Tinto, branco ou rosé? Cada um de nós tem o seu tipo preferido, no entanto, quer se delicie com um copo de vinho em uma refeição de vez em quando, quer aprecie a bebida como um aficionado, um bom copo de vinho é algo que todo mundo pode apreciar. Se estiver planejar uma viagem no exterior, veja o nosso top 5 de regiões de vinho no mundo e se presenteie com uma experiência vinícola inesquecível.
1. França
Quando o assunto é discutir qual o melhor vinho do mundo, o vinho francês é muitas vezes visto como o melhor. No país existem 10 principais regiões vinícolas, cada uma especializada no seu próprio vinho. Os fãs do vinho branco vão apreciar a região da Alsácia a leste do país, enquanto os do vinho tinto poderão se regalar com a região pitoresca de Beaujolais. Se é fã dos dois, a região de Bordéus é particularmente adepta da produção tanto de vinhos tintos como de vinhos brancos secos e doces.
A famosa região de Champagne, berço do vinho espumante com o mesmo nome, é, de todas as principais regiões de produção de vinhos de França, a mais fria. Embora outras regiões do país também produzam espumantes, o champanhe tradicional é só referente ao espumante feito exclusivamente em Champagne.
2. Itália
Só neste ano, a Itália destronou a França do título de maior produtor de vinhos do mundo. Várias regiões como a Sicília, a Toscânia e a Lombardia produzem uma grande variedade de vinhos tanto para o consumidor ocasional como para o conhecedor. Existem 20 regiões de vinho espalhadas por toda a Itália, e cada uma produz um vinho com um sabor distinto como resultado da sua localização geográfica e condições meteorológicas.
3. Espanha
A Espanha, o terceiro maior produtor de vinho, dedicou aproximadamente 405.000 hectares à plantação de vinhas. Na década passada, os vinhos tintos ricos e os vinhos brancos cristalinos do país atraíram uma legião de fãs a nível mundial. Normalmente, os vinhos espanhóis têm um preço razoável, quando comparado com os vinhos franceses e os italianos, e são vistos como bebidas que podem ser apreciadas com praticamente qualquer tipo de refeição.
4. EUA
Os EUA são o quarto maior produtor de vinhos do mundo e há um estado que domina os outros, a Califórnia. A região contribui para 90% da produção de vinho do país, com áreas como Napa e Sonoma famosas pelos seus vinhos de renome.
5. Argentina
A Argentina se tornou recentemente no quinto maior produtor de vinhos do mundo, e criou uma boa reputação e uma presença internacional forte. A região de Mendoza, situada no sopé dos magníficos Andes, é a maior região de vinhos do país. Graças às suas propriedades geográficas singulares, Mendoza produz vinhos tanto em altitudes extremas como em níveis mais baixos, podendo assim criar bebidas com sabores e consistências únicos.
Torne as suas férias deste ano especiais e aventure-se num destes fantásticos países de vinho. Mas lembre-se de beber com responsabilidade… afinal, vai querer lembrar alguma coisa da sua viagem.