5 Dicas para desenvolver a sua carreira
Página principal Estilo de Vida

A formação académica e a experiência não garantem sucesso – mas a sua atitude e hábitos sim

O sucesso profissional depende de muitos fatores. A formação importa – talvez não tanto como possa pensar mas sim, um diploma no seu ramo pode ser um ponto de partida para o progresso. A experiência importa – mas pode surgir apenas depois de anos de dedicação. O talento também importa – no entanto, independentemente das habilidades (que se desenvolvem com experiência), muitos talentos são inatos, ou seja, são uma tendência natural para se dar melhor em certas áreas. A sua rede de contatos importa – contudo, não pode controlar aqueles com quem interage. E finalmente, a sorte importa. Pelo menos uma parte do seu sucesso profissional depende do fator sorte.

São, assim, poucas as coisas que podemos controlar? Na realidade, nenhuma destas coisas interessa se negligenciar as que se seguem:

1. Atitude positiva

A conversa da "atitude positiva" pode parecer disparatada. Existe, afinal, alguma pessoa que tenha alcançado sucesso apenas porque tinha pensamentos positivos? Claro que não. Porém, quase todos os empresários ou profissionais bem-sucedidos tiveram pelo menos um grande obstáculo no caminho que quase os atrapalhou. Diante desse obstáculo, permaneceram positivos. Tal causou ação em vez de submissão, o que os levou a subirem ao topo.

Como Jack Ma superou 7 grandes fracassos

O pensamento positivo não ajuda só nos tempos difíceis. Pesquisas mostram que um monólogo positivo pode reduzir significativamente o nível de stress, garantindo-lhe saúde física e mental e maior capacidade para desempenho máximo. Na realidade, não há pessoas naturalmente positivas ou negativas – os seus pensamentos e o seu monólogo interno podem ser controlados com prática, o que significa que a atitude positiva é algo que pode e deve agarrar.

2. Hábitos constantes

Os nossos hábitos tornam-nos quem somos. Com o tempo, as nossas ações repetitivas tornam-se automáticas, ou a nossa segunda natureza. Quanto mais velhos somos mais difícil é romper este ciclo. Os maus hábitos, como voltar a dormir depois do despertador tocar ou trabalhar sem pausas, podem destrui-lo. Porém, os hábitos positivos podem levá-lo ao sucesso.

13 maus hábitos que o impedem de ser produtivo

Embora muitos hábitos se transformem, inconscientemente, em atos naturais é possível criar hábitos contínuos. A chave para a criação destes hábitos é a consistência – se quiser começar a fazer algo todos os dias deve forçar-se a si próprio a começar a fazê-lo diariamente, não permitindo deslizes nas primeiras semanas. Depois de algumas rodadas de esforços contínuos, tudo irá se tornar mais fácil. Acabar com maus hábitos poderá ser mais difícil – porém, está totalmente ao seu alcance.

3. Objetivos

Apesar do seu cargo profissional poder ter objetivos (da empresa) que regulem as suas ações, os seus objetivos profissionais estão completamente sob o seu controle. Ao criar objetivos demasiado elevados nunca será capaz de progresso significativo. Ao criar objetivos demasiado fáceis nunca irá alcançar o seu potencial real.

Um bom objetivo deve deter cinco qualidades-chave: deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e definido no tempo. Além disso, deve criar objetivos em múltiplas escalas: objetivos amplos e flexíveis para o longo prazo, com pormenores quanto aos seus planos para o longo prazo; objetivos menores e imediatos, que poderão levá-lo mais longe; e objetivos médios, como etapas.

4. Planos táticos

Os objetivos são bons para aprimorar os desejos e definir o tom para a sua carreira. No entanto, sem um plano sólido de execução, os desejos são apenas sonhos ingênuos. Como uma extensão dos seus objetivos deve aprender a criar planos táticos que descrevam em detalhe como irá atingir esses objetivos. Um plano de ação. Uma estratégia.

10 Dicas para criar a vida dos seus sonhos

Isso pode incluir uma lista de tarefas que deve cumprir antes de alcançar determinado objetivo, uma série de estratégias que irá usar para o alcançar, bem como uma lista de pré-requisitos que deve deter antes de se mover para a fase seguinte do seu plano. Se está tendo problemas a criar um plano poderá precisar de fazer pesquisa adicional antes de avançar.

5. Ambiente saudável

Como seres humanos somos muitas vezes produto do ambiente que nos circunda e no mundo profissional não é diferente. Se a sua secretária estiver desorganizada, a sua mente também poderá estar. Se trabalha em um ambiente barulhento e cheio de distrações, nunca será capaz de se concentrar. Se estiver rodeado de pessoas negativas, apáticas e totalmente preguiçosas, nunca será capaz de estimular a si mesmo a atingir os seus objetivos. Se estiver trabalhando em uma empresa que não reconhece o trabalho árduo, nunca será capaz de progredir.

Os 4 tipos de pessoas que o ajudarão a alcançar o sucesso

Crie o seu próprio ambiente para maximizar as suas possibilidades de atingir sucesso, mesmo que isso signifique seguir para uma oportunidade melhor. Cerque-se do tipo de pessoas que poderão contribuir para o seu sucesso e estruture o seu ambiente de trabalho de modo a ser o mais produtivo possível.

Quando começar a perseguir estes princípios, constantemente e com dedicação, verá que irá gravitar naturalmente em direção ao sucesso. Com uma forte visão e a atitude e ambiente certos para combater os obstáculos, não haverá nada que o irá impedir de atingir os seus objetivos.

Por favor, descreva o erro
Fechar