As 7 lições que deve aprender enquanto ainda é jovem
Aidan Meyer/Unsplash
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Para tirar o maior partido das mesmas ao longo da sua carreira profissional

Criar uma empresa – ou fazer parte de uma – quando somos novos pode ser intimidante. Pode saber a teoria que aprendeu na escola, nos livros ou nos conselhos que leu na Internet, mas há uma grande diferença entre compreender as bases teóricas do mundo dos negócios e adquirir conhecimento através da verdadeira experiência.

Quando chegar ao fim da sua carreira, terá acumulado muito conhecimento e centenas de lições, mas algumas delas devem ser aprendidas o quanto antes – de preferência, antes de fazer trinta anos.

Estas são algumas das lições mais importantes que deve aprender enquanto ainda é jovem para que tire o maior partido delas:

1. As pessoas certas valem tudo

É quase impossível criar uma empresa de sucesso sozinho. Mesmo que seja um empreendedor solitário, terá mentores, sócios, fornecedores e colegas de profissão que estarão do seu lado para o ajudarem a atingir a sua visão a longo prazo. Reconheça o valor dos outros para que eles lhe abram portas, o liguem a outras pessoas em qualquer parte do mundo e o ajudem a tomar decisões com maior discernimento relativamente às contratações e aos negócios a longo prazo.

Trabalho por conta própria: a verdade nua e crua sobre o "emprego de sonho"

Se aprender esta lição bem cedo, evitará desperdiçar tempo com as pessoas erradas e terá mais tempo para trabalhar com as melhores pessoas que encontrar.

2. Vai falhar – e não há problema

Independentemente do que souber e do quanto se preparar, o fracasso é sempre inevitável. A sua empresa pode ter sucesso no geral, mas haverá estratégias individuais e campanhas que estão destinadas a fracassar. Enfrentar o fracasso tendo noção de que, em alguns contextos, é inevitável torna mais fácil a sua aceitação.

Planeje o fracasso – e a sua reação a ele – para ser bem-sucedido

Pode encará-lo como uma lição e uma oportunidade de melhorar, em vez de o ver como um sinal de que tudo está perdido e é hora de desistir.

3. O tempo é o seu recurso mais valioso

A máxima “tempo é dinheiro” é uma boa metáfora para descrever o poder que o tempo encerra quando é bem gerido e usado como um recurso. Isto funciona a vários níveis. Por exemplo, quanto mais depressa começar uma tarefa, mais tempo terá para si mesmo e para trabalhar no seu projeto.

Técnicas de gestão do tempo para quem está nos 20s

Além disso, as horas de um dia são limitadas e a forma como as aproveita influencia diretamente o valor que é capaz de gerar. Quanto mais rápido aprender esta lição, mais tempo irá poupar.

4. A comunicação pode evitar ou resolver quase todos os problemas

Não podemos subestimar o poder da comunicação. A comunicação proativa evita quase todos os problemas – explicando as coisas com clareza, criando expectativas firmes e minorando os mal-entendidos.

11 Aptidões sociais para ser a pessoa mais simpática da sala

A boa comunicação pode também o ajudar a resolver qualquer problema, seja pedindo desculpa, encontrando uma solução consensual ou explicando a situação.

5. A perfeição é inimiga do progresso

Graças ao desenvolvimento rápido dos negócios no mundo atual, esperar para avançar com uma nova iniciativa por esta não ser perfeita pode ser a receita para que ela fracasse. Empresas ágeis, flexíveis e com uma boa capacidade de adaptação, que compreendem que tudo pode ser testado e otimizado enquanto produzem o retorno do seu investimento, são aquelas que conseguem alcançar o sucesso.

Nunca irá acertar à primeira, mas junte à sua garra a agilidade e a destreza e poderá singrar.

6. Todas as ideias têm que ter uma base prática

Por muito original e atrativa que seja a sua ideia, só terá valor se for prática. Se tiver, por exemplo, uma ideia para um vídeo fantástico, mas não tiver os meios para o produzir de forma eficiente, terá de esquecê-la.

O mesmo se aplica a qualquer ideia de negócio: se tiver um conceito revolucionário para uma empresa, mas não tem forma de o tornar exequível ou lucrativo, não conseguirá o pôr em prática. Por vezes, as melhores ideias têm de ser arquivadas devido à sua falta de exequibilidade.

7. Pode sempre fazer mais para continuar aprendendo

Por muito conhecimento que tenha ou pensa ter, há sempre informação nova que pode aprender. Há sempre espaço para melhorar as suas capacidades de liderança e o seu empreendedorismo e terá sempre novas competências para adquirir. Se melhorar de forma constante, estará sempre na sua melhor forma.

Quanto mais rápido aprender estas lições, mais tempo terá para as pôr em prática no ambiente adequado e menos dissabores terá ao ignorá-las (consciente ou inconscientemente). Nunca será perfeito, por isso não se preocupe se cometer erros ou se se esquecer de algumas coisas das quais podia tirar proveito.

6 Formas para aprender mais rapidamente

É também diferente ler estas lições num artigo da Internet e ter a experiência em primeira mão. Prepare-se para dar o seu melhor e aprender enquanto enfrenta estes desafios.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar