Página principal Estilo de Vida

Ser milionário pode parecer um sonho inalcançável. Na realidade porém, é muito mais comum que o que pensamos e perfeitamente possível quando a nossa cabeça funciona como a de um milionário.

Seguem-se 20 sinais, compilados depois de observar vários amigos, que indicam que você está predestinado a ser bem-sucedido.

1. Começou a ganhar dinheiro cedo

Um dos traços mais comuns entre os mais ricos é terem começado a ganhar dinheiro quando ainda eram crianças. Por exemplo, aos 12 anos Mark Cuban vendia sacos do lixo porta a porta, Warren Buffet vendia chicletes aos vizinhos quando tinha 6 anos, e Richard Branson fez criação de periquitos para vender como animais de estimação aos 11.

Ter este espírito empreendedor quando se é novo é um indicador sólido de que será milionário, dado que estas pessoas estão sempre em busca de novas oportunidades de fazer dinheiro.

2. É um perfecionista

Por acaso fazia parte daquele grupo, na escola, que não ficava satisfeito com notas abaixo da classificação máxima? Um milionário tem grandes aspirações. Não se contenta com um milhão. Quer 10 milhões.

3. É bonito

Pode parecer treta e discriminação mas a pesquisa de Daniel Hamermesh, professor de Economia da Universidade do Texas em Austin, confirmou que é esse o caso.

De acordo com o estudo “pessoas atraentes ganham em média mais 3 a 4% que uma pessoa com um aspeto abaixo da média”. Pode não parecer uma fortuna mas significa cerca de “230 milhões de dólares a mais durante a vida de um indivíduo bonito”.

Hamermesh descobriu que as pessoas atraentes eram capazes de cativar os interlocutores, conseguindo assim concretizar mais vendas.

4. É uma pessoa de ação

“É o tipo de pessoa que quando vê uma oportunidade, age de modo a aproveitá-la? Se sim, parabéns, porque é esse o tipo de espírito que pode conduzir à liberdade financeira”, diz Todd Campbell, autor de Your Guide to Better Stock Picks (em tradução livre "Aprenda a escolher melhor na Bolsa").

5. Reage com urgência

Os milionários não esperam pela altura perfeita para investir ou lançar um negócio. Têm noção que não há melhor altura que o presente para começar a ganhar dinheiro. Ficar sentado esperando é uma das melhores formas de matar os seus sonhos.

Conclusão: comece já.

6. Presta mais atenção ao ganho que à poupança

Não é segredo nenhum que os ricos são sóbrios com a suas finanças. Apesar de serem excelentes em poupar e em gastar de forma comedido, também sabem que investir é a melhor forma de fazer dinheiro.

7. Mantém uma mente aberta

Nunca se sabe quando a oportunidade nos vai bater à porta. Se rejeita imediatamente a ideia de investir em determinada oportunidade, pode estar perdendo uma boa chance de aumentar a fortuna.

Quando comecei a minha empresa de faturação online, vi um site fabuloso e tive que fazer uma compra de seis dígitos em três dias. Isto significou movimentar fundos de um lado para o outro e convencer a minha mulher que era boa ideia. Ambos temos espíritos abertos o que permitiu colocar a hipótese em cima da mesa.

É por isso que os ricos mantêm uma mente aberta a ideias novas. Pode não ser algo que fizessem no passado, mas se tem potencial para gerar algum dinheiro, reconsideram.

Tal como Warren Buffet disse uma vez “As oportunidades aparecem só às vezes. Se está chovendo ouro, use um balde, não um dedal”.

8. Era popular nos tempos de colégio

“Acreditamos que pertencer ao 80º percentil de distribuição de popularidade no colégio se reflete em um incremento de salário na ordem dos 10% cerca de 40 anos depois”, lê-se na sinopse do artigo de Gabriela Conti (Universidade de Chicago), Gerrit Mueller (Instituto de Investigação para o Emprego), Andrea Gaeotti e Stephen Pudney (ambos da Universidade do Essex).

Ou seja, se era popular no colégio, e tinha bastantes amigos, mais hipóteses tem de vir a ganhar mais dinheiro.

9. É capaz de viver abaixo da suas posses

Outro indicador comum aos milionários é serem capazes de viver abaixo das suas posses. Em vez de exibirem riqueza, preferem carros práticos, casas modestas e não gastam dinheiro que lhes custou bastante a ganhar em artigos de luxo desnecessários.

Por exemplo, a minha mulher e eu tentamos colocar 50% do total que ganhamos numa conta poupança, que depois investimos. Estes investimentos acabam gerando bastante capital a longo-prazo. Podíamos perfeitamente sair e esbanjar (o que acontece de vez em quando), mas vemos isto mais como uma corrida de fundo.

10. Teve um mentor

Não é segredo nenhum que o círculo social em que nos movimentamos tem um impacto no sucesso individual. Pense nisto por um segundo. Se passa a maior parte do seu tempo com pessoas pessimistas e sem ambição, acha mesmo que o vão ajudar a se sentir otimista e motivado?

Por outras palavras, se quer ser rico, tem que começar a se dar com milionários. Não só isto o motivará, como é possível que encontre alguém disposto a tornar-se seu mentor e a ensiná-lo.

