieille Ville (cidade antiga ou parte antiga), com as suas calçadas, os seus canais sinuosos e as suas casas de tons pastel.
16. Albarracín, Espanha
Albarracín é uma aldeia medieval muito bem preservada no norte de Espanha. Depois de descer as avenidas estreitas de Albarracín e as pistas sinuosas, esperam-lhe torres de pedra antigas e castelos e capelas com tonalidades ocre.
17. Rothenburg, Alemanha
Viaje no tempo e explore uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha. Rothenburg foi também o local que serviu de inspiração à Walt Disney para criar os cenários do filme Pinóquio.
18. Lošinj, Croácia
Outra ilha adriática a juntar à sua lista é a Lošinj. É um porto natural rodeado por casas graciosas e ligeiramente gastas pelo ar mediterrâneo e por colinas verdes. Uma verdadeira beleza croata!
19. Qaqortoq, Gronelândia
Qaqortoq, anteriormente conhecida por Julianehåb, é uma cidade no município de Kujalleq no sul da Gronelândia, onde será recebido por uma riqueza de impressões visuais: casas coloridas, esculturas em pedra e ruínas de igrejas.
20. Amiens, França
Amiens é uma cidade e município situada no norte de França, a 120 km a norte da cidade de Paris. O centro da cidade, que foi reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, é complementado por adoráveis espaços verdes ao longo do rio Sommer. Uma encantadora escapadela de fim-de-semana!
21. Ostuni, Itália
Apelidada de Cidade Branca, Ostuni estende-se por três colinas e tem uma catedral como seu elemento principal.
22. Cidade de Luxemburgo, Luxemburgo
Construída entre desfiladeiros profundos cortados pelos rios Alzette e Pétrusse, Luxemburgo é famosa pelas ruínas das suas fortificações medievais. Metade da população desta cidade capital é estrangeira, o que lhe confere uma sensação distintamente cosmopolita.
23. Bibury, Inglaterra
Bibury, aninhada nas colinas orientais de Cotswold, recebeu pela primeira vez o título de “aldeia mais bonita de Inglaterra” do artista e artesão William Morris, e por uma boa razão.