10 das melhores pousadas de luxo da Europa
Página principal Estilo de Vida

Têm surgido novas pousadas – ou hostels – todos os anos e por toda a Europa. Conheça 10 das melhores

Les Piaules, Paris

As pousadas de Paris são, na sua maioria, medianas, pelo que a Les Piaules, situada em um edifício art déco no bairro moderno de Belleville, é muito bem-vinda. Abriu durante um período conturbado para a cidade, após o trágico atentado terrorista na zona. A pousada, gerida por um grupo de amigos, é o ponto de encontro ideal para jovens que queiram desfrutar da vida noturna. O bar serve a partir de três euros por copo e doses para dividir a partir de 12 euros. Os beliches têm cortinas e o prédio tem um terraço.

Generator, Veneza

É a pousada mais cara de Veneza, mas continua sendo uma pechincha se compararmos os seus preços com os das pousadas centrais de Veneza. O preço da comida e das bebidas é também razoável: pizzas a partir de cinco euros e coquetéis a partir de seis. A pousada é um antigo celeiro à beira-mar e conta com chão de mosaico, candelabros de cristal murano e muito veludo, através dos quais vemos a riqueza do mobiliário veneziano. A entrada está especialmente bem decorada, com cadeirões cor de vinho em volta de uma velha lareira, velhos sofás de cabedal e uma bancada de bar de madeira escura e pesada.

ClinkNoord, Amsterdã

A primeira incursão da Clink Hostels no exterior foi feita no norte de Amesterdão, no bairro recém-criado de Overhoeks, perto do EYE Filmmuseum e do recém-inaugurado Observatório A’Dam. É uma pousada grande e movimentada e o bar interior organiza vários eventos. Apesar de os quartos serem bastante básicos – o que seria de esperar em uma pousada com 750 quartos – as áreas comuns são convidativas e boas para conviver; nelas encontramos sofás e bancos modernos onde nos podemos sentar e conversar enquanto fazemos planos.

Circus Hostel, Berlim

Quantas pousadas podem se gabar de terem um museu dedicado a David Hasselhoff (com pelos no peito e tudo)? A Circus Hostel pode. Conta também com uma pequena fábrica de cerveja, oferece visitas guiadas a pé gratuitas, permite o aluguel de bicicletas e iPads e ostenta um calendário cultural que vai desde o ioga às excursões noturnas para fotografar. Quem quer aproveitar a noite da cidade vai adorar o café da manhã à discrição, que é servido até à tarde. Esta pousada vistosa fica em Mitte, em frente ao café St Oberholz e ao bar Mein Haus am See, aberto 24 horas.

LaBanda Rooftop, Sevilha

Com um lindo terraço onde se fazem jantares comuns todas as noites, e a partir do qual temos vista para a maravilhosa catedral de Sevilha, LaBanda é uma pousada descontraída. Nos quartos encontramos camas de madeira feitas à mão e parece um Boutique Hostel (pequena pousada localizada perto do centro da cidade, com menos de 150 ocupantes), mas é o local ideal para quem viaja de mochila às costas: não há quartos individuais, só camaratas para quatro, seis ou oito pessoas. Para além das refeições baratas e da grande cozinha comum, a pousada tem espaços comuns confortáveis para ler, espreitar a coleção de vinis e descansar.

Soul Kitchen Junior, São Petersburgo

A decoração da pousada Soul Kitchen Junior é simplesmente maravilhosa. Os quartos com paredes de tijolo estão recheados de mobília vintage e de cores vivas, candeeiros suspensos e decorações de parede kitsch. Os quartos variam entre as camaratas de oito camas e as suítes duplas e há um quarto luxuoso para dois, para quem quiser se aninhar em uma velha cama de madeira enorme e relaxar junto à lareira. A pousada, um negócio de família, encontra-se em um enorme edifício neobarroco no coração de uma das mais belas partes da cidade.

Sir Toby’s, Praga

É uma das pousadas preferidas dos mochileiros e está situada em Praga. Sir Toby faz com que uma viagem a Praga valha a pena. Situada em uma antiga casa na zona de Holešovice (não é o centro velho, mas fica perto de algumas salas de espetáculos alternativas da cidade e do Centro de Arte Contemporânea DOX), a pousada tem um ótimo bar na cave, um belo jardim nas traseiras e quartos bem iluminados, espaçados e com soalho de madeira, decorados com mobília retro.

Tattva Design, Porto

Esta pousada alia um conceito moderno a um preço acessível para quem viaja com pouco dinheiro. A pousada Tattva Design pegou em dois edifícios históricos do Porto e lhes deu um visual contemporâneo. É a maior pousada da cidade, albergando 116 pessoas, entre camaratas e quartos duplos. Todos os quartos têm banheiro próprio e podemos ainda desfrutar do restaurante e do terraço, onde se fazem churrascos no verão.

Celica Hostel, Ljubljana

Não há melhor uso a dar a uma prisão do que transformá-la em uma pousada, como fizeram os proprietários da Celica Hostel, na Eslovênia. Depois de mais de dez anos de pressão exercida por um grupo de artistas da cidade, o edifício da prisão, que fora encerrado em 2001 e ia sendo demolido pelas autoridades, voltou a abrir como uma pousada criada com o objetivo de estimular o espírito criativo. Mais de 80 artistas de todo o mundo se uniram para transformar cada quarto (ou cela) – em um dos quartos podemos ver o trabalho de Antony Gormley. É um local muito movimentado, com uma galeria de arte, uma ótima zona de cafés e restauração e salas criativas que encontramos nos antigos armazéns por trás da pousada.

The Yellow, Roma

“Os seus pais bem vos avisaram para terem cuidado conosco”, lê-se na página inicial da pousada The Yellow, em Roma. Percebemos que a pousada é apologista de um ambiente desordeiro. Tem um bar, uma discoteca e um terraço. A pousada conta ainda com um pequeno cinema com um projetor e pufes e oferece aulas de ioga. E parece estar ainda em expansão: fala-se na construção de uma barbearia, por exemplo.

Por favor, descreva o erro
Fechar