Cinco truques (muito simples!) para melhorar a produtividade diária
Poucas são as coisas que podemos, de fato, controlar na nossa vida. Infelizmente, o tempo não é uma delas. Contudo, podemos controlar a forma como o usamos de forma produtiva. E temos mesmo de fazê-lo: a maioria de nós já esteve em situações em que desejaria que «o dia tivesse mais horas» para acabar o que tinha para fazer.
Porém, um estudo recente da Universidade de Stanford deita por terra essa teoria, revelando que dedicar mais tempo à realização de uma tarefa não é tão útil quanto pensamos.
O estudo demonstrou que a produtividade decresce abruptamente após 50 horas de trabalho semanais e que quem trabalha 70 horas faz muito pouco durante essas 20 horas adicionais. Percebemos, então, que o problema não é não termos mais tempo para cumprir as tarefas, mas sim não usarmos de forma mais racional o tempo que temos. Preste atenção nestes cinco truques para melhorar a sua produtividade diária.
1. Comece a manhã da melhor forma
A forma como começa a manhã é decisiva para o resto do dia.
Acordar e iniciar as suas atividades bem cedo pode ajudá-lo a fazer mais coisas durante o dia. Deve também começar o dia de forma positiva. Embora a maioria das pessoas se concentre nas tarefas que não conseguiu cumprir no dia anterior, redefinir prioridades e atacar os objetivos do novo dia é fundamental para usar o tempo de forma mais eficiente.
Deixe o telefone e os e-mails e comece fazendo exercícios que estimulem a mente, como o levantamento de pesos ou o ioga. O exercício físico estimulará a corrente sanguínea e irá motivá-lo para o trabalho – enquanto o ioga o ajudará a desanuviar.
2. Aplique o método de produtividade de Ivy Lee
Trata-se de uma velha estratégia de produtividade segundo a qual no fim de cada dia deve escrever uma lista de seis coisas importantes que quer fazer no dia seguinte. Cada tarefa é elencada de acordo com a sua importância. A mais importante aparece em primeiro lugar e a menos importante em último.
O objetivo não é despachar as tarefas o mais depressa possível, mas sim se concentrar na finalização da primeira tarefa. Passe à tarefa seguinte apenas quando tiver terminado a primeira. Repita o processo até que todas estejam cumpridas.
James Clear, escritor e perito em produtividade, explica em uma publicação de blogue que, em 1918, Ivy Lee (consultor de produtividade) aconselhou Charles Schwab, na altura presidente da Bethlehem, a pôr em prática este plano junto dos seus colaboradores. Schwab seguiu este conselho, os níveis de produtividade da empresa dispararam e apresentou ao consultor um cheque de 25 mil dólares – que, na altura, era uma quantia principesca.
3. Experimente o sono polifásico
Segundo um estudo da revista New York Times, a privação de sono custa mais de 63 bilhões anuais às empresas americanas. Embora seja mais natural só dormir à noite – o que, para muita gente, não basta – dormir pequenas sestas durante o dia pode ser mesmo aquilo de que precisa para manter o nível de produtividade.
O sono polifásico tem como objetivo aumentar a produtividade dividindo o sono normal de sete horas (sono monofásico). Com o sono polifásico, dormimos 30 minutos a cada seis horas. Com esta abordagem o seu corpo usufrui dos benefícios de um sono normal, de seis a sete horas diárias, mais as horas extra.
4. Tenha sempre uma perspectiva positiva
A produtividade está relacionada com o nosso estado de espírito. Parece-nos uma constatação óbvia mas agora temos provas. Um estudo da Universidade de Warwick concluiu que os colaboradores felizes trabalham com mais afinco. De acordo com o estudo, ao trabalharem ao lado de pessoas alegres, os colaboradores estudados aumentaram a sua produtividade em 12 %.
Se pretende aumentar a produtividade da sua empresa contrate colaboradores que sejam alegres e se afastem de bom grado de quem tende a partilhar coisas negativas. Também pode contribuir para os níveis de produtividade mantendo-se feliz, o que será ótimo para todo mundo.
5. Tome café
Vários estudos demonstram que tomar café pode aumentar os níveis de produtividade. Jeff Bickley, fundador da Gayo Kopi, uma marca de café exclusiva, corroborou esta teoria numa conversa.
«O café pode ser fundamental para aumentar a nossa produtividade», afirma. «Ao longo do dia, um composto chamado adenosina é produzido quando os neurônios são estimulados. Acabamos por sentir cansaço e esgotamento como consequência da sua produção contínua.
O café nos ajuda a combater isto fazendo-se passar pelo recetor A1, que ajuda a bloquear a adenosina.»