7 Citações de Bill Gates de leitura obrigatória
REUTERS/Geoff Robins/POOL
Página principal Estilo de Vida

O sucesso de Bill Gates e do seu trabalho na Bill and Melinda Gates Foundation o tornou fonte de inspiração ao longo dos anos

Bill Gates foi notícia recentemente, quando a Bloomberg atualizou o seu ranking de milionários. Ao que tudo indica, o património líquido do filantropo e cofundador da Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]) está agora avaliado em 90 bilhões de dólares. É um número difícil de imaginar, pelo que é mais fácil fixar que ultrapassa os 66.800 milhões do investidor milionário Warren Buffett e os 54.700 milhões do fundador do Facebook (NASDAQ: Facebook [FB]), Mark Zuckerberg.

Graças ao sucesso de Gates e do seu trabalho na Bill and Melinda Gates Foundation, o gênio das tecnologias se tornou uma fonte de inspiração ao longo dos anos, sobretudo devido às suas opiniões sobre a vida, a tecnologia e os negócios.

Seguem-se algumas das citações mais famosas e inspiradoras de Bill Gates das últimas décadas:

Citações sobre a vida

Gates, um autoproclamado nerd, partilhou algumas opiniões com aqueles que sentem a necessidade de pertença:

"Não se compare com mais ninguém no mundo. Ao fazê-lo, está se insultando a si mesmo."

Foi graças ao seu sucesso que Gates se tornou figura pública inicialmente, mas a maioria das pessoas lhe reconhecem mérito pelo seu trabalho como filantropo e pela sua generosidade. Em uma entrevista de 2013 ao Telegraph, afirmou:

“Estou bem tratado: tenho roupa e comida na mesa. O dinheiro não é útil para mim a partir de determinado limiar. É útil para mim para construir uma organização e distribuir recursos pelo mundo.”

Gates afirma que a inovação é a chave para estimular a mudança, o que lhe permite garantir que a sua fundação tem o maior impacto possível. Em uma entrevista de 2014 à Rolling Stone, disse:

“O nosso estilo de vida moderno não é uma criação política. Antes de 1700, todo mundo era muito pobre. A vida era curta e brutal. Não porque não tivéssemos bons políticos; tínhamos políticos ótimos. Mas depois surgiram as invenções – a energia elétrica, as máquinas a vapor, os microprocessadores – e começamos a compreender a genética, a medicina e áreas afins. Sim, a estabilidade e a educação são importantes – não as desvalorizo – mas a inovação é a força motriz do progresso.”

Citações sobre negócios

Temos muitas lições a retirar da carreira de Bill Gates e uma delas surge em um livro de 1995, “Rumo ao Futuro”, onde Gates escreve:

"O sucesso é um péssimo professor. Seduz as pessoas inteligentes, fazendo-as acreditar que não podem perder."

No que toca a tomar decisões, Gates propõe que, antes de as tomarmos, avaliemos todas as possibilidades:

“Não tome a mesma decisão duas vezes. Tire algum tempo para tomar uma decisão bem fundamentada à primeira, para que não tenha que a rever desnecessariamente. Se estiver disposto a voltar atrás, isso prejudicará não só a sua capacidade de pôr a decisão em prática como a sua motivação para tomar decisões daí para a frente. Porquê se dar ao trabalho de tomar uma decisão em relação a algo que não está realmente decidido?”

Citações sobre tecnologia

E, claro, uma compilação de citações de Bill Gates nunca estaria completa sem as suas opiniões sobre a tecnologia e o papel que desempenha nas nossas vidas.

Em uma palestra na Universidade de Stanford, em 2012, Bill Gates revelou ao público aquele que considerava ser o seu trabalho mais importante:

“Se tivesse que escolher a coisa de que mais me orgulho seria o fato de fazer parte desta revolução do software e os frutos que deu. Em qualquer canto do mundo, vemos os computadores sendo usados nas escolas por crianças, ou em hospitais, e percebemos que são ferramentas de partilha de informação. Esperamos que tragam condições mais harmoniosas e estimulem o progresso na investigação tecnológica.”

Mais tarde, em 2007, Gates disse ao auditório da conferência AllThingsD: “O trabalho mais importante que desenvolvi foi o computador pessoal.”

Citação bônus

A lição mais importante que retiramos das citações de Gates é que as empresas, os empreendedores e os investidores podem não só criar ferramentas úteis e ter sucesso, como usar os seus intelectos e a sua riqueza para ajudar os outros. Em 2013, Gates afirmou:

“Eu e a minha mulher refletimos sobre a forma como iríamos usar a riqueza que tivemos a sorte de reunir de modo a retribuí-la ao mundo da forma que mais o influenciasse positivamente.”

Por favor, descreva o erro
Fechar