Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

O verdadeiro sucesso relaciona-se com quem é e com o quão longe chegou

Quando se é ambicioso a sensação de fracasso é inevitável de vez em quando. Ter metas ambiciosas implica inexoravelmente viver os momentos em que a nossa realidade ainda não corresponde a essas expectativas.

Vivemos num mundo que reforça essa sensação. Apesar de não o admitirmos abertamente, no nosso subconsciente bens materiais são sinónimo de sucesso.

É uma pena que nos deixemos enganar por esta lógica, uma vez que sabemos que o hábito não faz o monge.

A maioria das pessoas tem noção que a felicidade é um melhor indicador de prosperidade que a influência, bens materiais ou prestígio. Sabem que o sucesso reside na manutenção de relações saudáveis com amigos e familiares e no gostar do trabalho que se faz.

Porém, a nossa perceção compromete muitas vezes essa ideia de sucesso. É difícil não associar prosperidade a casas grandes, carros caros e amigos influentes. Não importa o que já alcançou, haverá sempre alguém com mais, o que o fará sentir que está a perder a corrida. O problema não está na falta de brinquedos; Está em utilizar os brinquedos como indicadores de êxito.

O verdadeiro sucesso tem a ver com quem é e o quão longe chegou. Se alguma vez achar que não é tão bem sucedido como deveria, talvez esteja a utilizar os critérios de avaliação errados. Às vezes basta relembrar o que já se conquistou. A lista que se segue vai ajudá-lo a fazer exatamente isso.

1. Não se preocupa com o que os outros pensam

Só nos preocupamos com o que os outros possam pensar quando sentimos a necessidade de provar algo. Na mesma linha, é quando deixamos de nos preocupar com os outros que sabemos que “conseguimos” – quando seguimos os nossos próprios princípios, somos verdadeiros e estamos contentes com a vida que levamos.

Saberá que “conseguiu” quando perceber que a opinião dos outros é precisamente isso – uma opinião. Não afeta a realidade de forma alguma. Não muda quem é.

2. Mantém-se positivo

Esperança e otimismo são fatores essenciais para uma vida feliz. Se perde tempo a analisar o que correu mal, torna-se amargo e rancoroso. Quando isso acontece, está a falhar – não importa o que alcançou. Ter realmente êxito significa ver sempre o melhor lado das coisas e acreditar que se tem o poder para mudar até a pior das situações.

3. Sabe que o fracasso não é permanente

Já aprendeu que as únicas pessoas que não falham são aquelas que nada tentam. Quando falha, não se assume automaticamente como um fracasso. Em vez disso, aproveita a oportunidade para aprender algo – e continua com a sua vida.

Se às vezes ainda se debate com isto, saiba que nunca vai saber o que é o verdadeiro sucesso enquanto não aprender com o fracasso. Os seus erros são a pedra basilar do êxito futuro por revelarem quem é quando as coisas correm mal. Os maiores avanços acontecem, normalmente, quando nos sentimos frustrados e “entalados”.

É esta frustração que o vai forçar a ver de forma diferente, a pensar “fora da caixa” e descobrir a solução que tanto ansiava.

4. Mantém a perspetiva

Às vezes acontecem coisas más. Faz parte da vida. Para a maioria de nós, todavia, o nosso pior dia seria considerado “férias” para alguém com problemas sérios – não ter o que comer ou tentar sobreviver a uma guerra civil. Deixar as chaves no carro – até mesmo ser posto de lado numa promoção importante – não é nada quando se aprende a ter perspetiva. Se já domina a arte da perspetiva sobre os seus problemas, considere isso um sucesso significativo.

5. Pede ajuda quando precisa

Recusar pedir ajuda, independentemente das dificuldades que sente, é sinal de imaturidade emocional. Pedir ajuda significa que deixou de sentir que tem algo a provar, ao tentar manter uma fachada de perfeição. Mostra que não tem medo que as pessoas descubram as suas vulnerabilidades e que percebe que ninguém consegue ser bem-sucedido sozinho.

6. Apercebeu-se de que a vida não é um jogo de soma zero

Também não é um sobe-e-desce. Não é por alguém ter êxito que você se torna um fracasso em igual medida. Só não ganhou desta vez. Um indicador seguro de sucesso é ser capaz de celebrar com entusiasmo sincero as vitórias dos outros.

7. Percebe a diferença entre drama e entusiasmo

Lembra-se daquela altura em que as relações estáveis eram aborrecidas e rapidamente se fartava de quem o tratava bem? Se esse tipo de drama é coisa do passado, parabéns. Se prefere estabilidade e intimidade a drama, já leva um avanço considerável.

8. Deixou de ser o centro do universo

Toda a gente conhece pessoas bem-sucedidas que acreditam ser o centro do universo. Este é o seu mundo e nós só fazemos parte do cenário… Certo? Isso não é ter sucesso. O verdadeiro êxito reside na empatia – em compreender que os sentimentos e sonhos do outro são tão importantes como os nossos e que não seremos bem-sucedidos se os ignorarmos.

9. Aceita o que não pode mudar e muda o que pode

Ser pessimista e ser prático são coisas diferentes. Se um furacão vem na nossa direção, não há nada que possamos fazer. A partir do momento em que aceita que o furacão vem aí, pode começar a trabalhar para mitigar o seu efeito.

Se a sua empresa sofrer cortes e for dispensado, todo o tempo que perder em negação ou revoltado atrasa o que vem depois e está ao virar da esquina. Só conseguirá ultrapassar o facto quando começar a explorar as suas opções e a fazer planos para mudar o que pode.

Assumir a responsabilidade por mudar aquilo de que não se gosta na própria vida é um dos maiores indicadores de sucesso.

Um todo coerente

Não faz sentido assumir-se como um fracasso apenas porque podia ter um emprego melhor, uma casa maior ou um carro melhor. O verdadeiro êxito vem de dentro e é completamente independente das circunstâncias.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.