O que se encontra por detrás de grandes conquistas?
As conquistas fantásticas com as quais as pessoas muito bem-sucedidas nos surpreendem não são resultado de coincidências ou sorte. Embora as razões de todas essas vitórias sejam bem conhecidas e tenham sido analisadas milhares de vezes, há mais algumas explicações para os desempenhos excelentes.
Além de serem resultado de forte empenho, dedicação e persistência as grandes conquistas são alcançadas graças a hábitos e abordagens fora do comum.
O mérito das pessoas extremamente bem-sucedidas é qualitativamente diferente pois os seus autores fazem coisas regulares de forma diferente. Assumem um tipo de pensamento que permite que cumpram tarefas de forma mais eficaz e alcancem os seus objetivos mais rapidamente.
1. Não são demasiado realistas
As massas são chatas e sérias, enquanto os indivíduos afortunados ainda veem o mundo com olhos de criança. Não duvidam de ideias só porque parecem irrealistas ou fantásticas. Pelo contrário, percebem-nas como algo atraente e não veem nada de errado em serem estranhas. As pessoas extraordinárias acreditam no impossível e parecem ser grandes fãs de inovações. Preferem experimentar uma ideia esquisita para ver se funciona a desistir sem tentar.
2. Passam mais tempo sozinhas
Lugares barulhentos e multidões ruidosas não combinam com produtividade. Para escapar, as pessoas bem-sucedidas entram na "zona solitária" – hora e lugar onde ninguém as pode interromper do que querem fazer. É onde o trabalho é realmente feito. Os que dominam esta habilidade podem permanecer na zona solitária durante horas, produzindo resultados de altíssima qualidade. Esta prática é crucial pois possibilita a ponderação de novas ideias, a análise de experiências antigas, a priorização de tarefas e o planejamento de novos passos de forma mais eficiente.
3. Focam-se nos resultados
Antes de se assumir um compromisso é necessário definir onde se quer chegar. Depois de visualizados os resultados a alcançar, as pessoas bem-sucedidas sabem exatamente o que precisam fazer para atingir os seus objetivos. Isto permite que se foquem, sem se distraírem com assuntos triviais. Vão em direção ao objetivo desejado passando por pontos nos quais estão interessadas.
4. Não se queixam
Qualquer pessoa já se sentiu, pelo menos uma vez na vida, frustrada com exigências, direções inconstantes e injustiças. É natural, não é algo incomum, faz parte da vida. Porém, os indivíduos extraordinários não se queixam da injustiça de determinada situação ou de como as coisas estão muito melhores em outro lugar. Não são escravos do prazer. Não evitam o desconforto ou a dor. Aprendem a transformarem-se em alicerces mais fortes para novas conquistas.
5. Fazem o que importa
A arte de seguir em frente em direção às aspirações desejadas a um ritmo acelerado depende da capacidade de foco. Em vez de fazerem corretamente algumas coisas aleatórias, fazem apenas coisas certas. Toda a energia que têm segue na direção certa. O tempo é um recurso demasiado precioso para ser desperdiçado com atividades que não levam ao progresso. A atenção é crucial. A atenção em relação às coisas que importam é a chave do sucesso.
6. Veem oportunidades em vez de riscos
A maioria das pessoas dirige sempre a sua atenção para as dificuldades que podem ocorrer no caminho de novas conquistas. Já as pessoas bem-sucedidas consideram, em primeiro lugar, as oportunidades. Focam-se no que pode ser atingido através das ações certas. Apenas depois avaliam as possíveis dificuldades e questões que podem surgir. Esta técnica faz com que aceitem desafios sem demasiadas preocupações e ansiedade.
7. Não adiam
Quando veem uma oportunidade, agem. As pessoas bem-sucedidas são bem-sucedidas pois agem. Sabem que no início de cada história de sucesso está a decisão de agir. Meras ações são o início de tudo. Logo, adiar é tido como inimigo de qualquer progresso. Assim que a ideia surge, ela tem que ser esboçada, comprovada e realizada.
A excelência atinge-se com ações consistentes. Porém, às vezes não são tão ordinárias como parecem. As pessoas muito bem-sucedidas inventaram as suas próprias abordagens, frente aos negócios e à vida, que permitem que celebrem grandes vitórias.
O bom desta história? Todo mundo pode aplicar estes hábitos, usando-os em seu proveito.