Uma seleção de 24 fotografias de fronteiras entre vários países do mundo – com muros, rios, vedações com arame farpado ou simples marcações rodoviárias
Muito se falou sobre as fronteiras dos Estados Unidos no debate presidencial de quarta-feira à noite. Enquanto o candidato republicano Donald Trump reafirmou as suas intenções de construir um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, afirmando que “sem fronteiras, não temos um país”, Hillary Clinton ripostou com os seus planos relativos à reforma da imigração.
A história, a política e a demografia ajudaram a definir as fronteiras internacionais que separam os países de todo o mundo.
Eis uma seleção de 24 fotografias de fronteiras entre vários países do mundo – muros, rios, vedações com arame farpado ou simples marcações rodoviárias.
Esta imagem da NASA, captada via satélite, nos mostra a fronteira entre o Haiti, muito mais árido, à esquerda, e a República Dominicana, que é mais verde, à direita.
Esta fotografia da fronteira de Israel com o Egito foi tirada pela Estação Espacial Internacional. É das poucas fronteiras tão visíveis a partir do espaço.
O Estreito de Bering separa a Península de Seward, no Alasca, a leste, e Chukotskiy Poluostrov, na Sibéria, a oeste. A fronteira entre os Estados Unidos e a Rússia fica entre as ilhas Diomedes Menor e Diomedes Maior, que vemos no centro.
As incríveis Cataratas do Iguaçu assinalam a fronteira entre o estado brasileiro do Paraná e a província argentina de Misiones.
Aqui vemos a fronteira entre o México e os Estados Unidos. À direita temos Tijuana, na Baixa Califórnia (Baja California), e à esquerda vemos San Diego, na Califórnia.
A vedação que separa os Estados Unidos do México se estende até ao campo, perto de Nogales, no Arizona. De acordo com a revista The Atlantic, as vedações e estradas que assinalam a fronteira são interrompidas em alguns locais e continuam alguns quilômetros mais à frente.
Os Estados Unidos e o Canadá têm uma das fronteiras mais compridas do mundo, com 8.850 quilômetros. Nesta imagem vemos as Cataratas do Niágara, que dividem os dois países. Vemos partes do Canadá à esquerda e os Estados Unidos em cima, à direita.
Na sala de leitura da Biblioteca Haskell, que foi intencionalmente construída ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, a marca fronteiriça está assinalada no chão. Vemos o Canadá à direita e os Estados Unidos à esquerda.
A fronteira que separa a Costa Rica do Panamá é uma ponte de uma só faixa sobre o rio Sixaola. A ponte é usada por carros, caminhões e peões.
Esta imagem, captada pela Estação Espacial Internacional por volta das 23h55, mostra-nos a fronteira entre a França e a Itália à noite. As três áreas com muita iluminação são Turim, na Itália, Marselha, na França e a fronteira no centro.
Em Baarle-Nassau, uma vila no sudeste dos Países Baixos, está bem assinalada a fronteira entre os Países Baixos e a Bélgica.
Para que não houvesse dúvidas, a fronteira foi bem assinalada na rua com bandeiras de ferro, para que os dois países sejam claramente distinguidos.
A fronteira entre a Alemanha e os Países Baixos está assinalada no chão do Eurode Business Center com uma faixa metálica. Num dos lados do edifício temos a caixa de correio alemã e um polícia alemão e, no outro, a caixa de correio neerlandesa e um polícia neerlandês. No entanto, uma carta enviada do lado alemão do edifício demora uma semana para chegar ao lado neerlandês.
Aqui, a diferença sutil entre pavimentos marca a fronteira entre a República da Irlanda, à esquerda, e a Irlanda do Norte, à direita, na vila fronteiriça de Pettigo, na Irlanda do Norte.
Mais uma imagem da Estação Espacial Internacional. Esta fotografia ilustra a fronteira entre a Índia (a norte da fronteira) e o Paquistão (a sul). A fronteira é a faixa de luz laranja que vemos na fotografia, sendo a luz gerada pelos holofotes que a Índia instalou ao longo da mesma para detetar contrabandistas.
A cerimônia na fronteira de Wagah é uma prática militar diária que as forças de segurança da Índia e do Paquistão seguem desde 1959, embora a continuação desta prática tenha já sido posta em causa. Todas as noites, antes do pôr-do-sol, as bandeiras são retiradas da fronteira de Wagah, em uma cerimônia que conta com um desfile por parte dos soldados de ambos os lados.
Esta fotografia da Estação Espacial Internacional nos mostra as fortificações que restam da guerra entre o Irão e o Iraque. A linha diagonal em cima, à direita, marca a fronteira entre o Irão (em cima) e o Iraque (em baixo).
Torkham é um dos maiores postos fronteiriços entre o Afeganistão e o Paquistão, na Linha Durand.
Em 2013, a Bulgária começou a construir uma vedação na fronteira com a Turquia, para impedir que os refugiados do Oriente Médio e do Norte de África entrassem no país. A vedação tem 4,60 m de altura por 1,50 de largura e arame farpado por cima.
Eis mais uma imagem de um soldado junto à Porta de Torkham. No fundo, um edifício que assinala a entrada no Afeganistão.
A ponte de Svinesund é uma ponte em arco que separa a cidade sueca de Strömstad da cidade norueguesa de Halden. Na ponte vemos um traço que separa a Suécia, à esquerda, da Noruega, à direita.
A fronteira anglo-escocesa tem uma extensão de 155 km, desde Marshall Meadows Bay, na costa leste, até Solway Firth, a oeste. A vedação que aqui vemos é um dos pontos onde a fronteira é assinalada.
“A ponte da amizade sino-coreana”, que atravessa o rio Yalu, liga a China à Coreia do Norte.
O rio Guadiana serve de fronteira entre Portugal e a Espanha ao longo de uma extensão de 100 km. Nesta fotografia vemos uma esquadra abandonada em Vila Real de Santo António, no sudeste de Portugal.