Por que razão as pessoas bem-sucedidas vestem a mesma roupa todos os dias
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Barack Obama, Mark Zuckerberg e Steve Jobs são exemplos

Na sociedade atual as roupas que vestimos representam, muitas vezes, a forma como nos retratamos a nós próprios. Podem mostrar aspetos da nossa personalidade — através da criatividade — e também podem representar a nossa forma de pensar.

Quando alguém decide vestir-se "para o sucesso" imagina-se um roupeiro cheio de conjuntos para cada ocasião – para impressionar os outros a cada oportunidade e criar impacto. Afinal de contas, dizem que a aparência importa quando se trata de alcançar sucesso.

No entanto, será que tal realmente significa que precisamos de uma infinidade de roupas?

Cada vez mais pessoas bem-sucedidas confessam ter roupeiros minimalistas – optando por vestir a mesma roupa todos os dias. Enquanto tal pode parecer contraditório face à ideia de "roupa para alcançar sucesso" são diversas as razões pelas quais as pessoas bem-sucedidas optam por essa forma de estar.

1. Representa uma poupança de tempo

Vestir a mesma roupa todos os dias representa poupança de tempo. As nossas rotinas matinais podem definir o quão bem-sucedidos seremos no resto do dia — e muitas vezes não nos damos conta do tempo que passamos a fazer escolhas desnecessárias quando se trata de roupa. Ao eliminar a necessidade de escolher, as pessoas bem-sucedidas ganham mais tempo. Acabam por ter uma rotina matinal mais rápida e eficaz que se estende para o resto do dia e contribui para a sua mentalidade de sucesso.

2. Contribui para uma sensação de segurança

Quando temos uma infinidade de opções tal rouba-nos tempo — para decidir que roupa escolher — e também cria a situação em que temos muitos itens que nem sempre combinam entre si. Ter muitas peças de roupa pode dar-lhe a ilusão de ter diversas opções. Porém, na realidade acabamos a vestir os mesmos conjuntos. Com uma menor quantidade de peças — contudo versáteis e de alta qualidade — diminuímos as nossas escolhas mas temos opções de alta qualidade que irão funcionar sempre.

3. Causa menos stress

Não é só a rotina matinal que sai beneficiada: todo o dia será menos stressante. Quando tem muitas opções tende a questionar as suas escolhas matinais ao longo do dia: pergunta-se se escolheu os sapatos certos, se exagerou ou não na roupa, entre outras. Quando tem uma peça particular — que lhe dá confiança e que serve para várias situações — livra-se desta preocupação. A sua energia foca-se, assim, no sucesso do dia.

4. Elimina decisões

Muitas vezes temos uma imensidão de decisões a tomar em apenas um dia. Sejam importantes ou passageiras, essas decisões podem fazer a diferença entre ter muito e pouco sucesso. Sentir-se perdido entre decisões pode prejudicar a sua sanidade. Não subestime o poder de eliminar uma decisão desnecessária da sua rotina diária! É uma oportunidade para libertar espaço na mente — e que irá ajudá-lo a focar-se nas tarefas mais importantes.

É raro ver Barack Obama que não com o seu fato azul ou cinzento e há uma razão muito específica para tal.

"Já devem ter reparado que visto apenas fatos cinzentos e azuis. Procuro reduzir decisões. Não quero tomar decisões sobre o que comer ou vestir porque já tenho muitas outras decisões a tomar."

Por outras palavras: elimine preocupações. Tal irá ajudá-lo a tomar melhores decisões mais tarde.

5. Exige menos manutenção e organização

Um roupeiro menor representa menor necessidade de manutenção. As pessoas bem-sucedidas gostam de dirigir a sua energia para tarefas importantes — e ter uma grande variedade de roupas significa perder mais tempo com tarefas como lavar, secar e engomar. Além disso, a roupa ocupa espaço valioso. Os nossos pertences podem dizer muito sobre nós, sendo que a desordem e demasiadas “coisas” representam uma mente desorganizada. Libertar espaço de armazenamento irá conduzir a menor necessidade de organização e irá oferecer-lhe uma sensação de espaço tanto no seu roupeiro… Como na sua mente.

6. Elimina despesas desnecessárias

Hoje em dia o consumo material é extremamente elevado — com a atitude de "comprar e deitar fora" — e acabamos por ter muitos itens desnecessários. Passa-se o mesmo com os nossos roupeiros – quantas peças de roupa nunca vestiu ou estão à espera “daquela” ocasião perfeita que nunca acontece?

Iludimo-nos com a ideia de que todas as peças são cruciais e muitas vezes gastamos demasiado dinheiro com roupas de que não precisamos. Ao eliminar algumas peças, mantendo uma coleção minimalista, treinamos a mente para perceber que não precisamos de tantas coisas. O impulso para comprar começa a desaparecer e tornamo-nos mais conscientes da quantidade de "coisas" de que realmente precisamos.

Talvez esteja na altura de ter um roupeiro minimalista?

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar