Saiba como retardar as mais visíveis marcas do tempo
Mais cedo ou mais tarde, todos começamos a envelhecer. Talvez seja o tufo de cabelo grisalho que nos aparece misteriosamente nas têmporas, ou um punhado de rugas não muito grossas, mas também não muito finas, que irrompem numa testa outrora lisa. Seja como for, o tempo acaba se manifestando e ficamos com as suas marcas. A boa notícia é que existe a Vitamina A e o Botox, que ajudam a manter uma pele jovem caso não estejamos preparados para as infelizes consequências do envelhecimento. A má notícia é que alguns maus hábitos podem fazer com que estes sintomas avancem mais depressa e, se não os cortar imediatamente, envelhecerá duas vezes mais depressa em metade do tempo. Seguem-se os maus hábitos; faça o favor de os evitar a todo o custo.
1. Passar demasiado tempo ao sol
E não nos referimos apenas aos banhos de sol durante o verão. São os raios de sol diários que nos prejudicam a longo prazo, já que muita gente se esquece (ou escolhe se esquecer) de aplicar diariamente protetor solar nas peles desprotegidas, deixando-as vulneráveis a raios UV e aumentando as possibilidades de um câncer.
2. Ou não tomar sol suficiente
No reverso da medalha, alguns estudos demonstram que a carência de Vitamina D provocada pela ausência de exposição à luz natural, pode provocar câncer em estágio avançado. Preso por ter cão e preso por não ter. Mas, por favor, use protetor solar.
3. Não dormir o suficiente
Sem umas boas oito horas de sono, pode dizer adeus à sua pele jovem, elástica e sem borbulhas.
4. Não usar creme hidratante (ou usar os cremes errados)
Cada pele tem diferentes carências. Há pessoas que têm a pele extremamente oleosa; outras, têm a pele seca como o deserto do Sahara. Qualquer que seja o seu tipo de pele, se não a hidratar regularmente, com cremes adequados à sua pele, está a prejudicando. Temos todas as ferramentas ao nosso dispor. Não as usar é muito má ideia.
5. Usar um sabonete barato
Sabemos que o sabonete é caro. Sobretudo se só compra sabonetes de luxo, que custam uma fortuna. No entanto, se comprar sabonetes na loja dos trezentos, isso só lhe trará desvantagens, retirando à pele os seus óleos naturais e deixando resíduos que a prejudicam ao longo do dia. Aposte no meio termo. Se tiver um exfoliante, ainda melhor.
6. Não fazer exercício
Sabia que se fizer exercício físico não só os seus músculos ficam em bom estado como a sua pele também é beneficiada? Está comprovado que o exercício físico mantém a pele saudável durante mais tempo, pois melhora o afluxo do sangue às camadas exteriores, o que provoca o aumento dos níveis de oxigênio e a eliminação das toxinas. É mais uma razão para renovar a sua inscrição na academia.
7. Ficar muito estressado
Ao longo dos anos, os cientistas têm descoberto que o estresse e os níveis elevados de cortisol por ele provocados podem estar relacionados com problemas cardíacos, hipertensão e até mesmo níveis de líbido, disfunção erétil, entre outros. Não admira que o estresse também interfira com a pele, reduzindo os níveis de colagênio ao longo do tempo.
8. Não ter uma alimentação saudável
Uma boa alimentação: ácido gordo Ómega 3, antioxidantes, fibra, refeições com baixo teor de gorduras, Vitaminas A, C e E. Uma má alimentação: comida inflamatória, snacks com muito açúcar, carne com elevado teor de gordura. Como diz o ditado, somos o que comemos.
9. Beber mais do que deve
Já reparou que os alcoólatras parecem muito mais velhos do que os abstémios? Mistério resolvido.
10. Fumar, obviamente
Precisa de mais razões para parar de fumar?