11 Erros que o impedem de ganhar o seu primeiro milhão
Página principal Estilo de Vida, Finanças pessoais, Desenvolvimento pessoal

A boa notícia? Está sempre na hora de mudar

Tornar-se milionário não é um objetivo tão distante como pode parecer. Com dedicação, paciência e foco é algo totalmente alcançável. A parte mais difícil? Ganhar o primeiro milhão. Depois disso, tudo fica mais fácil. Porque é tão difícil ganhar o primeiro milhão? São muitas as pessoas que se aproximam desse feito. No entanto, nunca chegam a o alcançar pelos erros que se seguem.

1. Não pensar de forma certa

Como concluiu Napoleon Hill no seu livro de 1937, "Pense e enriqueça", os indivíduos ricos pensam de forma diferente das pessoas comuns. Depois de entrevistar 1.200 indivíduos ricos, o milionário Steve Siebold – que construiu o seu património sozinho – concordou com as conclusões de Hill:

Os indivíduos mais ricos:

  • Acreditam que a pobreza é a raiz de todos os males.
  • Sabem que o egoísmo pode ser uma virtude.
  • Agem.
  • Adquirem conhecimento específico.
  • Sonham com o futuro.
  • Seguem a sua paixão.
  • Desfrutam de desafios.
  • Recorrem a fundos de outras pessoas.
  • Focam-se em ganhar em vez de poupar.
  • Sabem quando assumir riscos.

Em suma: pretende tornar-se milionário? Comece por mudar a forma como encara o dinheiro e o sucesso.

2. Preocupar-se demasiadamente com a perfeição

Esta é uma das lições mais importantes e valiosas que pode aprender na vida – nada é perfeito. Quanto mais cedo o aceitar, mais cedo poderá seguir em frente, em vez de estar parado no mesmo lugar.

Se estiver começando um negócio, quanto mais tempo passar aperfeiçoando o seu produto ou serviço, mais tempo os seus rivais têm para ocupar o seu lugar no mercado e "roubar" os seus potenciais clientes. Não hesite em experimentar. Entre no mercado o quanto antes. Pode consertar deslizes mais tarde, quando já estiver obtendo lucros.

3. Gastar tudo o que recebe

Quando se recebe o primeiro lucro de seis dígitos existe sempre a tentação de comprar um carro de luxo. Acontece que as pessoas ricas sabem viver abaixo da sua capacidade — em vez de gastarem tudo o que acabaram de ganhar. Muitas pessoas ricas, como por exemplo Warren Buffett, vivem em casas modestas e dirigem carros simples.

4. Criar expectativas pouco realistas

Apesar de pensarem em grande os indivíduos ricos criam expectativas realistas. Sabem que não se tornarão milionários do dia para a noite. Trata-se de algo que exige trabalho árduo e paciência.

10 Truques mentais que diferenciam os bilionários

Qualquer corredor de maratona confirma que não se correm 42 km sem o treino e saúde apropriados. Reavalie o progresso que já fez e o que vai fazer adiante.

5. Seguir cegamente os outros

Pode ser incrivelmente útil procurar mentores ou ler frases sábias dos que já se tornaram ricos. Acontece que o que funcionou para essas pessoas pode não funcionar para si. Abrir uma empresa como a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) ou a Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]), por exemplo, pode não dar certo hoje em dia. Então, repetir passo por passo tudo o que tornou Jobs e Gates bem-sucedidos não irá ajudar o seu serviço de limpeza.

Descubra o que funciona para você e para o seu negócio e como pode ser bem-sucedido na respetiva indústria.

6. Depender demasiado de cartões de crédito

Os cartões de crédito podem ser úteis se precisar de melhorar o seu histórico de crédito ou de investir no seu negócio – desde que saiba como usá-los. É incrivelmente fácil endividar-se com cartões de crédito. Isso significa que em vez de fazer investimentos inteligentes estará ocupado pagando faturas do seu cartão de crédito — com altas taxas de juro.

7. Não fazer planos para o longo prazo

Os indivíduos mais ricos têm capacidade para olhar para o futuro e planejar. Sabem onde querem ir e qual o preço do sucesso. Isso permite que prevejam quaisquer obstáculos e criem um plano para lidar com desafios.

Guia para jovens: como ganhar dinheiro investindo em imóveis

Se estiver a começar um negócio deverá ter um plano para o longo prazo que envolva uma estratégia para atrair e manter clientes e consumidores — e que defina como se distingue dos seus concorrentes.

8. Perder tempo com pessoas erradas

Os indivíduos mais ricos não perdem tempo com as pessoas erradas. Estamos falando de pessimistas e de pessoas negativas que dizem que não conseguirá concretizar os seus sonhos — ou das pessoas que usam o seu sucesso em seu proveito.

Os mais ricos passam tempo com pessoas de boa vontade — determinadas, entusiasmadas e otimistas.

9. Fazer tudo sozinho

Apesar de exercer vários papéis e ser o "homem dos sete ofícios" é impossível fazer tudo sozinho. Vamos supor que acabou de lançar uma start-up. Precisa contratar indivíduos talentosos que melhorem as suas capacidades e compensem os seus pontos fracos.

10 Dicas para criar a vida dos seus sonhos

Aprenda a delegar tarefas que não domina. É um segredo pouco revelado pelos empresários de sucesso — porém, é essencial se quiser que o seu negócio cresça.

10. Não estar no lugar certo no momento certo

Quer se trate de fazer um investimento ou de começar um negócio a programação e a localização contam muito.

Tome como exemplo Ryan Graves que em 2010 escreveu a Travis Kalanick, no Twitter: "contrate-me : )". Graves tornou-se o primeiro funcionário da Uber e mais tarde chefe das operações globais da empresa. Conta, alegadamente, com um patrimônio de 1,4 bilhões de dólares.

Em vez de sonhar acordado, aproveite as oportunidades que estão na sua frente.

11. Não acreditar em si mesmo

O que mais o impede de se tornar bem-sucedido? Provavelmente o fato de não acreditar em si mesmo. Em vez de refletir sobre cada movimento que faz, confie na sua intuição.

Dale Carnegi disse: "A ausência de ação gera dúvidas e medos. A ação gera confiança e coragem. Se quiser vencer o medo, não fique em casa pensando nele. Saia e mantenha-se ocupado".

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar