6 Desvantagens de ser extremamente inteligente
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Ser extremamente inteligente tem vantagens e desvantagens, como quase tudo na vida

Provavelmente pensa que a sua vida seria mais fácil, mais feliz e eternamente mais plena se atingisse mais pontos ao nível do QI.

Porém, de acordo com o tópico do Quora "Quando a inteligência se torna uma maldição?", que envolveu mais de 100 respostas, poderá não ser bem assim.

Os usuários escreveram sobre tudo – como as altas expectativas dos outros, por exemplo.

O Business Insider reuniu algumas das respostas mais curiosas e explicou a ciência por detrás das mesmas.

Pensa mais do que sente

Marcus Geduld, usuário do Quora, avançou que geralmente entende bem as suas emoções e fala aos outros sobre as mesmas – no entanto, nunca sente alívio ao expressá-las.

"É um problema comum entre as pessoas inteligentes, especialmente entre as altamente verbais. Usam as palavras como uma cortina de fumo e tal é mais eficaz quando dizem a verdade. As pessoas menos eloquentes tendem a libertar-se fisicamente. Berram, dão socos e pontapés, correm, gritam, choram, dançam, pulam de alegria... Eu explico. E quando acabo de explicar, tudo o que expliquei ainda está preso dentro de mim — e agora com um rótulo".

A observação de Geduld ressalta a distinção entre habilidades cognitivas e emocionais.

Os cientistas não avançam com certeza quanto a se — e como — os dois fatores estão relacionados. No entanto, segundo algumas pesquisas interessantes, uma elevada inteligência emocional compensa baixa habilidade cognitiva, pelo menos no trabalho. Por outras palavras, as pessoas superinteligentes poderão não precisar de habilidades emocionais para resolver problemas.

Os outros esperam, frequentemente, que seja o melhor em tudo

"Espera-se automaticamente que seja o melhor, seja em que for," escreveu Roshna Nazir. "Não tem ninguém com quem conversar sobre as suas fraquezas e inseguranças."

Além disso, entra em pânico com o que aconteceria se não tivesse um bom desempenho.

"Tal torna-o tão cauteloso quanto aos seus erros que às vezes não assume riscos com medo do que possa acontecer se perder," escreveu Saurabh Mehta.

Em um fragmento do artigo "Smart Parenting for Smart Kids" (em tradução livre: uma educação inteligente para crianças inteligentes) divulgado no site PsychologyToday.com, os autores escreveram que os pais tendem a ficar mais ansiosos em relação às conquistas dos seus filhos quando as crianças são inteligentes e já apresentam bons resultados na escola.

Infelizmente, "às vezes, isso pode conduzir a demasiado foco naquilo que fazem em vez daquilo que são."

Pode não conhecer o valor do trabalho árduo

Vários usuários do Quora afirmaram que as pessoas inteligentes sentem que podem atingir determinadas coisas com menos esforço do que os outros. Porém, um QI elevado nem sempre conduz diretamente ao sucesso e as pessoas extremamente inteligentes podem nunca desenvolver a perseverança necessária para ter sucesso.

De acordo com Kent Fung, "A inteligência torna-se um problema quando as pessoas que a têm cedo não precisam de trabalhar tão arduamente para mantê-la. (...) Assim, nunca desenvolvem uma ética de trabalho árduo".

Segundo uma pesquisa, a consciência – ou seja, o quão arduamente precisa de trabalhar – está, de fato, negativamente relacionada com certos tipos de inteligência. Os cientistas supõem que pessoas altamente inteligentes tendam a pensar que não precisam de trabalhar tanto para alcançar o que querem.

As pessoas irritam-se se as corrigir em conversas casuais

Quando sabe que alguém acabou de dizer algo completamente errado, é difícil reprimir o desejo de explicar.

Porém, deve ser extremamente delicado pois as outras pessoas podem ficar envergonhadas e ofendidas com as suas ações – correndo o risco de perder alguns amigos.

Ser inteligente é uma desgraça, diz Raxit Karramreddy, "quando corrige as pessoas a toda a hora ao ponto de as mesmas pararem de se encontrar ou falar com você."

Tende a pensar demais

Um assunto comum neste tópico do Quora relacionou-se com a armadilha de perder demasiado tempo contemplando e analisando.

Por um lado, pode ficar desiludido quando tenta encontrar o significado existencial de cada conceito e experiência. "Percebe como, na verdade, nada importa. Procura respostas e isso te enlouquece," escreve Akash Ladha.

Do ponto de vista prático, a perseverança pode significar que as pessoas inteligentes acham impossível realizar uma escolha. Tirthankar Chakraborty escreve: "A assunção de possíveis ramificações das escolhas, com tendência para analisar demasiado as consequências, leva a que a decisão nunca seja tomada."

Entende o quanto não sabe

Ser superinteligente muitas vezes significa reconhecer os limites da própria inteligência. Por mais que se esforce, nunca será capaz de aprender ou entender tudo.

Segundo Mike Farkas: "A inteligência é uma maldição quando... Quanto mais sabe, mais sente que sabe pouco."

O comentário de Farkas lembra uma pesquisa de Justin Kruger e David Dunning. Os mesmos chegaram à conclusão de que quanto mais inteligente se é, mais se subestima as habilidades cognitivas – e o contrário também.

Em uma experiência, por exemplo, estudantes que tinham acertado a menos respostas em um teste sobrestimaram o número de questões que responderam corretamente em aproximadamente 50%.

Entretanto, os que acertaram mais respostas subestimaram o número.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar