Dez passos essenciais para um bom uso do Facebook
A conveniência e o caráter imediato das redes sociais fazem com que descuremos as nossas boas maneiras. Siga estes dez passos essenciais para um bom uso do Facebook. Garanta que o seu comportamento não ofende os outros e que não se arrepende do que faz.
1. Pense antes de publicar
Todas as publicações têm que ser ponderadas com cuidado. Uma atualização de estado imprópria, grosseira, embaraçosa ou ofensiva pode persegui-lo para sempre.
2. Proteja a sua imagem na Internet
Explore as definições de privacidade. O seu empregador pode pensar duas vezes se as suas fotografias de sábado à noite estiverem à distância de uma pesquisa no Google.
3. Respeite os outros
Pense bem antes de publicar ou de identificar outras pessoas em fotografias constrangedoras, para que não se sintam desconfortáveis. Não alimente fofocas sobre outras pessoas na sua timeline.
4. Remova amizades com cautela
A sua timeline pode estar cheia de atualizações de “amigos” que mal conhece, mas é melhor deixar de seguir alguém do que correr o risco de ofender os outros removendo a amizade.
5. Publique quando estiver sóbrio
Discursos inflamados, mensagens impulsivas, desabafos de coração partido quando está alcoolizado… Depois de um copo de vinho a mais, a sua exposição nas redes sociais pode fazer com que caia no ridículo e lhe causar remorsos.
6. Não deixe rastro
Seja cuidadoso quando faz check-in em qualquer local, caso tenha mentido aos amigos ou colegas sobre os seus planos. Tenha também cuidado para não identificar outras pessoas nem revelar o sítio onde se encontram.
7. Tenha a certeza antes de mudar o estado civil
Só atualize o estado civil quando tiver a certeza absoluta da relação, da separação ou do reatar da relação. Se voltar a mudá-lo, vai alimentar mais fofocas.
8. Evite publicar más notícias
A natureza pública do Facebook torna-o impróprio para transmitir notícias negativas ou sensíveis. Se quer falar sobre algo importante, telefone ou encontre-se cara a cara.
9. Respeite a privacidade
Quando entrar em contato com alguém, evite publicar na timeline da pessoa. Respeite a privacidade do outro enviando-lhe uma mensagem privada.
10. Conhecemo-nos?
Lembre-se de que não conhece assim tão bem todos os seus amigos do Facebook. Evite partilhar demasiadas coisas e revelar informações íntimas. E não peça amizade a estranhos: é sempre constrangedor.