Como adotar hábitos de leitura de multimilionários
Página principal Estilo de Vida, Elon Musk, Desenvolvimento pessoal, Warren Buffett

Torne a leitura um hábito para aumentar o seu sucesso

A ciência diz que os hábitos de leitura de Warren Buffett e Bill Gates irão torná-lo mais inteligente e rico.

Uma vez, quando questionado sobre o segredo do seu sucesso, o investidor multimilionário Warren Buffett respondeu:

“Leiam 500 páginas por dia. É assim que o conhecimento funciona. Vai-se acumulando tal como os juros compostos. Todos podem fazê-lo mas garanto-lhes: muitos de vocês não o farão.”

Buffett começa as manhãs a ler dezenas de jornais e dedica uma grande parte do seu dia ao consumo voraz de livros. Mas não está sozinho nisto. Mark Cuban passa três horas do seu dia lendo livros e Bill Gates lê 50 livros por ano.

Para mais: quando perguntaram a Elon Musk como tinha aprendido a construir foguetões, este simplesmente respondeu “li livros”.

Assim como esperado, a investigação mostra que estes grandes magnatas têm as ferramentas para chegar a alguma descoberta interessante. Os seus hábitos de leitura específicos estão altamente correlacionados com a criação de riqueza. Assim, que tal segui-los?

Muito provavelmente a sua mãe lhe dizia para ler quando era criança. No entanto, a sua mãe podia ter conseguido melhores resultados com o conselho se tivesse mencionado o seguinte fato: 1.200 indivíduos entre os mais ricos do mundo leem compulsivamente.

Também está cientificamente comprovado que os hábitos de leitura certos têm uma forma única de fazer disparar as sinapses do cérebro e melhorar a capacidade de memória e de aprendizagem.

Isso é tudo muito bonito, mas como é que se pode realmente ler 500 páginas por dia e obter todos esses benefícios?

Primeiro, tem que ler as coisas certas.

Lamento desiludi-lo mas Warren Buffett não lê Twilight na cama antes de ir dormir.

Segundo Thomas Corley, autor do livro Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals (sem título oficial em português), as pessoas ricas (com um rendimento anual de 160.000 dólares ou mais e com um patrimônio líquido de 3,2 milhões de dólares ou mais) leem por motivos de auto-aperfeiçoamento, educação e sucesso. Já as pessoas menos abastadas (com um rendimento anual de 35.000 dólares ou menos e um patrimônio líquido de 5.000 dólares ou menos) leem principalmente para se entreterem.

Mesmo que já se tenham passado alguns anos desde que concluíram os estudos, as pessoas extremamente bem-sucedidas nunca deixam de ser “estudantes”. São constantes aprendizes que ao longo da vida se tornaram nos seus próprios professores. Assim, não é assim tão surpreendente que leiam somente para melhorar o seu conhecimento.

A boa notícia é que esta prática não tem que ser aborrecida. Por exemplo, a Fast Company descobriu que a grande maioria das pessoas bem-sucedidas atira-se às autobiografias de outras pessoas bem-sucedidas em busca de orientação, inspiração e motivação.

Se quer uma pista sobre por onde começar, está com sorte: as pessoas extremamente bem-sucedidas não são tímidas em relação às suas escolhas de livros. Conheça os livros favoritos de Warren Buffett.

Os 9 Livros de Buffett

Crie ações específicas

Como adotar hábitos de leitura de multimilionários

Assim, vai duplicar as suas chances de se dedicar mesmo à causa.

É muito fácil perder o interesse ao ler umas centenas de páginas, especialmente quando a questão é algo aparentemente com tão pouca importância como a leitura.

Contudo, para Warren Buffett e outros magnatas bem-sucedidos, um sonho não é algo que se alcança deliberando como se há-de chegar lá, mas sim um desejo específico e bem-concebido que se concretiza sempre. É por isso que o ponto-chave científico para se criar um hábito de leitura forte é definir quando e onde pretende realizá-lo.

Em um estudo realizado pelo British Journal of Health Psychology, os indivíduos que definiram uma meta ao criar um plano de ação de quando e onde fazer exercício físico, tinham uma taxa de sucesso de 91% arranjando tempo para o exercício todas as semanas. Os outros grupos tiveram o dobro de chances de falhar.

Se pretende manter este hábito multimilionário, considere estabelecer um tempo do seu dia para leitura que seja inegociável. Uma boa sugestão é marcar este tempo para a noite para que possa relaxar antes de ir dormir.

Comece devagarinho

Se não é um leitor voraz, 500 páginas por dia pode parecer um enorme esforço (pelo menos a mim parece). As boas notícias é que não tem propriamente que começar com Chaucer ou Shakespeare – ou ler diariamente 500 páginas para iniciar o hábito.

Assim como não começaria uma rotina de exercícios físicos levantando logo vários quilos, também pode começar este hábito multimilionário devagar e ir progredindo aos poucos. James Clear, empreendedor e perito em hábitos, recomenda a leitura de 20 páginas por dia para começar, já que esse número é “pequeno o suficiente e não é intimidante. A maioria das pessoas consegue acabar de ler 20 páginas em 30 minutos.”

Clear salientou que esta média de velocidade é boa para os leitores, e que conseguiu aumentar o número de páginas que lê neste tempo, enquanto também se dedica a outros tipos de leitura. Contudo, o mais importante nisto é que “independentemente do que acontece durante o resto do dia, consigo sempre incluir a leitura das minhas 20 páginas”.

9 Clássicos que ensinam a ser um líder

Diversifique

Assim como Warren Buffett adora diversificar os seus investimentos (também eu), também não aposta tudo em um único tipo de leitura.

A razão para isso é que assim vai poder recolher vantagens provenientes de vários tipos de conhecimento. Em vez de acrescentar uma nova perspectiva, vai antes beneficiar de uma mistura de várias ideias.

Pode até parecer um pouco difícil à primeira mudar entre tipos de livros diferentes, mas a ciência diz que este processo de ir alterando um hábito – também conhecido como intercalar – pode duplicar a sua taxa de aprendizagem, em que aprende e processa novas informações.

Mesmo que não acabe as obras que está lendo, considere em uma semana ler uma autobiografia e depois mudar para uma leitura fictícia na semana seguinte.

À primeira até pode não parecer, contudo, assim que começar a seguir este hábito, vai conseguir obter benefícios comprovados que levaram multimilionários como Mark Cuban e Bill Gates ao topo. É certo que não vai se tornar um multimilionário da noite para o dia, mas pode acontecer.

Fonte: Medium

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar