Os jovens milionários são fervorosos e querem que o seu dinheiro faça a diferença
E se acordasse – digamos amanhã de manhã – e se se tivesse transformado em um jovem milionário? Provavelmente está na hora de aprender algumas dicas para manter a sua fortuna. Seguem-se três truques usados pelos milionários com menos de 40 anos quanto à gestão do seu dinheiro de forma sensata.
1. Não põem os ovos todos no mesmo cesto
Quem gere bem o seu dinheiro irá lhe dizer que o importante não é a quantidade de fundos que tem, mas a forma como os reparte. A este conceito chamamos diversificação – e não se aplica apenas aos fundos de investimento.
Os milionários com menos de 40 anos percebem que não se podem fiar em apenas uma forma de poupar dinheiro e fazer crescer a fortuna. Muitos têm uma carteira de investimentos com títulos tradicionais, como ações e títulos, mas também com investimentos menos convencionais como bens imobiliários, entre outros.
O mercado imobiliário é um excelente exemplo de como os jovens milionários diversificam os investimentos. Podem ter um fundo de investimento REIT (Real Estate Investment Trust) na carteira e ter fontes de rendimento provenientes de rendas, não diretamente relacionadas com o seu trabalho. Os rendimentos do arrendamento geram uma receita extra que pode ser usada em aquisições sensatas para gerar ainda mais dinheiro, como investir em uma empresa ou criar uma pequena empresa para haver ainda mais diversificação.
A maior vantagem da diversificação é o fato de dispersarmos o risco por forma a evitar uma situação como a de Bernie Madoff. Os jovens milionários sabem que, se um investimento não estiver a render, podem reduzir a exposição ao risco ou procurar outro investimento para fazerem crescer ou circular o dinheiro.
2. Têm uma causa
Os jovens da geração do milênio adoram causas nobres. São fervorosos e querem saber que o seu dinheiro e tempo servem para ajudar os outros e fazer boas ações. Seja através da construção de um orfanato na África, da reconstrução de uma comunidade após uma catástrofe natural ou da participação de uma manifestação em Washington para apoiar uma causa, os jovens milionários querem contribuir para a sociedade.
Os jovens integram no seu plano financeiro diferentes opções para investir de forma socialmente responsável. A maioria das plataformas de investimento oferece uma gama de fundos que excluem determinadas empresas, como petrolíferas e gasolineiras, ou incluem empresas que se concentram em produtos sustentáveis do ponto de vista ambiental e social. Qualquer que seja a causa a que queira aderir, há um investimento socialmente responsável que vai ao encontro das suas necessidades.
3. São curiosos
A maioria dos milionários com menos de 40 anos compreende a importância de um consultor financeiro. Quando se tornam milionários, provavelmente têm na equipe um bom advogado e um contabilista. Porém, mantêm-se sempre curiosos. Não se limitam a seguir o conselho de uma pessoa. Procuram respostas às suas questões relacionadas com o dinheiro e leem artigos para encontrarem novas formas de fazer crescer o seu patrimônio líquido. Também falam com os amigos e a família sobre a sua riqueza.
É um ciclo constante que resulta muito bem com os milionários com menos de 40 anos. Compreendem que têm de diversificar as suas fontes de rendimento para limitar o risco e aumentar o seu potencial de crescimento. Defendem causas de forma fervorosa e querem que o seu dinheiro faça a diferença. E, finalmente, estão sempre inquietos, curiosos e sedentos de encontrar mais respostas e fazer mais perguntas – e estão sempre preparados para agarrar novas oportunidades.