5 Coisas simples que pode fazer para ser feliz
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Saiba como alcançar um estado de felicidade (mais) constante

Imagine. Vive numa ilha tropical. Acorda à hora que quer e faz o que quer. Da sua varanda tudo o que vê é o oceano e os seus pés. Ah, a vida de um jovem reformado.

Todos queremos ser felizes. Mas até alcançarmos a felicidade vivemos estressados, nomeadamente com o trabalho.

O sonho não parece possível sem ganhar a loteria ou sem a ligação de um tio rico no leito da morte. Mas qual a graça da vida se não estamos felizes com ela?

A boa notícia é que pode acrescentar felicidade à sua vida agora. Algumas atividades que produzem serotonina podem reduzir o stress e tornar mais fácil a espera [pela felicidade]. Seguem-se cinco coisas ridiculamente fáceis de fazer todos os dias que irão deixá-lo feliz.

1. Pronunciar afirmações diárias

Já ouviu as notícias más do dia? Se não, não prestou atenção. O pessimismo da mídia e até mesmo dos seus próprios amigos conseguem derrubar você. Como fazer para se levantar? Profira algo positivo.

Em que acredita em relação a si próprio? É forte? É competente? É determinado apesar dos obstáculos? Quando faz afirmações em voz alta, tal afeta as suas emoções.

Cria uma sensação de confiança ou de felicidade. Pode parecer absurdo à primeira vista mas porque não experimenta? Escreva as suas afirmações e comece o dia com pelo menos 20. Afirmações positivas por vezes irritam as pessoas negativas. Se isso acontecer, diga-as ainda mais alto. Mais felicidade.

2. Dar

Dar é uma das ações mais poderosas de sempre para a criação de felicidade. No entanto, isto não significa que tem de dar notas de cem reais a todos até a sua conta bancária ficar vazia. Isto irá criar felicidade... Mas não a sua. Em vez disso, “ofereça” pequenos atos de filantropia.

Ofereça uma palavra de incentivo a um amigo, ajude quando necessário, dê uma gorjeta louca à garçonete ou ofereça um café-surpresa a um colega – todas estas coisas podem criar uma agradável sensação de altruísmo. No seu artigo "How Giving Makes Us Happy" (em tradução livre "Como dar nos torna mais felizes"), no blog World of Psychology, Theresa J. Borchard explica que é a experiência pessoal de benevolência que gera maior alegria quando estimulamos uma conexão social.

3. Cumprir algo cedo

No final do dia pensa no que atingiu? Para combater a desconfortável sensação corrosiva, planeje na véspera o que deve cumprir no dia seguinte.

O que está determinado a fazer? Escrever um relatório, terminar aquele artigo, passear um quilômetro pelo bairro. Depois das afirmações, esqueça tudo e faça. O resto do dia será baseado na sensação de dever cumprido. Ficará bastante feliz.

4. Fazer uma pausa com chocolate preto

De acordo com um artigo de Cynthia Sass na revista Health "6 Foods That Can Make You Happier" (em tradução livre, "6 Alimentos que o deixarão mais feliz"), o chocolate amargo leva os vasos sanguíneos a relaxar, o que diminui a pressão arterial e melhora a circulação. Também contém magnésio, um mineral que ajuda a aliviar o cansaço e a depressão. Como se não bastasse, o chocolate preto proporciona ainda uma sensação de euforia.

5. Desistir

Dizem que ninguém gosta de quem desiste. Isto pode ser verdade em desportos de equipe. No entanto, no dia a dia, abandonar é vital. Na verdade, haverá sempre tarefas para fazer mas chega uma altura em que tem que parar.

É claro que se não cumprir todos os compromissos o trabalho estará à sua espera no dia seguinte. No entanto, ir embora a uma certa hora dá à sua mente espaço para parar. Também deixa espaço para pequenas coisas da vida, como falar com a sua mulher ou passar tempo com os seus filhos.

Uma das chaves para uma vida feliz? Ser proativo em relação ao seu próprio bem-estar pois ninguém o fará por você.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar