A opinião de Chris Myers, que colabora com o forbes.com
Como seres humanos temos tendência para confundir um tom elevado de voz com confiança. As pessoas extrovertidas têm, muitas vezes, maior facilidade em chegar ao topo de uma organização. Porém, os traços e comportamentos frequentemente associados aos mais introvertidos são aqueles que diferenciam líderes bem-sucedidos dos restantes.
A chave para líderes introvertidos passa por pegarem em aspetos nos quais são naturalmente bons – pensamento profundo, empatia e capacidade para ouvir – e aumentarem estas habilidades com uma dose estratégica de extroversão. Se for capaz de atingir o equilíbrio certo, irá desenvolver um estilo de liderança totalmente adequado ao trabalho moderno.
Ouça e seja solidário
Os líderes introvertidos estão geralmente mais disponíveis para ouvir e para serem solidários com quem interagem. Esta aptidão, claro, é uma habilidade inestimável no trabalho moderno.
Ao trabalhar como CEO durante seis anos, descobri que cada história tem, quase sempre, mais do que se pode ver. É tentador e, na verdade, mais fácil enfrentar um problema pelo seu valor aparente – e tomar uma decisão simples. Uma resposta conveniente ao fraco desempenho de um membro da equipe poderá ser, por exemplo, dizer que precisa "se animar e fazer o seu trabalho".
No entanto, esta atitude pode facilmente levar a uma cultura corporativa tensa – com alta rotatividade. Em vez disso, será melhor escutar e expressar empatia para com as pessoas em questão. Assuntos como o fraco desempenho, entre outros, resultam muitas vezes da falta de comunicação, de objetivos pouco claros ou de cenários fora do controle da pessoa em questão. Não é sempre o caso, mas os bons líderes analisam todas as opções antes de chegar a uma conclusão.
Todos lidamos com pessoas que fazem primeiro e pensam depois. Pode ser difícil trabalhar com este tipo de pessoas pois não tomam em conta detalhes da situação e agem a partir de uma posição de força.
Quando estas pessoas conseguem ocupar posições de liderança, a equipe com a qual trabalham perde, muitas vezes, o respeito por elas. Isso leva a um ciclo desastroso de frustração, resultados fracos e alta rotatividade.
Os líderes introvertidos, por outro lado, podem prosperar onde estas pessoas fracassam. Em vez de fazerem antes de pensarem, os líderes introvertidos tendem a pensar profundamente sobre um dado cenário antes de agir. Ao contemplarem as complexidades de uma situação, os introvertidos encontram-se melhor preparados para comunicar com a sua equipe e gerar resultados positivos.
Contudo, a chave passa por encontrar uma forma de agir depois de considerados todos os aspetos da situação. Uma tendência para a introversão não é uma desculpa para se ser passivo. Os líderes devem ser capazes de pensar profundamente mas também de agir quando for altura de agir.
Lembre-se: um leve toque pode mover montanhas
Em vez de forçarem os outros a produzirem o resultado esperado, os líderes introvertidos recorrem a várias ferramentas e abordagens para diferentes situações, o que permite que encontrem o caminho certo para cada um.
Se já leu as fábulas de Esopo provavelmente já encontrou a do sol e do vento. Neste conto, o sol e o vento entram numa competição para ver quem é o mais forte. Decidem ver quem levará um viajante a tirar o casaco.
Quanto mais o vento soprou, mais o homem fechou o seu casaco na tentativa de se manter quente. Porém, quando o sol brilhou, o viajante ficou com calor e tirou o casaco. A moral da história é que por vezes um ligeiro toque é muito mais eficaz que uma medida agressiva.
Aplica-se o mesmo a líderes introvertidos. Quando se tem um martelo na mão, todos os problemas parecem ser um prego. Os líderes que sabem pensar profundamente e agir de forma inteligente encontram formas únicas e menos agressivas de obter o resultado desejado.
Encontre o equilíbrio
Nada na vida é tão linear e claro como gostaríamos que fosse. Os introvertidos e extrovertidos não vêm em caixas bem-definidas. Em vez disso, encontram-se num espectro que é único para cada um.
Os introvertidos possuem habilidades e características que são vistas como qualidades dos melhores líderes. Para alcançar o sucesso, os introvertidos devem aprender a combinar as suas habilidades naturais com a capacidade de promover mudança e mover montanhas.