Se não conhece nenhum milionário, não se acanhe e aborde-os nas redes sociais, ou por email, depois de terem sido apresentados em um evento de networking e crie uma relação com essa pessoa.

11. Não está preso ao passado

Neste momento as eleições norte-americanas proporcionam um palco político animado. Independentemente da atuação dos candidatos e resultados das sondagens, ouve-se muito o “no meu tempo é que era”. Trata-se de uma frase que funciona bem com políticos, mas que não serve de nada a milionários.

Os muito ricos são pessoas que ultrapassaram fracassos, rejeições e medos. Concentram a sua energia no futuro. Perdi milhões no passado, já ultrapassei isso e o medo de falhar jamais me deterá.

12. É ambicioso

Por falar no futuro, os ricos pensam nos próprios objetivos e necessidades a longo-prazo.

“Não se faz um milhão por acidente. A não ser que seja um objetivo explícito, pode ter a certeza que não chega lá”, escreve Peter Voogd, fundador da Game Changers Academy, e que alcançou o primeiro milhão antes dos 26.

13. Não passou por um divórcio

Um estudo com 9.000 participantes revelou que um divórcio reduz a riqueza individual em cerca de três quartos, 77%, quando comparada com a de uma pessoa solteira, enquanto que estar casado quase duplica a riqueza comparada (93%).

“Um divórcio afeta as finanças pessoais para lá da divisão dos bens do casal ao meio” atesta Jay Zagorsky, autor do estudo e investigador no Centro de Investigação de Recursos Humanos da Ohio State University.

“Se quiser mesmo aumentar a riqueza, case-se e mantenha-se casado” sugere.

Isto não quer dizer que não pode ser bem-sucedido se não for casado.

14. Consegue protelar a recompensa

Jason Hall, escritor e editor da Motley Fool, acredita que “ser capaz de protelar a sensação de gratificação é um dos aspetos mais importantes de se tornar milionário”.

Hall acrescenta “A verdade é que criar riqueza exige geralmente muito tempo. Até o próprio Warren Buffet, uma das pessoas mais ricas do mundo e provavelmente o melhor investidor de todos os tempos, gerou mais de 80% da sua riqueza depois do seu 50º aniversário”.

Aprenda a protelar a recompensa.

15. Sabe como potenciar os seus pontos fortes

“Sou péssimo em cerca de 99% das coisas. Mas invisto tudo no 1% em que sou bom”, disse uma vez Gary Vaynerchuk.

O que não quer dizer que não deva aprender algo novo, nem deixar de tentar melhorar os seus talentos menores. Mas quer dizer que um milionário é capaz de gerar dinheiro a partir dos seus pontos fortes, para depois se rodear de pessoas que promovam os seus pontos fracos.

16. É otimista

Quantas pessoas conhece que passam a vida se queixando e culpando os outros? Aposto que essas pessoas não são exatamente ricas, não é?

Os milionários não se lamentam, queixam ou apontam o dedo. Em vez disso, aceitam os desafios e procuram formas de os ultrapassar.

Assim como diz T. Hary Eker, autor de Segredos da Mente Milionária, “Pessoas ricas acreditam ‘Eu crio a minha própria vida’. Pessoas pobres acreditam ‘Sou uma vítima da vida’”.

17. Pode beber um copo mas não fuma

Sabia que há um estudo que revela que quem assume beber álcool ganha mais que quem é abstémio? O motivo? Beber um copo alarga o círculo social, o que traz melhores resultados de mercado.

Jim Britt, autor de Do This, Get Rich! (Faça isto, Enriqueça!), acrescenta que “Uma pessoa que não bebe de todo – não que isso seja mal – é provavelmente muito conservadora, o que a exclui de vários círculos sociais”.

Os ricos não são porém, fumadores. “Um fumador gasta bastante em tabaco” diz Zagorsky. Somados os maços de tabaco, esse dinheiro poderia ter sido melhor gasto se tivesse sido, por exemplo, investido.

18. Tem costas largas

Quando estamos demasiado preocupados com aquilo que os outros pensam de nós, estamos nos limitando. Em vez de perderem tempo com isso, os ricos têm as costas largas e são fortes emocionalmente. De fato, ser mentalmente forte é um dos fatores fundamentais para se ser um empresário de sucesso, uma vez que ajuda a gerir a pressão e a ultrapassar desafios e contratempos.

19. Mantém-se informado

As pessoas mais bem-sucedidas do mundo começam o dia de manhã cedo a se pondo a par. Warren Buffet e Bill Gates, por exemplo, leem jornais como o Wall Street Journal, o The New York Times, o USA Today eo Financial Times para, em função do que se passa no mundo, tomarem decisões de investimento informadas.

20. Procura ser melhor constantemente

dEnquanto que ter um bacharelado influencia grandemente o seu potencial de riqueza, um curso não é de todo garantia de que se torne milionário.

Bill Gates é um dos mais famosos exemplos de sempre de alguém que abandonou a faculdade. E isso não o impediu de chegar onde chegou. Milionários como Mark Zuckerberg e Jeff Bezos são leitores ávidos de informação e estão constantemente aprendendo novas competências e tentando ser melhores.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.