8 Passos para alcançar segurança financeira
Página principal Estilo de Vida, Finanças pessoais

Segurança financeira é sinônimo de paz de espírito – saiba como garantir a sua

Começar a gastar menos do que aquilo que ganha e poupar o excedente já é um começo. Vai se afastar gradualmente do precipício financeiro e se isolar de choques que poderiam o atirar da escada econômica abaixo.

Com o tempo, vai aumentar a sua poupança – ao mesmo tempo que se protege de despesas catastróficas que poderiam arrasar o que já poupou. Eventualmente, irá conseguir alcançar a independência financeira, em que o seu rendimento na aposentadoria é suficiente para cobrir as suas despesas e alguns extras.

Eis como deve fazer:

1. Comece com um pequeno fundo de emergência

Não precisa de muito para começar – mil reais são o suficiente para cobrir despesas indesejadas, como despesas de saúde ou pequenas reparações ao seu carro. Se gastar o fundo com uma despesa, recomece outro para que esteja preparado para uma próxima. Não pode criar segurança se não arranjar uma forma de lidar com o inesperado.

2. Pague todas as dívidas “tóxicas”

As dívidas do cartão de crédito são caras. Adiantamentos ou créditos de carro são ainda mais. Se não sabe como há-de pagar as suas dívidas com taxas mais elevadas dentro de cinco anos, consulte um consultor de crédito e um advogado especialista em casos de falência e informe-se sobre as suas opções de dívida.

3. Limite as suas despesas gerais

Mantenha as suas despesas essenciais – casa, serviços, alimentação, transporte, seguros, pagamentos mínimos de empréstimos – na ordem dos 50% ou menos do seu rendimento líquido. Ter pequenas poupanças de parte também ajuda a pagar as contas caso perca o emprego ou fique um tempo sem poder trabalhar.

4. Invista no seu futuro ano após ano

Aproveite ao máximo todas as coparticipações em contas poupança ou planos de aposentadoria que são oferecidas para você pela empresa – e faça-o mesmo que esteja pagando dívidas “tóxicas”, pois essas coparticipações são dinheiro grátis. A sua empresa não tem nenhum plano de aposentadoria? Então abra a sua própria conta de poupança para a aposentadoria. Use um simulador de aposentadoria para fazer uma estimativa de quanto deve reunir. Se não pode contribuir muito neste momento, comece em um nível que lhe seja confortável e depois vá aumentando a quantia com o tempo.

5. Seguros contra “catástrofes”

Um seguro de saúde pode evitar que fique falido com contas médicas. Um seguro de invalidez pode substituir o seu ordenado caso deixe de poder trabalhar. Um seguro de vida protege todas as pessoas que se encontrem dependentes de você. Um seguro de responsabilidade civil pode cobrir despesas com processos judiciais que de outra forma poderiam arrasá-lo. À medida que vai acumulando patrimônio, certifique-se que também vai aumentando os limites de responsabilidade nos seguros da casa e do carro para que pelo menos se igualem ao seu patrimônio líquido.

6. Crie o seu próprio fundo de emergência

Assim que pagar as suas dívidas e conseguir manter as suas poupanças para a aposentadoria em dia, comece a trabalhar em um fundo de emergência. O seu primeiro objetivo pode ser conseguir em três meses juntar fundos suficientes para aquelas despesas inevitáveis.

7. “Aposente” também a hipoteca

Ter a casa paga quando entrar na aposentadoria não vai só ajudá-lo a dormir melhor à noite. Também significa que não vai ter que retirar muito dos seus fundos de aposentadoria, já que não vai ter que fazer pagamentos de hipotecas. Caso seja necessário, também pode transformar o seu capital imobiliário em rendimento, a partir de hipoteca inversa ou se mudando para uma casa menor.

8. Crie fluxos contínuos de rendimentos garantidos

Quando estiver aposentado, as suas despesas básicas devem ser cobertas por rendimentos com os quais possa contar. Se a aposentadoria da Segurança Social não for suficiente, considere comprar uma “anuidade imediata”, em que paga uma quantia a uma empresa de seguros em troca de cheques mensais para o resto da vida.

Segurança financeira é sinônimo de paz de espírito. Pode começar a trabalhar nisso com quase todo o tipo de rendimento – e pode começar agora mesmo.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar