14 Coisas que deve fazer na sua primeira semana em um novo emprego
Página principal Estilo de Vida

Para o bem do seu sucesso profissional

A ansiedade envolvida no início de um novo trabalho pode conduzir a erros – o que será de evitar, para o bem do seu sucesso profissional.

“Os primeiros três meses em qualquer emprego novo são uma extensão da entrevista de recrutamento,” diz Amanda Augustine, especialista em carreiras na TopResume. “Vai precisar de estar no topo da sua forma desde o dia 1”.

Segue-se aquilo que as pessoas bem sucedidas fazem na primeira semana em um emprego novo:

1. Apresente-se descaradamente

Tome a iniciativa de conhecer pessoas novas. Cumprimente pessoas no elevador, na cozinha, no banheiro. Vai valer a pena.

Augustine aconselha: “Comece com o grupo que lhe é mais próximo, as pessoas com quem trabalha diretamente”. É do interesse de todos que comece com o pé direito, dado que o seu trabalho vai influenciar diretamente o delas.

2. Faça imensas perguntas

Absorva o mais possível durante a primeira semana. Se está pensando em mudar alguma coisa, tem que saber primeiro como é que costuma ser feita, e tem que ganhar a confiança da sua equipe.

3. Seja humilde

Ninguém gosta de um sabe-tudo, e é altamente provável que, mesmo que seja o trabalhador mais experiente do mundo, não saiba efetivamente tudo.

Quando um colega ou chefe oferecer ajuda ou orientações, aceite. Nunca responda com algo como “Na minha antiga empresa fazíamos assim”. Toda a gente detesta isso.

Mesmo quando sabe o que está fazendo, mostrar-se disponível para ouvir as recomendações dos outros massaja-lhes um pouco o ego (e acalma caso alguém se sinta ameaçado por você) e pode vir a ser útil em uma altura em que precise mesmo de ajuda.

4. Torne-se amigo de alguém experiente que o ajude a perceber a política do escritório

Aprenda quem é quem, quem tem peso na organização e quem faz parte da mobília, recomenda Augustine. Descubra um veterano experiente que saiba exatamente o que funciona e o que não funciona e que lhe possa mostrar os cantos à casa.

“Uma empresa tem a sua própria linguagem e anedotas,” acrescenta. “Procure aquela pessoa que o pode ajudar a descodificar a política e a gíria do escritório”. Mais, vai precisar de alguém que o ajude nas coisas prosaicas. Perguntar ao chefe onde estão as canetas poderá não ser uma boa ideia.

5. Defina as expectativas com o chefe e a equipe

“Tenha uma noção da agenda do seu chefe,” diz Augustine. Aproveite essa primeira reunião para perceber o que é que, no entender da chefia, significa ser bem-sucedido no fim de uma semana, um mês e três meses.

Ao mesmo tempo, se tiver uma equipe a seu cargo, importa deixar claras quais são as suas expetativas. Da forma como fala e comunica, passando às horas de entrada e saída, essa primeira semana é crucial.

6. Analise a sua nova equipe

Preste atenção às dicas que recebe daqueles que fazem parte do seu grupo. O mais provável é que haja um ou mais elementos de olho no seu cargo – por isso tenha atenção. Crie oportunidades de aproximação e potencie o talento dos colegas para evitar ressentimentos.

7. Café?

Saber onde ir buscar café é sempre uma boa ideia. Também convém perceber quais as regras tácitas do escritório que, uma vez desrespeitadas, dão azo a confusões. Quem é que lava a louça? Quais são os armários comuns?

8. Descubra a farmácia mais próxima e onde ir buscar o almoço

Invista em conhecer a zona. Sabe qual é a farmácia mais próxima? Onde é que pode ir buscar um sanduíche, tomar um café com alguém ou ter um almoço de negócios? “Do ponto de vista logístico, convém saber onde encontrar pensos-rápidos no caso de vir a precisar” atesta Augustine.

9. Convide pessoas diferentes para almoçar

Fazer amigos no trabalho é mais importante que o que se julga, e nunca é demasiado cedo para começar a formar laços. Experimente alargar horizontes para além das pessoas com quem trabalha todos os dias, ao almoçar ou tomar café com grupos diferentes.

Convidar alguém para almoçar tem benefícios acrescidos: ao deixar que os colegas escolham o restaurante ficará sabendo quais os melhores sítios.

E deixar o escritório para almoçar fora durante a primeira semana irá ajudá-lo a criar o hábito de tomar algum tempo para você enquanto trabalha. Esqueça a mania de almoçar sozinho à secretária.

10. Organize-se para criar bons hábitos

Sobretudo porque vem aí uma vaga de informação nova enorme, criar bons hábitos e manter-se organizado desde o princípio torna a vida mais simples a longo-prazo. Também é uma boa altura para perder maus hábitos.

11. Comece a dar provas do que disse na entrevista

“Seja o que for que tenha dito na entrevista, torne ponto de honra prová-lo uma vez na empresa,” aconselha a especialista. Se disse que era capaz de fazer magia nas redes sociais ou que é um mestre em análise de dados, comece imediatamente a dar cara nova às suas contas online e a tentar perceber as estatísticas da empresa.

Comece também uma “folha de elogios”. Registe todas as conquistas, ideias e contribuições maiores e qualquer feedback positivo. Desenvolva este hábito cedo para ter a informação à mão em altura de avaliações ou negociações de salário.

12. Mostre a cara o mais possível

Vá a tantas reuniões quanto o possível e não tenha medo de abrir a boca. Não só vai perceber quem são as pessoas importantes e porquê, como também fará com que se habituem a o ver. Dê-se como um especialista na sua área e as pessoas saberão com quem contar no futuro.

13. Use as redes sociais para reforçar os contatos novos

Uma vez lá dentro, importa atualizar o seu perfil com o novo cargo e começar a seguir os colegas e a empresa. À medida que conhece mais pessoas, consolide a relação ao procurá-las no Twitter e LinkedIn (NASDAQ: LNKD).

14. Não perca de vista os antigos colegas

Talvez não seja evidente, mas a primeira semana no novo emprego é o momento perfeito para abordar antigos colegas. “Recupere o contato com as pessoas da empresa antiga e peça-lhes que o recomendem no LinkedIn” sugere Augustine. A melhor altura para pedir recomendações é quando não se está à procura de trabalho, acrescenta.

Por favor, descreva o erro
Fechar