O mundo é fascinante e é um crime não explorar, não viajar
Seguem-se 15 locais formidáveis que tem absolutamente de visitar antes de morrer – o suprassumo das listas a cumprir (consulte aqui os primeiros 15 locais da lista de 30):
Dubrovnik, Croácia
A velha cidade de Dubrovnik é a joia do Adriático e um dos locais mais visitados do país. Ruas rústicas em mármore e edifícios de estilo barroco de cortar a respiração encontram-se protegidos pelas mesmas muralhas que envolvem a cidade desde há séculos.
Os museus confirmam o seu passado fascinante e os mosteiros contam a orgulhosa história deste centro de comércio do Mediterrâneo (destruído em 1991), da sua resistência e reconstrução. É uma cidade digna de ser incluída na lista de qualquer turista aficionado.
Chiang Mai, Tailândia
O norte da Tailândia é um sítio maravilhoso, com um mundo natural incomparável. O cume da reserva nacional Doi Suthep-Pui fica a cerca de 1.700 metros de altitude. O complexo inclui cerca de 300 templos budistas, muitos dos quais encerrados ao público. Aqueles que é possível visitar são impressionantes, com estruturas monumentais, motivos decorativos, característicos telhados ornamentados e grandes sinos. Chiang Mai é uma mistura de moderno e antigo: a parte moderna da cidade é vibrante e de arquitetura contemporânea, enquanto que a parte antiga é mais rústica – e ambas recriam o passado opulento de Chiang Mai. Trata-se de um destino que desafia os sentidos, acorda a espiritualidade dentro de cada um e estimula a vida que temos cá dentro.
Moscou, Rússia
Moscou é estonteante. A capital de um dos países mais poderosos do mundo inspira, sem dúvida, admiração. Das artes, indústria e exército às infraestruturas e vida noturna, a cidade é um poço de energia e vitalidade, uma mega pólis onde encontrará tudo o que possa desejar.
Edimburgo, Escócia
A capital escocesa não o deixará impassível. A paisagem é marcada por vulcões e glaciares.
No entanto, cultura rica e paisagens deslumbrantes não são os únicos motivos para visitar Edimburgo. A gastronomia refinada – com dezenas de restaurantes de topo – e os afamados pubs escoceses, com barris de cerveja e uísque, atraem um público variado. Não é errado assumir que Edimburgo tem uma excelente vida noturna. Uma saída à noite termina facilmente na madrugada seguinte.
Cartagena, Colômbia
Outra cidade patrimônio da humanidade, onde as muralhas e construções de pedra se misturam com a paisagem urbana; onde os hábitos de outrora são perpetuados pelo espírito colonial do continente americano.
Cartagena Velha é inspiradora: as toscas ruas coloniais e edifícios encontram-se protegidos pelas muralhas altas, Las Murallas. Em San Diego e El Centro se destacam os palácios e praças coloniais que deixam marcas em qualquer viajante.
Tóquio, Japão
Continuamente em ascensão, Tóquio ultrapassa muitas cidades em termos de arquitetura, indústria, desenvolvimento e interesse cultural. O espírito Kaizen está vivo e a cidade é o exemplo perfeito da máxima “um passo em direção ao progresso todos os dias”.
Tóquio também conseguiu preservar o legado histórico e cultural. A tradição se mantém na luta sumo, no artesanato, nos pequenos becos e nos pátios em madeira com flores de cerejeira.
Vancouver, Canadá
No top 5 dos melhores locais para se viver no mundo, Vancouver parece ter lugar para todos. Uma comunidade amiga do ambiente, animados círculos urbanos de arte, música e cultura, gastronomia multi-cultural, teatros, museus e casas de ópera constituem uma pequena parte desta fantástica cidade. Uma indústria e ambiente empresarial desenvolvidos são algumas das muitas razões que levam cada vez mais pessoas a escolher Vancouver para começar de novo.
