A distância mais curta entre dois pontos é uma reta, a menos que o cérebro faça parte da equação
A mente pode nos impulsionar a concretizar as nossas maiores esperanças e sonhos, ou pode nos confundir e nos torturar até que desistamos, desiludidos.
Eis as principais batalhas travadas por empreendedores e uma solução rápida para cada uma delas.
1. Pensamentos limitativos
«Os seus pensamentos não são ambiciosos. Eu penso em escrever dezenas de livros, um conjunto de obras, e vocês adiam a publicação de um texto em um blogue.» – Alan Weiss
Nunca atingiremos os nossos objetivos se nos deixarmos empatar a cada passo que damos.
Pensar demais sobre as pequenas coisas nos aprisiona e nos impede de alcançarmos os objetivos importantes.
2. Dúvidas
«Não são os pensamentos que nos levam longe mas sim as ações.» – W. Clement Stone
Quando a dúvida toma conta de nós, o medo nos domina os pensamentos. Tome a iniciativa e perceba que a maior parte dos seus medos são imaginados. Os pesadelos que nos autoinfligimos atraem os piores resultados.
Talvez não se sinta capaz de tomar iniciativas de peso, mas pode dar um passo de cada vez, de forma a se aproximar do seu objetivo.
3. Insucessos futuros
«É impossível vivermos sem fracasso, a menos que tenhamos tanto cuidado vivendo que a nossa vida se torna vazia e, nesse caso, já falhamos de início.» – J. K. Rowling
Quando falhamos, nos tornamos profetas. Começamos a antecipar os insucessos, ainda que não tenhamos provas de que o nosso empreendimento esteja tomando um rumo desastroso. Quando a mente prevê os insucessos, nos paralisa.
Combata os insucessos futuros lembrando-se das conquistas do passado. Use exemplos do passado para prever o futuro.
4. Decisões infundadas
«A economia está em todo o lado, e compreendê-la pode ajudá-lo a tomar decisões melhores e a ter uma vida mais feliz.» – Tyler Cowen
Decidir com o coração pode ser perigoso – e as decisões infundadas podem ser fatais. Os empreendedores são, por natureza, pessoas que gostam de correr riscos. Todos temos uma costela de apostador, por isso não raras vezes tomamos decisões impulsivas mesmo quando todas as probabilidades estão contra nós.
Em vez de lançar uma moeda ao ar, agindo por instinto, veja os números das folhas de cálculo de um grupo de consultores em quem confia. Tome decisões com base em fatos e não apenas no entusiasmo do momento.
5. Dificuldade de concentração
«Não podemos depender dos olhos quando a imaginação está desfocada.» – Mark Twain
Só conseguimos alcançar uma meta quando a visualizamos mentalmente com clareza. Mas a nossa imaginação tende a se dispersar e acaba nos confundindo.
Veja tudo com mais clareza compartimentando os seus pensamentos. Crie “caixas” mentais e separe as diferentes áreas do seu negócio. Pense em um ramo de cada vez: nas vendas, no marketing, nos rendimentos e nas despesas. Caso contrário, a convergência de todas se torna insuportável.
6. Cálculos complicados
«Com simplicidade tudo se torna claro.» – Brendon Burchard
Este bloqueio mental está associado ao anterior. Em vez de tomarmos decisões rápidas e de pequeno impacto, tendemos a tomar decisões lentas e importantes. Em certas alturas, poderíamos pedir a opinião de um amigo, mas deixamos que os problemas se acumulem. Demasiados cálculos podem complicar o processo.
Pense na forma mais rápida e segura de alcançar determinado resultado e ponha-a em prática.
7. Manipulação motivacional
«A mente humana é capaz de alcançar tudo em que acredita.» – Napoleon Hill
Talvez. Por vezes o bloqueio mental não é negativo, mas positivo. Nos convencemos tanto de que alcançaremos um objetivo que esperamos que toda a nossa equipe pense como nós. Esta manipulação motivacional pode ajudar a curto prazo, mas não podemos ignorar provas que indiquem que vamos ter uma desilusão.
Motive sem manipular. Seja honesto relativamente às vantagens e desvantagens da atual estratégia. A realidade não é algo a evitar; é o tecido de que é feito o mundo.
Não podemos domar a nossa mente por completo, por isso continue lutando contra estes bloqueios mentais com coragem e perseverança.