Página principal Estilo de Vida

Com a continuação da globalização o número de pessoas “mais ricas” tende a aumentar

Muitos bilionários desta lista criaram o seu património sozinhos — enquanto outros herdaram fortunas e procuraram aumentá-las. É possível encontrar as mais variadas indústrias na lista que se segue. Leia para saber quem são as pessoas mais ricas de 19 diferentes países do mundo.

19. Dinamarca — Kjeld Kirk Kristiansen, 13,1 mil milhões de dólares. Começamos com o antigo Presidente e CEO da empresa que criou um dos mais populares brinquedos de sempre: Lego. Em criança Kristiansen trabalhou com o seu avô, Ole Kirk Christiansen, para testar os pequenos “tijolos” – e o resto da história já se sabe.

18. Áustria — Dietrich Mateschitz, 13,2 mil milhões de dólares. O cocriador da bebida energética Red Bull, Mateschitz, utilizou a sua grande fortuna para criar a sua própria equipe de corrida de Fórmula 1. Possui um hangar onde mantém a sua coleção de aviões.

17. Rússia — Leonid Mikhelson, 14,4 mil milhões de dólares. Mikhelson é CEO e presidente da empresa de gás Novatek (LSE IOB: Novatek [NVTK]). Começou como capataz numa empresa de construção antes de criar o seu caminho para se tornar o cidadão mais rico da Rússia.

16. Reino Unido — a família Hinduja, 14,5 mil milhões de dólares. A família por detrás do Hinduja Group, conglomerado global sediado em Londres, é a mais rica do Reino Unido. Com lucros anuais de mais de 20 mil milhões de dólares talvez não seja surpreendente.

15. Japão — Tadashi Yanai, 14,6 mil milhões de dólares. Yanai possui a Fast Retailing (TYO: 9983), o que significa que detém a marca de roupa Uniqlo, omnipresente nas principais ruas de lojas do mundo. Yanai afirmou recentemente: "Posso parecer bem-sucedido mas já cometi erros. As pessoas levam os seus fracassos demasiado a sério."

14. Nigéria — Aliko Dangote, 15,4 mil milhões de dólares. O principal negócio do indivíduo mais rico de África são as matérias-primas. Como proprietário do Dangote Group, Dangote tem interesses comerciais em todo o continente. A riqueza está no seu sangue – a sua família também era muito rica.

13. Arábia Saudita — Príncipe Alwaleed Bin Talal Alsaud, 17,3 mil milhões de dólares. O fundador, CEO e acionista maioritário da Kingdom Holding Company (TADAWUL: 4280), Bin Talal Alsaud, também detém uma significativa participação no Citigroup (NYSE: Citigroup [C]) e na 20th Century Fox (NASDAQ: Twenty-First Century Fox [FOXA]).

12. Índia — Mukesh Ambani, 19,3 mil milhões de dólares. Ambani, empresário de petróleo e gás, possui uma participação de 48% na Reliance Industries (NSE: RELIANCE), a segunda mais valiosa empresa da Índia. Vive num prédio de 27 andares que fica “acima” das favelas de Mumbai (ou Bombaim).

11. Suécia — Stefan Persson, 20,8 mil milhões de dólares. Persson substituiu o seu pai como presidente da marca de moda H&M (STO: HM-B) em 1982 — e a empresa está cada vez mais forte.

10. Itália — Maria Franca Fissolo, 22,1 mil milhões de dólares. É difícil acreditar que um creme de chocolate possa valer tanto dinheiro mas o mesmo tornou Maria Franca Fissolo – viúva do criador da Nutella, Michele Ferrero – a pessoa mais rica de Itália.

9. David Thomson, 23,8 mil milhões de dólares. Thomson herdou a posição de presidente da Thomson Corporation depois da morte do seu pai em 2006. No seguimento de fusão com a Reuters, Thomson lidera agora uma das maiores empresas de informação do mundo.

8. Alemanha — Beate Heister e Karl Albrecht Jr., 25,9 mil milhões de dólares. Pode parecer que a rede de supermercados Aldi surgiu “do nada”. No entanto, existe desde que foi fundada por Karl e Theo Albrecht em 1946. Os seus filhos, que ainda presidem a rede, são bastante ricos.

7. Hong Kong — Li Ka-shing, 27,1 mil milhões de dólares. A segunda pessoa mais rica da Ásia, Ka-shing, possui a CK Hutchison Holdings (HKG: 0001) — especialista em transportes, construção (infraestruturas) e venda a varejo de produtos de saúde e beleza. Apesar da sua riqueza, Ka-shing mantém um estilo de vida modesto e é um grande filantropo.

6. Brasil / Suíça — Jorge Paulo Lemann, 27,8 mil milhões de dólares. Lemann nasceu no Rio de Janeiro mas passa a maior parte do seu tempo na Suíça e é o homem mais rico em ambos os países. É um investidor brilhante. Fundou o Banco Garantia a que a Forbes dá o nome de "Goldman Sachs brasileiro".

5. China — Wang Jianlin, 28,7 mil milhões de dólares. Jianlin é o presidente do Dalian Wanda Group, grande grupo de construção civil (propriedades privadas). Está também envolvido no cinema, tendo comprado a operadora de filmes AMC (NYSE: AMC), e possui uma grande parte do AC Milan, time italiano de futebol.

4. França — Liliane Bettencourt, 36,1 mil milhões de dólares. A mulher mais rica do mundo, Bettencourt, herdou o império L'Oréal (EURONEXT PARIS STOCKS: L'Oreal [OR]) em 1957. Apesar do seu estatuto socialite no passado, atualmente evita entrevistas. É ativa como filantropa através da Bettencourt Schueller Foundation.

3. México — Carlos Slim, 60,8 mil milhões de dólares. Slim foi o homem mais rico do mundo entre 2010 e 2013 e este ano terá de se contentar com o título de homem mais rico do México. É o presidente da Telmex, a maior operadora de telemóveis do país, e detém participações em 40% das empresas listadas no mercado de ações do México.

2. Espanha — Amancio Ortega, 67 mil milhões de dólares. A moda é um grande negócio, especialmente se possuir a empresa por detrás da Zara. Ortega, que vive na Galiza, é intensamente fechado. Apenas em 2001, quando a sua empresa se listou na bolsa, passou a aparecer mais vezes. No entanto, é quase impossível conseguir uma entrevista com o mesmo.

1. Estados Unidos — Bill Gates, 75 mil milhões de dólares. A pessoa mais rica dos EUA é a pessoa mais rica do mundo. O cofundador da Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]) demitiu-se do cargo de CEO da empresa em 2000 mas permaneceu como seu presidente. Desde 2006 que assume o papel a tempo parcial. Dedica a maior parte do seu tempo à Bill & Melinda Gates Foundation.

Por favor, descreva o erro
Fechar