Zaquintos, Grécia
A pequena ilha no mar Jónico se tornou um centro turístico nos últimos anos, atraindo centenas de visitantes anualmente. O azul hipnótico do mar, a excelente vida noturna e a deliciosa gastronomia são alguns dos atributos da ilha. Com uma paisagem natural encantadora, um refúgio de animais e uma das mais fotografadas praias do mundo, Zaquintos ou Zante goza de verões quentes e de um variado leque de atividades à disposição.
Maui, Havai
O Maui é a segunda maior ilha do Havai, nos EUA. Praias encantadoras e o interminável oceano Pacífico irão recebê-lo ao jeito havaiano: com um simpático “Aloha!” e uma coroa de flores Lei ao pescoço, que simbolizam o espírito e tradição hospitaleira locais.
Umas férias na ilha podem ser sinónimo de ação a rodos, exploração ou descontração – só depende de você.
Reiquiavique, Islândia
A Islândia é um local difícil de descrever dado que poucas palavras se revelam adequadas quando se pensa nesta ilha no Mar da Noruega. A paisagem vulcânica de géisers, fontes termais, cascatas, glaciares e praias de areia preta é fantástica. A capital, Reiquiavique, é uma cidade cheia de vida, cultura e da típica energia nórdica.
Não é só a beleza da paisagem natural que impressiona. A cultura rica, mitologia e história nórdicas e os próprios habitantes vão surpreender quem visitar este país incrível.
Sri Lanka
O Sri Lanka é bastante conhecido entre aqueles que procuram férias inspiradoras a preços baixos. Locais património mundial que resistiram aos últimos 2000 anos e uma fauna notável são motivos de sobra para visitar este belíssimo país.
Explore as florestas tropicais quando se quiser esconder do calor abrasador das praias, admire a vida selvagem nos parques naturais, descubra templos impressionantes, suba o famoso Lion’s Rock (Monte do Leão) e aprecie os museus – entre as muitas outras atrações que o Sri Lanka tem para oferecer.
Cabo da Boa Esperança, África do Sul
O Cabo da Boa Esperança é um destino formidável para quem quer aproveitar uma belíssima vista e férias exóticas. Por aqui vagueia também o lendário Holandês Voador, também conhecido como Nau Sem Rumo, um navio fantasma. Existe um percurso de caminhada que inclui um velho farol e a paisagem natural surpreendente do ponto onde os dois golfos se encontram – os oceanos Índico e Atlântico.
Grand Canyon, Arizona
Uma das maravilhas da natureza, o Grand Canyon não deixa ninguém indiferente. Escavado na rocha pelo rio Colorado, o desfiladeiro se estende por mais de 450 km. O local atrai centenas de milhares de turistas todos os anos, vindos para admirar a beleza da paisagem natural.
É possível chegar ao desfiladeiro a partir de vários pontos, divididos em três categorias geográficas – sul, norte e oeste – sendo que todos oferecem uma perspetiva diferente. A seção sul é a mais visitada, mas a parte oeste é a mais conhecida graças ao polêmico passadiço de vidro em forma de ferradura projetado a partir da rocha.
Ilha de Páscoa
A pequena ilha no Triângulo Polinésio, Ilha de Páscoa, é conhecida pelas 900 estátuas monolíticas Moai, obra de nativos por altura do séc. XIII. As figuras foram esculpidas a partir da rocha e cinzas vulcânicas. Na sua origem está a crença Polinésia na santidade da cabeça. De pequenos a colossais, os monumentos estão espelhados por toda a ilha. Explorar a cultura Polinésia e aprender sobre os entalhes na pedra e estátuas irá certamente tornar as suas férias únicas e incríveis.
Taj Mahal, Agra, Índia
A última entrada da lista, mas nem por isso a menos importante. O Taj Mahal é mais conhecido por “joia da arte muçulmana na Índia” e foi erguido para honrar o amor do imperador Shah Jahan pela mulher, a princesa persa Mumtaz Mahal. A construção, iniciada em 1653, empregou 20 mil artesãos e demorou 21 anos. O palácio em mármore branco marca o centro do complexo, rodeado de mausoléus, jardins e torres. Foi proclamado património mundial pela UNESCO em 1983 – e recomenda-se uma visita nos próximos anos em virtude de rumores de ruína, que poderão resultar no encerramento ao público.